Blog Brigitte Calegari | COMO TRANSFORMAR SEU TALENTO EM UM NEGÓCIO DE SUCESSO
18.07.17
COMO TRANSFORMAR SEU TALENTO EM UM NEGÓCIO DE SUCESSO
Eu acredito que para qualquer pessoa se tornar um maquiador profissional, é muito importante ter talento para o trabalho, mas também se dedicar muito a aprender, se aprimorar e se organizar na carreira, levando a sério o trabalho, como em qualquer outra profissão.
A seguir eu listo os principais passos que eu sugiro para desenvolver uma carreira de sucesso nesse ramo de beleza. Naturalmente, você pode adaptar conforme a sua experiência, habilidade e o que você já tem feito.
A P R E N D I Z A D O
Em qualquer profissão, a primeira coisa a se fazer é investir em aprendizado. Fazer cursos com profissionais experientes e de confiança ou em escolas que possuam boa reputação e façam um bom trabalho.
Aprender a maquiar de forma profissional leva tempo e cada técnica merece ser trabalhada com muito detalhe para que o seu serviço seja de altíssima qualidade.
Trace um plano de estudos, calcule quanto tempo você tem e qual o seu orçamento. Pesquise quais cursos e quais áreas da maquiagem mais te interessam e se organize para começar a estudar.
T R E I N A M E N T O
Depois disso, o próximo passo é treinar muito. Na vida do maquiador, estudar e treinar é um processo contínuo, nunca se deixe estagnar, é muito importante se manter atualizada e sempre aprender técnicas novas.
Treine tudo que você aprender nos cursos e aproveite para se arriscar de forma criativa, porque esse é o momento de experimentar. Chame família e amigos para você maquiar e pratique muito. Tente reproduzir as makes dos cursos e faça suas próprias criações também.
I N V E S T I M E N T O E M M A Q U I A G E M
Provavelmente você já tem uma certa quantidade de maquiagem, mas para o trabalho profissional, talvez você precisará investir um pouco mais na sua coleção. Isso não significa necessariamente comprar um monte de produtos caros, mas sim de boa qualidade.
Por exemplo, um maquiador precisa ter bases que atendam as cores e tons de pele de suas clientes. Isso é inclusive mais importante do que ter 100 cores de sombra. Uma maquiagem bem feita exige tons que sejam o mais próximo possível da pele natural da cliente.
A T E N D I M E N T O P R O F I S S I O N A L
Trate suas clientes como clientes. Não necessariamente precisa ser um atendimento super sério, mas deve ser profissional, cordial e respeitoso. Honre seus horários, promessas e faça o possível para atender as expectativas das clientes.
Esse é um passo importante para deixar o amadorismo de lado e se tornar realmente um profissional: agir como profissional.
Faça o que você puder para passar essa mensagem, seja com um uniforme, postura profissional, enfim, todos recursos para atingir esse objetivo são válidos.
A T E N D I M E N T O D O M I C I L I A R, E S T Ú D I O P R Ó P R I O
O U S A L Ã O D E B E L E Z A
O U S A L Ã O D E B E L E Z A
Outro passo que faz toda a diferença na sua dinâmica de trabalho é a decisão entre atender em casa ou na casa das clientes ou ainda em um salão de beleza. Vou tentar resumir as vantagens e desvantagens de cada opção:
ATENDIMENTO DOMICILIAR: Você quase não gastará com infraestrutura, porém o ambiente nem sempre vai favorecer, principalmente nas casas das clientes nem sempre a luz é a melhor ou o espaço tem uma cadeira que facilite o trabalho. Também pode ser que ocorram muitas distrações e problemas, caso você atenda em sua própria casa.
SALÃO DE BELEZA: Tem a vantagem de você não precisar investir em infraestrutura e provavelmente será um pouco mais fácil de conseguir clientes, porém você terá horários para trabalhar e terá que dividir comissão com o proprietário do salão.
ESTÚDIO PRÓPRIO: Você vai acabar investindo um valor alto para criar e manter o espaço, mas a vantagem é que ele será só seu e você poderá organizá-lo como preferir e terá a paz de um ambiente sossegado e propício para essa atividade, com infra estrutura certa para um bom serviço.
SALÃO DE BELEZA: Tem a vantagem de você não precisar investir em infraestrutura e provavelmente será um pouco mais fácil de conseguir clientes, porém você terá horários para trabalhar e terá que dividir comissão com o proprietário do salão.
Leve em consideração todos esses pontos, suas necessidades, prioridades e seu orçamento e faça a melhor escolha possível, levando em conta todos os prós e contras - em negócios, nada é perfeito, por isso é importante ter firmeza na decisão e fazer o melhor com o que você tem em mãos.
Com essas informações, você já poderá também fazer o cálculo do preço do seu serviço, uma vez que os custos também interferem nele, não só o valor que outras maquiadoras da sua região estão cobrando.
D I V U L G A Ç Ã O D O P R Ó P R I O T R A B A L H O
Por fim, quando você já estiver treinado, preparado, possuir as ferramentas ideais para o trabalho e tiver como fazer seus atendimentos, a hora agora é de divulgar o seu serviço.
Use as redes sociais, pois são ferramentas de fácil acesso e gratuitas que podem render muitas clientes. Tente sempre mostrar o seu serviço, postando fotos que mostrem o resultado final do seu trabalho e compartilhe também posts de suas clientes satisfeitas, isso ajudará muito a trabalhar uma imagem profissional e mostrar a potenciais clientes do que você é capaz.
Isso já deve ser um bom pontapé inicial para a sua divulgação.
Conforme seu negócio de beleza for crescendo, você pode começar a investir quantias para divulgar ainda mais seus posts nas redes sociais ou até mesmo contratar o trabalho de profissionais que a ajudarão nesse sentido.
Se quiser saber mais dicas sobre fotografia para maquiagem confira os posts:
- COMO FOTOGRAFAR SUAS MAQUIAGENS
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Espero que bote em prática todas essas dicas e transforme todo seu talento em MUITO sucesso.
Conte comigo!
Beijos,
Brigitte
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