Blog Brigitte Calegari | COMO ACERTAR A COR DA BASE PERFEITA

06.11.19

COMO ACERTAR A COR DA BASE PERFEITA

MARÍLIA OLENSKI

À primeira vista, encontrar a cor da base perfeita para a sua pele pode parecer uma missão mega difícil. Afinal, cada marca possuí uma cartela de tons própria e nem sempre aquelas opções combinam com o nosso tom de pele de primeira.

Não adianta: fotos, cores de revistinhas ou até mesmo a indicação de base da amiga que tem a cor de pele parecida com a sua não vão entregar a base perfeita para você. 

Por isso, reunimos as melhores dicas para você desvendar a compra de bases e nunca mais errar na cor – independente da marca. Bora lá? 

SEPARAÇÃO
Antes de começar a aplicar a base no rosto, é importante separar as cores que mais se parecem com o seu tom de pele, em um primeiro momento.

É importante ter 3 ou 4 variações de cores para que você possa compará-las na hora do teste, para entender se a sua pele é mais clara ou escura do que a cor da base escolhida.

SUBTONS
Nessas variantes, você também já pode incluir os subtons para testar também, que são os fundos de cor amarelados ou rosados. A olho nu é difícil definir o subtom, mas depois da base aplicada a diferença é mais nítida.

Ele precisa dar continuidade ao seu colo e restante do corpo. Portanto, se o seu rosto é mais rosinha do que o seu corpo, vale a pena investir em uma base amarelada para homogeneizar a coloração – e vice-versa.

HORA DE TESTAR
O jeito certo de descobrir o seu tom de base é aplicando-a no seu maxilar – não vale em nenhum outro lugar, ok? 

Com as cores que você separou no primeiro passo, aplique uma pequena quantidade esfumada no maxilar de cada uma para compará-las entre si e entre a cor do seu rosto.

O tom de base que desaparecer, após aplicada, é o que combina perfeitamente com a sua pele!

Mas vale lembrar: procure um ambiente bem iluminado para realizar esse teste, ok? Você precisa visualizar as cores com exatidão para sair da loja com a cor de base certa.

Depois que escolher o tom de base, ainda não o compre! Aplique a quantidade ideal para todo o rosto e vá dar uma voltinha... Kkkk Você precisa entender, quando a base secar, se ela realmente vai se comportar como o esperado. 

Também é importante visualizar a base aplicada na luz natural, pois essa é a iluminação ideal para decidir qualquer cor. Vá para fora da loja ou shopping com um espelho ou tire uma selfie para ver direitinho se aquela cor ficou boa para você!

TRUQUINHOS PARA ADAPTAR
Às vezes desejamos comprar uma marca ou uma base específica, mas talvez a cor perfeita não esteja nessa cartela. Em casos como esse, vale a pena misturar duas cores para obter o seu tom ideal.

Para não comprar duas bases de uma só vez, também vale usar outros truquinhos para adaptar o tom e usar produtos que você já tem no nécessaire.

Se a base for mais escura, você pode clareá-la misturando um pouco de corretivo branco. Vá dosando aos pouquinhos, até entender a quantidade ideal dos produtos que vão resultar na sua cor.


Caso a base seja mais clara, você também pode misturar o corretivo, mas ele precisa ser mais escuro em um ou dois tons. Fique atenta a dosagem para não pesar a mão! 

Nesse caso, também vale a pena corrigir a cor com um pó facial mais intenso, aplicando o produto em todo o rosto para igualar o tom. Mas cuidado para não exagerar!

COMPRANDO PELA INTERNET
Existe uma ferramenta incrível que pode te ajudar a comprar a cor de base certa, caso a sua única opção seja a internet. 

O Findation, que foi lançado em 2012, é uma plataforma que catalogou bases e suas cartelas de cores ao redor do mundo para te ajudar na missão de escolher o tom perfeito!

Para usá-lo, basta adicionar no site duas bases que você já usa e que sabe a cor ideal. O sistema irá cruzar os dados e entregar os produtos que têm o match perfeito com as suas cores. 

Ele é uma ótima vantagem, mas infelizmente engloba as bases gringas em seu banco de dados e não possuí produtos fabricados no Brasil – até então. Alô Findation, olhe por nós! Kkk 

Veja abaixo as nossas bases favoritas e que possuem uma ampla opção de cores para você escolher:

Como escolher a cor de base perfeita

1. Dior Backstage - Face & Body (aqui)
2. Too Faced - Peach Perfect (aqui)
3. Clinique - Even Better Refresh (aqui)
4. Lancôme - Teint Idole Ultra Wear (aqui)
5. Mary Kay - TimeWise 3D (aqui)
6. Fenty Beauty - Pro Filt'r Soft (aqui)
7. Benefit - Hello Happy Soft Blur (aqui)











VEJA TAMBÉM
MANUAL BATOM
VERMELHO
DICAS DE COMPRAS EM NYC