Brigitte Calegari | Blog

CURIOSIDADES SOBRE O MUNDO DA BELEZA: A HISTÓRIA DA BARBIE!

08.08.23

CURIOSIDADES SOBRE O MUNDO DA BELEZA: A HISTÓRIA DA BARBIE!

BRIGITTE CALEGARI

Não se fala de outra coisa: Barbie foi um fenômeno nos cinemas na produção da diretora Greta Gerwig.

De propagandas e colaborações de moda, a estética #Barbiecore tomou conta do nosso feed, nos envolvendo em um mundo influenciado pela beleza da boneca. Mas, será que isso é mesmo uma novidade?


A primeira boneca Barbie foi lançada em 1959 pela empresária americana Ruth Handler, que percebeu que as opções de brinquedos disponíveis para sua filha na época eram limitadas. Ela só podia brincar de ser mãe ou cozinheira, enquanto seu filho tinha brinquedos que o permitiam se imaginar como bombeiro, astronauta ou médico, por exemplo. Isso inspirou Ruth a criar uma boneca que mostrasse às meninas que elas tinham escolhas - e que poderiam ser tudo aquilo que quisessem.


Ao longo das décadas, a boneca Barbie evoluiu junto com a indústria da beleza, como um espelho de tendências e estilos da mulher contemporânea. Nos anos 1950, a Barbie original era a personificação do estilo e glamour da época. Seus cabelos loiros e penteados volumosos capturaram a essência da beleza daquela época.


Pouco tempo depois, versões com diferentes estilos e cores de maquiagem começaram a ser produzidas, refletindo a vibracidade dos anos 60. Em 1967, a Mattel, a marca-mãe da Barbie, lançou a primeira boneca inspirada em uma celebridade, baseada na modelo inglesa Twiggy, um símbolo da beleza daquela época.

Nos anos 1970, sombras em tons pastel começaram a colorir as pálpebras das bonecas, ao mesmo tempo que os cabelos ficaram mais loiros e a pele mais bronzeada, traduzindo os desejos estéticos da época. Foi também quando a Barbie passou a se parecer mais com a versão que conhecemos hoje, com sobrancelhas e queixo mais finos. Também foram lançadas bonecas com cabelos volumosos, inspiradas em nomes icônicos da indústria como Farrah Fawcett.


Em 1980, Barbies negras e hispânicas foram introduzidas ao mercado pela primeira vez. De polainas e meias-calças coloridas a rabos de cavalo lateral e laços enormes na cabeça, as bonecas traduziam com maestria a estética extravagante da época. Em 1985, a Mattel firmou sua primeira parceria com uma marca de moda, com Oscar de La Renta criando uma linha de vestidos glamorosos e brilhantes para as bonecas.

Nos anos 90, além de clássicos como a Barbie astronauta, CEO e ginasta, a Mattel apresentou pela primeira vez a Totally Hair Barbie. Com cabelos longuíssimos até o tornozelo, em texturas icônicas da época, como o clássico frisado, e adornados com presilhas e mechas coloridas, a boneca, que é o best-seller da linha até hoje, refletia o desejo absoluto daquela época por cabelos longos e volumosos. Celebridades como a atriz Elizabeth Taylor, a designer Donna Karan e a cantora Janet Jackson, símbolos da geração, ganharam suas versões da boneca nessa época.


A imagem da Barbie, contudo, sempre esteve associada a estereótipos de beleza que refletem padrões irrealistas e limitados da sociedade. Para muitos, esses estereótipos falham em representar corpos reais e contribuem para a disseminação de ideais inatingíveis de beleza. Embora as discussões sobre essa questão tenham ganhado relevância no final dos anos 90, somente na década de 2010 a linha de produtos da Barbie começou a se diversificar, introduzindo bonecas com diferentes silhuetas que finalmente passaram a representar a diversidade e a mulher contemporânea de forma mais inclusiva.

