Blog Brigitte Calegari | DICAS DE MAQUIAGEM PARA O VERÃO

21.01.19

DICAS DE MAQUIAGEM PARA O VERÃO

BRIGITTE CALEGARI

Sempre procuramos dicas e truques para fazer com que a maquiagem fique intacta o maior tempo possível, mas durante o verão essa preocupação é dobrada – ou até mesmo triplicada! Isso porque as altas temperaturas e o clima úmido interferem bastante na duração dos produtos aplicados à pele, o que acaba fazendo a make “derreter” ou craquelar. 

Um ponto importante é dar preferência de escolha aos cosméticos oil-free, seja para a preparação ou finalização da maquiagem, como bases, protetores ou primers, por exemplo. As fórmulas oil-free proporcionam o toque seco e evitam que a oleosidade seja produzida mais rapidamente. 

nikki1

Entretanto, antes de saber o mapa da mina dos produtinhos ideais para a maquiagem de verão, é importante frisar que a quantidade de cosméticos aplicados interfere (e muito!) no desempenho da make. A regra de ouro já é conhecida, mas vale mencionar: menos é mais! Quanto mais camadas (e mais grossas forem), mais o efeito rebote pode acontecer. Por isso “moderação” é a palavra de ouro e apenas o essencial deve entrar em ação na maquiagem de verão.

pele
P R I M E R

Se há um produto que faz diferença na maquiagem para o verão é o primer. Além de uniformizar a textura da pele, minimizando poros e acrescentando um toque matte ou acetinado, o primer também amplia a duração da maquiagem por muito mais tempo porque cria uma camada entre a pele e os produtos, segurando-os em seus devidos lugares por muito mais tempo.

Um primer que eu tenho adorado utilizar nesses dias mais quentes é o Beyoung Booster. Além de ter todos os benefícios do primer por si só, como melhora da textura da pele, poros e duração da maquiagem, a fórmula do Beyoung Booster possuí agentes anti-aging para tratar a pele e retardar o envelhecimento durante o uso. Maravilhoso, não é!?

Outros primers também podem cumprir a função e garantir que a sua maquiagem dure por mais tempo no verão. Dê preferência para aqueles que possuem fórmula em gel, por exemplo, ou que se apresentam na versão de brumas.

B B  O U  C C  C R E A M

Bases tradicionais podem ser usadas em suas maquiagens para o verão, mas você obterá um resultado mais natural se optar por um BB ou CC cream, por exemplo. Eles possuem uma cobertura interessante e têm a fórmula mais levinha, além de não pesar no aspecto visual ressaltando a textura natural da pele.

T I N T S

Os tints são a sensação da maquiagem do verão! O produto nada mais é do que uma espécie de líquido tonalizante que, quando aplicado na pele, garante um rubor lindo e super natural.

Sabe aquele efeito queimadinho de sol que está fazendo o maior sucesso nas praias? O tint pode ser o seu grande aliado para conquistá-lo! Basta aplicar com moderação e com batidinhas por toda a maçã do rosto e topo do nariz – que geralmente é o lugar onde a pele do rosto “queima” naturalmente.

Plus: blushes em cremes ou batons rosados e avermelhados também garantem esse efeito. Pela textura cremosa, a aplicação do produto ainda garante um brilho acetinado lindo!

I L U M I N A D O R E S

Não insista na pele matte no verão. Use os iluminadores para garantir um glow incrível para o seu rosto! As opções líquidas são ótimas para isso e podem ser usadas de várias formas: misturadas à base para garantir o viço na pele como um todo, nos pontos altos do rosto, como estratégia de sombra e luz ou como esfumados na pálpebra para acrescentar um ponto de luz nos olhos. Mas atenção na quantidade, ok? O excesso do produto pode garantir um efeito contrário e aparentar uma pele oleosa, por exemplo.

P R O T E T O R  S O L A R

Independente da estação, o protetor solar é um produto indispensável para a sua rotina de cuidados com a pele e deve ser usado diariamente. No verão essa atenção deve ser redobrada, pois passamos mais tempo expostos ao sol e a incidência de raios UVA e UVB é mais forte. 

Além dos protetores clássicos, branquinhos, com ou sem efeito matte e os protetores com cores, que já apresentam uma cobertura interessante que pode vir a substituir a sua base, BB ou CC cream, agora também há disponível no mercado pigmentos para garantir a cobertura em cor da pele. 

Os pigmentos podem ser adicionados aos protetores solares sem cor, para incrementar a cobertura de cor do produto, ou a própria base do inverno para escurecê-la, já que mesmo protegendo o rosto ganhamos uma corzinha extra e precisamos fazer com que a base harmonize ao bronzeado. Um produtinho curinga, não é mesmo?


olhos

M Á S C A R A S  D E  C Í L I O S

Optar por máscaras de cílios à prova d’água é ótimo para a maquiagem de verão, pois o calor e a umidade não interferem no uso do produto. Quando isso acontece, a máscara acaba carimbando o pigmento na área dos olhos e mancha a nossa pele. 

Também é legal utilizar as máscaras na cor marrom ou incolor ao invés de preto. Nessa tonalidade o produto acrescenta um tom super natural e apenas define as pestanas sem pesar o visual. Eu também gosto muito de usar as máscaras para sobrancelha ao invés das de cílios, pois o visual natural fica lindo!

E X T R A  E X T R A!

Quem me conhece ou já participou dos meus cursos sabe o meu amor pela água termal. Esse é um produtinho que eu não abro mão, seja em relação aos cuidados com a pele ou na construção de uma maquiagem. No verão ela é mega versátil e, além de te ajudar nesses passos, você também pode ter uma travel size para borrifar no rosto ao longo do dia garantindo a hidratação da pele. É um ótimo truque para você se hidratar e refrescar nos dias mais quentes.

Hidratantes mais aquosos também são excelentes para repor a hidratação perdida ao longo do dia. Além disso, as máscaras faciais – sejam as aplicáveis ou em folhas – também te ajudam no processo de skincare. É muito importante lembrar de utilizar esses produtos para garantir a saúde da sua pele.

nikki

Mas antes de montar a sua nécessaire para o verão, vale abrir o espaço para reflexão: por quê não reconsiderar a utilização e aproveitar a pele limpa, as sardinhas e todas as nossas características naturais, usando e abusando apenas de um bom protetor solar e da hidratação para garantir a saúde da derme? Aproveitar o sol, o mar e a piscina sem maquiagem alguma pode ser libertador. Nossa autoconfiança é sempre o melhor visual!

Gostaram das dicas? 

Beijos,
Brigitte.

VEJA TAMBÉM
DICAS DE FOTOGRAFIA PARA MAQUIAGEM
MINHA ROTINA DE CUIDADOS COM A PELE