Blog Brigitte Calegari | DICAS DE FOTOGRAFIA PARA MAQUIAGEM

23.05.14

DICAS DE FOTOGRAFIA PARA MAQUIAGEM

BRIGITTE CALEGARI

É inevitável, em todos os meus cursos minhas alunas pedem um help em relação a fotografia de maquiagem. Muitas acabam comprando uma câmera bacana, mas não sabem o básico do básico. Calma! Eu e o meu namorado Mateus, fotógrafo, vamos ajudá-las.

 

Primeira dica: Iluminação

Escolha um lugar bem iluminado, de preferência com fundo neutro. Nunca tire fotos contra a luz, caso tenha um ponto principal de iluminação.

 

Segunda dica: Foco

O foco na fotografia é essencial para uma melhor visualização da imagem no geral e, principalmente quando queremos destacar algo, no caso a maquiagem. Para quem fotografa com celular, temos a opção de tocar na tela para focar. E para quem usa câmeras, temos a opção macro, a famosa "florzinha". Nunca esqueça de verificar se a lenta está limpa!

 

Terceira dica: Ângulo

O ângulo correto para fotografar maquiagem é essencial. Evite fotografar "por baixo", desse jeito podemos deixar a modelo gordinha e sem contornos faciais visíveis. Eu particularmente não gosto de fotografar "de frente", com a modelo olhando para a lente da câmera, deixando-a levemente "vesga" (é sério gente!) este ângulo não é favorável e também feia o nariz "maior" em todos os sentidos. Prefira os ângulos levemente acentuados, que valorizam o rosto da modelo.

 

Quarta dica: Edição

Hoje em dia temos muitos apps bacanas para nos ajudar na edição básica da fotografia, tais como nitidez, contraste e correção de cor por exemplo. É sempre bom deixar a tonalidade das fotos o mais natural e real possível, evite os filtros que modificam muito a cor da foto. Dicas de apps para celular: Camera+, Adobe Photoshop Express, Pixlr Express PLUS, Photo Editor da Aviary.

 

Quinta dica: Flash

Usar ou não usar? Eis a questão... Embora a tecnologia tenha melhorado, o flash de celular/câmera portátil (aquele flash embutido) não é recomendado pois é muito direto, você acaba não tendo controle da potência, e em alguns casos ele pode deixar a foto estourada.






Quer saber mais?

Confira aqui os posts:
Como Fotografar suas Maquiagens
Fotografia para Maquiadores

A Iluminação Ideal para Fotografar suas Maquiagens


Conheça também o curso Fotografia e Iluminação para Maquiadores da minha Plataforma Online de Cursos!


VEJA TAMBÉM
MINHA ROTINA DE CUIDADOS COM A PELE
MINHA EXPERIÊNCIA NA MAC PRO NYC