Hoje, além de um comprometimento com a diversidade, a Mattel também promove uma série de parcerias entre a boneca e mulheres inspiradoras, como a renomada maquiadora Pat McGrath e a empresária de beleza Huda Kattan, oferecendo às crianças a oportunidade de se identificarem com figuras femininas de destaque.

E você, já assistiu ao filme? Conta aqui pra mim o que achou!

Confira mais da história aqui:
Beijos,
Brigitte.
VEJA TAMBÉM
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: OLHOS
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: LÁBIOS

15.06.23

5 DICAS PARA ACERTAR A COR DA BASE

BRIGITTE CALEGARI

À primeira vista, encontrar a cor da base perfeita para a sua pele pode parecer uma missão mega difícil. Afinal, cada marca possuí uma cartela de tons própria e nem sempre aquelas opções combinam com o nosso tom de pele de primeira.

Por isso, reunimos as melhores dicas para você desvendar a compra de bases e nunca mais errar na cor – independente da marca. Bora lá?

SEPARAÇÃO
Antes de começar a aplicar a base no rosto, separe as cores que mais se parecem com o seu tom de pele. Tenha de 3 a 4 variações de cores para você comparar na hora do teste. Assim fica mais fácil entender se a cor escolhida é mais clara ou escura do que sua pele.

SUBTONS
Os subtons são os fundos de cor que podem ser quentes ou frios e também são importantes variáveis para a escolha da base perfeita. A olho nu é difícil definir o subtom, mas depois da base aplicada a diferença é mais nítida. Observe após a aplicação se a cor dá um efeito mais "contínuo" com o seu colo e restante do corpo.
Fonte: Pinterest
HORA DE TESTAR
O jeito certo de descobrir o seu tom de base é aplicando-a no seu maxilar – não vale em nenhum outro lugar, ok? 

Aplique as cores escolhidas em uma pequena quantidade esfumada no maxilar de cada uma para compará-las entre si e entre a cor do seu rosto. E assim, o tom de base que desaparecer, é o ideal para você.

Depois que escolher o tom de base, aplique a quantidade ideal por todo o rosto. Espere secar completamente para ver se de fato é a cor certa para a sua pele.
Ah, uma dica de ouro: procure um lugar com luz natural para ver se a cor ficou certa pra você, a iluminação pode influenciar 

TRUQUINHOS PARA ADAPTAR
Às vezes desejamos comprar uma marca ou uma base específica, mas talvez a cor perfeita não esteja nessa cartela. Em casos como esse, vale a pena misturar duas cores para obter o seu tom ideal.
Para não comprar duas bases de uma só vez, também vale usar outros truquinhos para adaptar o tom e usar produtos que você já tem no nécessaire. Se a base for mais escura, você pode clareá-la misturando um pouco de corretivo branco. Vá dosando aos pouquinhos, até entender a quantidade ideal dos produtos que vão resultar na sua cor. Caso a base seja mais clara, vale a pena corrigir a cor com um pó facial mais intenso, aplicando o produto em todo o rosto para igualar o tom. Mas cuidado para não exagerar!

COMPRANDO PELA INTERNET
O Findation - lançado em 2012- é uma plataforma que cataloga bases e suas cartelas de cores ao redor do mundo para te ajudar na missão de escolher o tom perfeito! 
Para usá-lo, basta adicionar no site duas bases que você já usa e que sabe a cor ideal. O sistema irá cruzar os dados e entregar os produtos que têm o match perfeito com as suas cores. 

Agora temos mais alguma dúvida por aqui?
Compartilha comigo!

Beijos,
Brigitte.
VEJA TAMBÉM
MANUAL BATOM
VERMELHO
DICAS DE COMPRAS EM NYC
GUIA DE CUIDADOS COM A PELE NO INVERNO

13.06.23

GUIA DE CUIDADOS COM A PELE NO INVERNO

BRIGITTE CALEGARI

O banho esquenta, a temperatura dos dias esfria, a umidade cai. E a pele... bem, fica ressecadíssima, opaca, sem viço, sensível. Como lidar? A gente explica.

