Blog Brigitte Calegari | O ATENDIMENTO DOS SONHOS
10.08.17
O ATENDIMENTO DOS SONHOS
Oi gente, como vocês estão?
Vamos conversar sobre um tema importantíssimo para sua carreira como maquiador e que muitas vezes é negligenciado? Trata-se do “atendimento ideal”, todos gostam de ser bem atendidos não é mesmo?! Não importa qual seja seu ramo, se você presta algum tipo de atendimento ao cliente, este deve ser priorizado. Vamos analisar alguns aspectos importantes para ter certeza de que você não está se esquecendo de nada quando atende seus clientes, ou mesmo para você que está começando agora e quer anotar alguns pontos que não podem faltar no seu atendimento.
C O M O A B O R D A R A S S U A S C L I E N T E S
A abordagem da cliente é o primeiro ponto, e portanto, sua oportunidade única de passar uma primeira impressão. Apesar de parecer clichê, muitos maquiadores por terem sua agenda com horários apertados, ou por não terem tanta experiência deixam passar gestos simples que podem garantir a fidelidade da cliente além de várias indicações. Além disso, ainda que a cliente seja de outra cidade e você pense que nunca mais vai atendê-la, faça isso para a construção de uma boa imagem sua. A imagem do profissional repercute muito além do que podemos imaginar, não adianta a técnica ser incrível, a make ficar impecável se não há sintonia com a cliente. Saiba que, hoje em dia, o mercado está cada vez mais acirrado e para você se destacar além de investir na sua preparação deve saber lidar com pessoas. Sempre receba as clientes com sorriso, pergunte seu nome e tente memorizar, ainda que alguns tenham dificuldade no início, saibam que esta é uma técnica que vale a pena treinar, os maiores escritores na área de relacionamentos pessoais dizem que o nome de uma pessoa é para ela o som mais importante que existe em qualquer idioma. Se for uma cliente antiga, vale perguntar alguma coisa sobre ela ou fazer um elogio, desde que seja extremamente sincero, garanto que ela lhe olhará com outros olhos. Portanto, vamos investir nesta abordagem simpática e personalizada, pois ela pode gerar bons frutos.
O U V I N D O A S U A C L I E N T E
Após a abordagem da cliente, o segundo passo é indagar sobre a ocasião em que usará a maquiagem, quais suas preferências e se tem alguma referência para lhe mostrar. Enquanto sua cliente te explica, ouça atentamente o que ela tem para lhe dizer, nunca a interrompa, ainda que seja para propor alguma ideia, ou discordar de algo que ela tenha lhe falado. Não mexa no celular durante seu atendimento, mesmo que você trabalhe por conta própria, não há nada mais deselegante do que ficar no celular enquanto sua cliente espera ou quando ela está falando. Mesmo depois de ter iniciado sua produção seja um ouvinte atento, seja verdadeiramente interessado pelo o que ela lhe diz. Faça perguntas que o outro sinta prazer em responder, incentive as pessoas a falar sobre elas mesmas. Faça a pessoa sentir-se importante, e faça-o com sinceridade.
D E I X A N D O A S U A C L I E N T E A V O N T A D E
Estas primeiras perguntas servem para “quebrar o gelo” no atendimento e fazer o que ela se sinta o mais à vontade possível. Ainda que seu espaço seja pequeno, e você esteja começando agora, invista em alguns detalhes que garantirão conforto ao cliente, como uma boa cadeira, boa iluminação e organização do seu espaço. Que tal surpreender ainda mais oferecendo um chá ou café para as pessoas que forem até seu espaço? Esta é uma outra forma de fazer com o cliente se sinta em casa e passe um tempo especial ao seu lado! Lembre-se, a missão é que o cliente se sinta extremamente confortável e à vontade, estes pequenos detalhes, que podem ser incorporados com pouco investimento fazem a total diferença na satisfação do seu cliente. As pessoas sempre observam o todo, e ainda que sua técnica seja perfeita, os clientes não toleram por muito tempo lugares desagradáveis onde sentem que não são assim tão “bem-vindos”, por isso, capriche neste atendimento especial.
B U S C A N D O T R A Ç O S D A P E R S O N A L I DA D E
D A S U A C L I E N T E
Após ouvir atentamente sobre as preferências de sua cliente e observá-la, já é possível definir os principais traços de sua personalidade. Este quesito é importante para que você a surpreenda de forma positiva, superando suas expectativas. Para atuar da maneira mais profissional possível, tente ser fiel ao estilo da cliente ainda que ele não seja o mesmo que o seu. Tente fazer exatamente como ela pediu, é claro que na maioria das vezes é preciso adequar a referência apresentada ao rosto da cliente, mas tente apenas fazer pequenas alterações no que se refere ao seu formato de rosto e colorimetria. As variações de gostos e estilos são diversas, então treine para que seja um expert tanto nas “makes nada”, bem como naquelas mais elaboradas.
E N T E N D E N D O O D E S E J O D A C L I E N T E
E A P R E S E N T A N D O U M A P R O P O S T A M E L H O R
Muitas vezes, após cliente mostrar quais são suas referências, ou explicar aquilo que gosta ou não, o maquiador se depara com algumas questões que tem que lidar, pode ser que a referência não combine nenhum pouco com a ocasião, bem como com o seu formato de rosto, sendo a sua reprodução quase impossível, ou ineficaz no que se refere a realçar seus pontos positivos. Isso é muito comum, pois a maioria das clientes são leigas no que se refere ao estudo da técnica da maquiagem e não possuem tanta noção de visagismo. O que fazer em uma situação dessas? Primeiramente, entenda o motivo pelo qual ela escolheu aquela referência, depois procure ressaltar as áreas de concordância, ou seja, o que realmente é possível aproveitar da inspiração para aplicar naquele tipo de rosto. Depois, ao invés de já começar a dizer os pontos que você acredita que não ficariam tão bons, comece propondo algo ainda melhor, alguma outra técnica que valorizaria ainda mais seus pontos positivos. Lembre-se, ninguém gosta que comentem sobre seus defeitos, sendo assim, quando for fazer sua proposta, faça-o de forma indireta. Reflita sobre os benefícios que a outra pessoa receberá fazendo o que você sugere e faça com que esses benefícios venham ao encontro com seus desejos. Faça a outra pessoa sentir-se feliz realizando aquilo que você sugere.
Pode parecer um pouco complicado na primeira vez, mas não deixe de tentar, lembre-se que aprimorar seu atendimento pode ser tão importante quando aprimorar sua técnica, portanto, os princípios para que você fique cada dia melhor no tema são os mesmos, invista no atendimento ao cliente e treine muito, logo você será reconhecido pelas suas produções e atendimentos impecáveis! Boa sorte!
Beijos
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