Blog Brigitte Calegari | SKINCARE DIURNO X SKINCARE NOTURNO
29.02.24
SKINCARE DIURNO X SKINCARE NOTURNO
Quem nunca se pegou na dúvida sobre essa temática? Eu confesso que eu já.
Afinal de contas, quais produtos só podem e devem ser usados apenas a noite? E pela manhã, o que não pode faltar?
Anote aí: classicamente, a rotina diurno prioriza os antioxidantes, que ajuda a proteger a pele dos danos causados pelos ol e reduzem a geração de radicais livres, e a rotina noturna prioriza os ácidos, porque eles têm maior chance de irritar a pele e serem fotossensíveis.
Anote aí: classicamente, a rotina diurno prioriza os antioxidantes, que ajuda a proteger a pele dos danos causados pelos ol e reduzem a geração de radicais livres, e a rotina noturna prioriza os ácidos, porque eles têm maior chance de irritar a pele e serem fotossensíveis.
“No entanto, isso pode variar de acordo com o objetivo do tratamento, a tolerância da pele e as prioridades do paciente”, avisa a dermatologista Lilia Guadanhim.
Fonte: @brigittecalegari
PELA MANHÃ
O uso de antioxidante é prioritariamente diurno, justamente porque é durante o dia o pico de geração de radicais livres relacionados à exposição solar.
“E há estudos que mostram que não há benefício usar vitamina C de manhã e à noite, pois há saturação dos receptores. Na maioria dos casos vale a pena alternar ativos e benefícios”, ensina Lilia.
Ela conta que muitos ácidos podem ser usados durante o dia, mas se isso é recomendado varia com a tolerância da pele, o restante da rotina, os hábitos e objetivos de cada um.
“Ácido hialurônico, ácido glicólico, ácido azelaico, adapaleno são alguns exemplos de produtos que podem ser usados durante o dia.”
Lilia ensina que uma boa rotina de cuidados diurna tem 4 passos:
PROTEÇÃO SOLAR
“Sem dúvidas esse é o mantra! O uso de filtro de amplo espectro, com FPS acima de 50, e de preferência que tenham cor de base ajuda a proteger a pele dos danos causados pela radiação solar e são uma ferramenta fundamental na prevenção do envelhecimento”
HIGIENE
Deve ser adequada e não agressiva, respeitando a barreira da pele. “ Dê preferência com syndets (géis de limpeza sem sabão).”
HIDRATAÇÃO
Mesmo peles oleosas precisam de hidratação! Aqui muitos ativos são válidos, mas o queridinho da vez é o ácido hialurônico. “A escolha dos princípios, veículo e concentrações impacta no resultado final, mas o uso frequente de hidratantes não só fortalece a barreira da pele, reduz os risco de irritações, melhora o aspecto geral reduz linhas finas.”
ANTIOXIDANTES
Aqui a preferência é por uso diurno e a queridinha é a vitamina C. Antioxidantes ajudam a proteger contra os danos da radiação solar, estimulam a produção de colágeno, melhoram a luminosidade e clareiam a pele. Mas atenção: as vitaminas Cs são muito diferentes entre si! É importante saber qual a forma de vitamina C, a estabilidade, a concentração e o veículo - tudo isso importa.” Outros antioxidantes como própolis e a niacinamida também são boas alternativas.
Fonte: Pinterest
PELA NOITE
Ácido retinóico e clareadores como hidroquinona são exemplos de substâncias que não devem ser aplicadas pela manhã. A rotina noturna também pede higiene e hidratação adequadas. Mas as estrelas são, de fato, os ácidos.
“A noite o foco é renovação celular, melhora de qualidade de pele, estímulo de colágeno. Os queridinhos dos dermatologistas são ácido retinóico e seus derivados e os hidroxiácidos como o ácido glicólico. Apesar de alguns destes poderem ser usados durante o dia, a preferência aqui, em geral, é para o uso noturno”, finaliza.
VEJA TAMBÉM
DICAS DE FOTOGRAFIA PARA MAQUIAGEM
MINHA ROTINA DE CUIDADOS COM A PELE