Não, não é só impressão sua: um estudo publicado em 2018 no British Journal of Dermatology explica que as células da pele literalmente encolhem no frio, o que prejudica uma proteína chamada filagrina, importante na hidratação natural. Traduzindo o que a ciência comprovou, nossa pele decididamente fica mais ressecada no inverno. Os motivos são vários: a temperatura da água do banho sobe, a dos dias, cai. E a umidade do ar despenca. Aquecedor ligado, menor transpiração e ingestão de água também podem favorecer a desidratação da pele. Qual a rotina de skincare ideal para a estação? A gente te conta a seguir.

LIMPEZA SUAVE
Para começar, eleja um sabonete mais gentil. "Cada vez mais vemos a importância de optar por higienizadores suaves na rotina de cuidados com a pele – se possível devemos escolher géis de limpeza sem sabão (syndets), que limpam sem agredir", ensina a dermatologista Lilia Guadanhim, de São Paulo.


HIDRATAÇÃO CAPRICHADA
A hidratação deve estar adaptada ao clima e ao estado da pele – é muito comum precisarmos de hidratantes mais potentes nessa fase! "A dica aqui, em geral, é: deixe os hidratantes em gel-creme ou sérum para os dias mais quentes, e aposte em cremes e texturas mais densas para essa fase do ano!", sugere Lilia.


NÃO PARA A ESFOLIAÇÃO, SIM PARA OS ÁCIDOS
Ela ressalta que a esfoliação é uma etapa cada vez menos recomendada, uma vez que ela agride a barreira da pele. "No inverno, especialmente, devemos evitar a esfoliação do rosto. Essa é uma fase ótima para caprichar nos ácidos – a gente se expõe menos ao sol e é o momento ideal para aproveitar os benefícios desses ativos poderosos", continua ela. Os ácidos estimulam a renovação celular da camada mais externa da pele, reduzindo a espessura da camada de queratina, o que torna a pele mais luminosa e com uma textura mais uniforme. Mas aqui vale a ressalva: nada de usar ácidos por conta própria, ok? Eles devem sempre ser recomendados pelo seu médico dermatologista de confiança.


PROTEÇÃO SOLAR SEMPRE OBRIGATÓRIA
Solzinho de inverno é mais fraco mas causa danos à pele assim mesmo! Por isso, nada de descuidar do filtro solar. Ele deve ser diário e pode ter uma textura ou ativos hidratantes, como ácido hialurônico.


E da pele do corpo, como cuidar?
Já levando em conta que os banhos ficam mais quentes e a gente não tem coragem de aplicar hidratante quando sai do boxe por causa do frio... o que fazer? "O combo banho quente + longo + bucha é super inimigo da pele. Abandone de vez a bucha e tente tomar banho morno – aquecer o ambiente ajuda a não ter que aumentar tanto a temperatura da água) – menos demorado (e você ainda colabora com o planeta <3)", aconselha Lilia.

Capriche também na escolha do sabonete: evite os antibacterianos e fuja dos produtos em barra, que são mais agressivos e ressecam mais a pele. "Dê preferência a sabonetes líquidos e hidratantes (os de bebê são ótimos!) ou aos géis de limpeza sem sabão. Hoje em dia há no mercado óleos de limpeza com tecnologia syndet que limpam sem agredir e fazem um filme de hidratação, além de serem deliciosamente agradáveis", fala a dermato.

Logo depois da chuveirada, se jogue no hidratante! Aplicar o produto com a pele úmida aumenta a penetração dos ativos e sua potência! "Prefira versões em creme, que são mais densos do que as loções e evite os coloridos ou muito perfumados, que apresentam maior risco de alergia e são menos potentes para hidratar a pele." Em tempo: apesar de os óleos deixarem a pele "besuntada", os cremes são sempre mais potentes!



