Blog Brigitte Calegari | QUANTO VALE A SUA MAQUIAGEM?
08.05.17
QUANTO VALE A SUA MAQUIAGEM?
Se você é um profissional da maquiagem ou está começando a trilhar esse caminho, já deve ter sofrido pensando quanto cobrar pelo seu trabalho. Então, é hora de parar de sofrer e começar a fazer dinheiro. Separei algumas dicas básicas para você conseguir chegar ao preço daquela maquiagem linda, de pele perfeita, contorno impecável e olhos sexy que só você sabe fazer.
C U S T O S N A P O N T A D O L Á P I S
Para começar, é importante analisar o quanto você gasta para atender cada cliente.
Existem maquiadores que têm estúdio próprio. Outros, atendem em domicílio e não gastam com aluguel, mas precisam desembolsar com transporte. E aqueles que atendem em salão e pagam comissão. Ou seja, os gastos variam de acordo com a sua forma de trabalhar, mas sempre estão lá. Não deixe passar nada: contas de luz, água, internet, telefone. Se você usa o celular para atender clientes, essa é outra despesa -e assim por diante. Some todos os custos do mês para ter uma ideia do valor mínimo que você e seu negócio precisam.
P R E Ç O P A R A C A D A O C A S I Ã O
Uma maquiagem de noiva é muito diferente de uma para a balada, não é mesmo? Em um casamento, a maquiagem precisa durar por muito tempo, ser à prova de choro, sair impecável em cada click do fotógrafo… E tudo isso exige a técnica certa, com produtos específicos e um tempo maior de preparação. Por isso, na hora de pensar no preço, é importante considerar a complexidade de cada trabalho, as horas que você vai se dedicar àquela maquiagem e a quantidade de produtos que você vai usar.
P R O D U T O S D E M A R C A
O material é um custo também, claro. Mas por mais que a gente saiba que alguns produtos baratinhos podem fazer milagres, existem clientes que adoram ver aquela bancada de desejo. Assim, maquiagens importadas, e que às vezes nem estão disponíveis no Brasil, acabam sendo um diferencial também. Por isso, se você só vai usar marcas caras e famosas, leve isso em consideração na hora de dar o seu preço. Além dos gastos que tive com o meu espaço (reforma, móveis e decoração), a compra de maquiagens sempre foi um dos grandes investimentos que fiz.
C O N H E Ç A S E U M E R C A D O
É importante estar atenta ao lugar em que você está trabalhando. Cada cidade tem um custo de vida, que afeta o valor de serviços e produtos. Normalmente, tudo é mais caro em grandes metrópoles, por exemplo. Pesquise na sua região o valor que é cobrado em maquiagens para ter uma ideia de como é seu mercado local. Pense no estágio que você está na sua carreira também. Maquiadores iniciantes ou que querem conquistar mais clientes podem apostar em preços competitivos.
R E I N V I S T A N O S E U N E G Ó C I O
Se você quer ser mais que um maquiador é importante começar enxergar sua carreira como um negócio. Para crescer e melhorar o business, é importante sempre pensar nos seus próximos passos e planejar as melhorias que pretende fazer. Às vezes, pode ser uma bancada maior, uma maleta com mais divisórias, ou um curso de maquiagem.
Como tudo isso custa dinheiro, não se esqueça de manter uma parte do valor que você vai cobrar para reinvestir mais no seu negócio. Desde o início, eu sempre investi tudo que eu recebia e é assim até hoje. Estou sempre em busca de evoluir, e para nossa evolução profissional os investimentos são constantes.
S A I B A O S E U V A L O R
Pense no tanto de experiência que você foi juntando ao longo da sua jornada. É importante lembrar daquelas saias justas que fizeram você suar na bancada, mas também trouxeram um aprendizado enorme, certo? Ou daqueles cursos todos que você colocou tempo, dinheiro e energia para conseguir aprender as melhores técnicas.
Acredite no seu talento e saiba que ninguém pode fazer uma maquiagem exatamente igual à você. Cada maquiagem tem uma assinatura. Confie na sua.
Espero que essas dicas ajudem você a chegar no preço do seu trabalho!
Beijos,
Brigitte
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