Blog Brigitte Calegari | MAQUIAGEM PARA PELES SENSÍVEIS

MAQUIAGEM PARA PELES SENSÍVEIS

06.06.24

MAQUIAGEM PARA PELES SENSÍVEIS

BRIGITTE CALEGARI


Ardência, queimação, pinicação, formigamento e até dor na pele ao se maquiar… já passou por isso? Sua pele, provavelmente, está sensibilizada.

A chamada “pele sensível” pode ser secundária a algumas doenças de pele como rosácea, dermatite atópica, dermatite seborreica, dermatite perioral e acne, ou pode ser primária, como chamamos a “síndrome da pele sensível” — e o maior desafio é, justamente, driblar a intolerância dessa pele!

Os ativos mais problemáticos na pele sensível são aqueles que se propõem a tratar a pele mais profundamente, como os retinoides e os hidroxiácidos. Desses, o mais comum de encontrarmos em maquiagem é o ácido salicílico, presente em bases e produtos com efeito anti-manchas ou com propostas focadas em peles oleosas e controle de brilho.

Mas, nem tudo está perdido! A Doutora Lilia Guadanhim tem algumas dicas que vão te ajudar a fazer as pazes com a sua pele sensível — sem influenciar no resultado da sua make impecável.


Tudo começa no skincare:

A rotina de pele sensível deve ser minimalista e precisa — os principais passos são:

- Limpeza com mínima agressão à barreira da pele: prefira géis de limpeza e produtos com pH ácido. Evite esfoliantes, buchas ou limpadores agressivos — e não esfregue o rosto!
- Hidratação! Sempre! Para fortalecer e restaurar a barreira da pele, reduzindo o risco de irritação.
- Proteção solar: O sol é um gatilho para pele sensível, então proteger a pele da radiação é ainda mais importante nesses pacientes.


E produtos para pele sensível, fazem mesmo alguma diferença ou é tudo jogada de marketing?

“Produtos direcionados para peles sensíveis tendem a evitar ativos irritantes, têm texturas mais hidratantes, fórmulas com menos ingredientes e a escolha por ativos minerais, por exemplo. Mas… vale lembrar que nem tudo que reluz é ouro!”, explica a Dra. Lilia. “O mercado está cheio de produtos com posicionamento para pele sensível, mas sem esses cuidados!”.

Dê uma pausa nas experimentações

Nós sabemos que é tentador, mas evite usar múltiplos produtos e não teste novas fórmulas todos os dias. Dê dias de descanso para sua pele quando possível — o uso de cosméticos é o principal gatilho conhecido da síndrome da pele sensível!

E na hora do make…


Duas dicas principais: evite produtos com “efeito tratamento” — anti-manchas, anti-oleosidade, anti-envelhecimento… — e fique de olho na data de validade dos seus produtos. Priorize fórmulas mais simples e limpas, e tenha sempre à mão os produtos que você já sabe que funcionam para você.

E sempre bom lembrar: tenha um médico dermatologista para chamar de seu
VEJA TAMBÉM
DICAS DE FOTOGRAFIA PARA MAQUIAGEM
MINHA ROTINA DE CUIDADOS COM A PELE