VEJA TAMBÉM
DICAS DE FOTOGRAFIA PARA MAQUIAGEM
MINHA ROTINA DE CUIDADOS COM A PELE
GUIA DE NOIVAS: BASES FAVORITAS

31.05.23

GUIA DE NOIVAS: BASES FAVORITAS

BRIGITTE CALEGARI

À prova d’água, resistente ao suor, longa duração…essas são as características essenciais que uma base destinada à noivas precisa ter. Seja ela mais sequinha ou luminosa, cobertura alta ou mais translúcida, esses pontos são necessários para garantir também a naturalidade da maquiagem. Não há regras, viu? Mas para que a alta performance seja alcançada, esse combo é indispensável. Pensando nisso, fiz uma curadoria com as melhores bases que encontramos com essas particularidades. Vem ver!

BASE GUERLAIN TERRACOTTA LE TEINT FOUNDATION 

Base que não transfere com 24 horas de duração? 
A Terracotta Le Teint Foundation nos oferece! Essa base é uma das minhas preferidas para as noivas. Ela entrega naturalidade e um viço do jeito que amamos, mesmo tendo em sua fórmula partículas de pó. Por ser líquida ela é fácil de aplicar e construir camadas, e sua cobertura está entre média a alta. 


BASE LÍQUIDA ESTÉE LAUDER DOUBLE WEAR STAY-IN-PLACE

Com uma cobertura de média a alta, a base da Estée Lauder Double wear stay-in-place possui todas as características que buscamos em uma base para noivas. Apesar de ter um acabamento matte, ela deixa um aspecto natural quando aplicada. Oferece ainda longa duração, resistência ao suor, ao calor, é a prova d’água e controla a oleosidade. Parece um sonho, mas é real!

BASE AIR FLASH DIOR BACKSTAGE

A base da Dior que está presente em diversas belezas nos desfiles de moda no mundo inteiro é a base Air Flash da linha Backstage. E sem dúvidas, ela é uma das minhas indicações para noivas. Garante uma duração de 12 horas e uma resistência à água. Por ser uma base em spray, sua fórmula é fluída. Ah, seu acabamento é super natural e aveludado, viu? O aspecto que ela deixa após a aplicação é incrível! 


BASE FLUÍDA HD NATURA

A base Fluída HD da Natura não deixa a desejar, quem me acompanha sabe que eu amo indicar ela para várias funcionalidades. Para as noivas, ela é uma ótima escolha e que possui um ótimo custo benefício. Ela combina hidratação com longa duração, ou seja, a pele após algumas horas de aplicação fica super hidratada. São 24 horas de durabilidade com um acabamento viçoso e natural.
Dica extra: Super indico para mãe da noiva que geralmente possui uma pele madura.


BASE DIOR FOREVER MATTE

Não tem como deixar de fora uma das queridinhas de Dior, a Forever Matte. Se procura um aspecto matte, super natural e confortável, você achou a base perfeita para isso! Além disso, são 24 horas de duração, e o melhor? Ela não transfere! O sonho para quem precisa de resistência e durabilidade para qualquer evento. Por essa razão ela é uma das minhas favoritas para noivas.


BASE LÍQUIDA LANCÔME TEINT IDOLE ULTRA WEAR

Essa base me acompanha há muitos anos. A Teint Idole Ultra Wear possui um acabamento matte com 24 horas de duração. Garante uma alta cobertura com efeito bem naturalzinho, e controle de oleosidade. E achou que os benefícios não acabam por aqui? Não, não, pois em sua fórmula podemos ainda contar com FPS 15. Uma base ideal para noivas diurnas, fica a dica. E pode ser usada em todos os tipos de pele.

BASE TOO FACED BORN THIS WAY MATTE 

A versão matte da famosa base Born This Way da Too Faced, é uma ótima opção para as noivas também. Com uma cartela extensa de 35 cores, ela promete 24 horas de duração com controle de oleosidade, deixando a pele com aparência natural. Além disso, possui cobertura média a alta e resistência à água. Em sua composição encontramos ingredientes que são ótimos para a hidratação da pele. 


BASE GUERLAIN PARURE GOLD SKIN MATTE

Com certeza essa é uma das bases mais chiquetosas dessa listinha. Sim, como o próprio nome já diz, a Parure Gold tem ouro em sua fórmula! Fiquei em choque quando descobri. Mas também, não é só isso que ela entrega. A base possui uma alta cobertura e tem um acabamento matte. Após a sua aplicação vemos que ela deixa um efeito luminoso. E além de não transferir, ela oferece 24 horas de duração. Eu sou apaixonada por ela e não nego!


BASE DIOR BACKSTAGE FACE & BODY

Aqui temos uma das bases mais famosas da lista e sim, mais uma vez Dior! A Backstage Face & Body Foundation garante um acabamento matte natural de longa duração. Ela é resistente à água, suor e ambientes mais úmidos, de acordo com a própria marca. Sua cartela de cores realmente é um diferencial no mercado, podemos encontrar 40 tons da base, variando entre diferentes subtons e intensidades. Por isso ela é uma base para manter por perto sempre, viu? 


BASE M·A·C PRO LONGWEAR NOURISHING WATERPROOF

Chegou a hora de falar da Pro Longwear Nourishing Waterproof da MAC. Ela possui um acabamento natural acetinado com uma cobertura que varia entre média a alta. Como seu nome traz, ela é à prova de água. Ainda possui duas formas de ser usada, como base e também corretivo. Muito funcional, né? E, pasmem, ela propicia 36 horas de duração. 

E me conta aqui, qual a sua preferida?

Beijos, 
Brigitte.


VEJA TAMBÉM
MANUAL BATOM
VERMELHO
DICAS DE COMPRAS EM NYC
GUIA DE NOIVAS: DICAS E TENDÊNCIAS 2023

25.05.23

GUIA DE NOIVAS: DICAS E TENDÊNCIAS 2023

BRIGITTE CALEGARI

Tem alguma noivinha por aí? Maio, primavera, mês das noivas… a seguir, um guia especial para o grande dia!

Fonte: Pinterest

NATURALIDADE

Cada noiva possui seu estilo e singularidade, e toda a beleza precisa ser pensada de acordo com sua personalidade. A naturalidade em cada estilo, se constrói prezando pelo cuidado na construção da maquiagem, na composição de todo look e claro, respeitando nossos traços. Os produtos certos são ótimos aliados nessa hora, mas nada melhor que estar com a pele hidratada de dentro pra fora e de fora pra dentro. 

Lembre-se:
“Você quer olhar para o rosto de uma mulher e pensar ‘ela está deslumbrante’ – e não ‘ela está usando uma maquiagem deslumbrante.”
Lisa Storey, Makeup Artist.

À PROVA DE LÁGRIMAS?

Polêmica! Durabilidade de uma maquiagem de noiva: essa é uma temática recorrente e essencial vista e falada por aí. A questão é que a noiva será aquela pessoa que irá interagir com seus convidados, por isso é necessário que tenha uma maquiagem que resista por um longo período de tempo, ao contato físico, ao suor… E falando em lágrimas, não existe um produto que seja de fato à prova delas e sim, produtos que ajudam seu impacto não ser tão grande na maquiagem, evitando tantos retoques. Os produtos escolhidos fazem total diferença! 
Opte por aqueles que entregam longa duração, à prova d’água e resistência a suor, entre outros.


POR DENTRO DAS TENDÊNCIAS

Naturalidade, pele mais sequinha, canto do olho bem iluminado e lábios em tons terrosos são algumas das tendências que podemos observar para esse ano. Tivemos em Abril, o Barcelona Bridal Fashion Week que comprovou nossas teorias. E essas são as minhas tendências favoritas:

NATURALZINHA

Fonte: Instagram @welovecoco

PELE SOFTMATTE

Fonte: Instagram @larajadephotography

LÁBIOS TERROSOS

Fonte: Instagram @hungvanngo

APLICAÇÕES DE PÉROLAS

Fonte: Instagram @roseinc

OLHOS METALIZADOS 

MULHER COM OLHOS METALIZADOS
Fonte: Instagram @anyaholdstock


10 PRODUTOS FAVORITOS PARA O GRANDE DIA

Espero que tenham gostado!
Beijos, 
Brigitte.
VEJA TAMBÉM
DICAS DE FOTOGRAFIA PARA MAQUIAGEM
MINHA ROTINA DE CUIDADOS COM A PELE
GUIA DE PINCÉIS PARA O ROSTO

19.05.23

GUIA DE PINCÉIS PARA O ROSTO

BRIGITTE CALEGARI

No meio de tanta informação e tendências do mundinho on-line da beleza, nada melhor do que lembrar, relembrar e aprender o bê-a-ba da maquiagem. Com vocês, GUIA DE PINCÉIS! Nessa primeira parte indiquei os meus formatos favoritos para produtinhos faciais.

LIMPEZA
Ele é o pincel perfeito para te ajudar a fazer limpezas gerais na maquiagem. Sabe quando cai aquele excesso de brilho ou sombra na pele? Ou quando a gente sente que pesou no pó? O leque (ou vassourinha) te ajuda a limpar tudo isso de forma suave, para não estragar o que já foi feito na pele.
BASE
Os pincéis mais fofinhos e com a ponta arredondada são perfeitos para aplicar base! Quando usado com batidinhas, conseguimos uma cobertura mais alta, e os movimentos circulares dão um acabamento mais suave.
CORRETIVO
Dois tipos, dois efeitos, uma mesma finalidade: aplicar corretivo! O pincel mais achatado para uma cobertura mais alta, dando batidinhas para camuflar bem. Já a versão mais “fofa" o efeito fica bem mais natural.
CREMOSOS
O duo fiber é mistura duas cerdas no mesmo pincel para aplicar produtos líquidos e em creme com melhor acabamento. Podemos usá-lo em vários momentos da maquiagem: desde a aplicação de um hidratante ou primer, como também a base e blushes cremosos.

 LÍQUIDOS & CREMOSOS
Um pincel clássico que sempre funciona! Ideal para aplicar produtos líquidos e cremosos, desde produtos de skincare até base. Você consegue dosar super a quantidade de produto que será levado até o rosto. O ideal é que ele seja usado em movimentos ascendentes no rosto.
ILUMINADOR EM PÓ
Esse pincel tem multifunções e é ótimo para aplicar produtos em pó: o próprio pó, blush ou iluminador. Por ter cerdas mais longas, consegue criar um efeito mais difuso no acabamento.
ILUMINADOR LÍQUIDO E CREMOSO
Esse pincel deve ser menor quando comparado ao pincel de iluminador em pó. Dessa forma você tem mais controle sobre a quantidade de produto. O ideal é que ele encaixe nas têmporas, e de preferência que seja achatado.


BLUSH CREMOSO
Achatado e angulado, esse pincel é ótimo para aplicar blush cremoso nas maçãs do rosto com batidinhas.

BLUSH EM PÓ
As cerdas devem ser macias e o tamanho do pincel deve ter mais ou menos o tamanho das suas maçãs, ou seja, nem muito grande e nem muito pequeno. De preferência arredondado para um acabamento mais natural
Quanto mais maior e mais fofo for um pincel, melhor ele é para aplicar pó e não deixar produto acumulado na maquiagem. Mas se você é adepta de pouquíssimo pó, a minha sugestão é você usar um pincel pequeno para aplicar o produto de uma forma pontual no rosto.
E então, gostaram do Guia?
Conte aqui!

Beijos,
Brigitte.
VEJA TAMBÉM
MANUAL BATOM
VERMELHO
DICAS DE COMPRAS EM NYC