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10 MANDAMENTOS DO MAQUIADOR PROFISSIONAL

31.05.17

10 MANDAMENTOS DO MAQUIADOR PROFISSIONAL

BRIGITTE CALEGARI

Maquiar não é apenas pegar o pincel e torcer para que tudo dê certo.
É preciso seguir alguns princípios básicos que vão garantir um trabalho profissional e satisfatório. Confira!


1. C O N H E C E R   O S   F O R M A T O S   D E   R O S T O

     Cada formato necessita de um trabalho diferente, técnicas diferentes. Os formatos de olhos e como cada característica se distribui na face fazem toda a diferença, por isso é importante conhecê-los para saber valorizá-los e não deixar o resultado artificial e desarmônico.


2. R E S P E I T A R   S U A S   C L I E  N T E S

 Chegue na hora certa, tenha todo seu material em mãos - nada de sair para comprar cílios postiços no meio do atendimento, evite usar o celular durante o atendimento, não fique de papo com outras pessoas Resumindo: Foque no serviço que está fazendo, em respeito ao tempo e valor investido pela cliente.


3. N Ã O  F A Z E R   C O M E N T Á R I O S   O F E N S I V O S   S O B R E  
 A S   C A R A C T E R Í S T I C A S   D A   C L I E N T E 

Ter nariz achatado ou olhos puxados, por exemplo, são características étnicas e que não devem ser tratadas como “defeito”. Portanto, evite fazer comentários que possam levar a sua cliente a entender isso. A beleza está na diversidade, respeite isso.


4. N Ã O   A L T E R A R   A S   C A R A C T E R Í S T I C A S   
D O   R O S T O   D A   C L I E N T E

Ainda nesse mesmo tópico, é importante não querer mudar o rosto de todo mundo para um determinado padrão. Vejo muitas maquiagens muito semelhantes por aí, mas o mais interessante é valorizar a beleza diferente de cada mulher e não deixar todo mundo com a mesma aparência fabricada. Quanto mais natural, melhor.


5. A N A L I S A R   O   C O N T E X T O   N O   Q U A L   
A   M A Q U I A G E M   S E R Á   U S A D A

Verifique horário do evento, local (aberto ou fechado), dresscode, qual roupa e cores a cliente vai usar, que tipo de penteado, quais acessórios vai usar - enfim, tudo que possa influenciar a maquiagem. Com essas informações você poderá avaliar qual look complementará o que a cliente já vai usar.


6. N Ã O   T E N T A R   D E S T A C A R   T U D O   N O   R O S T O 

Boca tudo, olho tudo e pele tudo pode ficar bem caricato na cliente. Escolha destacar uma ou duas coisas e equilibre nas outras. Senão o resultado pode ser muito pesado e artificial.

7. M A Q U I A R   D E   F O R M A   A   E Q U I L I B R A R  A S   
D I F E R E N T E S   T E X T U R A S   E   I N T E N S I D A D E S 

Uma maquiagem não precisa ser totalmente iluminada ou totalmente opaca, por exemplo.
É interessante misturar opacidade, brilho e até mesmo o efeito molhado de alguns batons líquidos ou gloss. Isso enriquece o acabamento e leva a maquiagem a outro nível.


8. S E R   C O N S I S T  E N T E   N O   S E U   E S T I L O

Tenha um estilo próprio de maquiagem e adapte-o às necessidades de suas clientes, mas nunca perca a sua essência. Tome cuidado para não mudar de estilo a cada tipo de maquiagem nova que você conhecer. Evoluir e mudar é importante, mas ter essência também é.


9. A N A L I S A R   O   C O N T E X T O   A N T E S   D E   
P E N S A R   N A   M A Q U I A G E M

A ocasião para a qual a maquiagem será usada, a personalidade da cliente, a roupa, os acessórios e o penteado que a cliente irá usar, são características fundamentais que irão guiar você na hora de escolher a técnica e intensidade mais apropriada. É preciso pensar no resultado final como um todo, não individualmente.


10. P O S I C I O N A M E N T O   E   É T I C A   P R O F I S S I O N A L 

Se posicionar enquanto profissional é um dos principais mandamentos. Comportamento ético não se restringe apenas aos assuntos profissionais e sim em todo nosso comportamento de maneira geral. Saiba a imagem que deseja que as pessoas tenham de você e trabalhe isso da melhor maneira possível. 
Lembre-se que seu comportamento na internet, deve refletir seu comportamento na vida real. Evite comentários, críticas destrutivas e fofocas.
Mantenha uma postura sóbria, discreta, de maneira que seus clientes sintam essa imparcialidade. Educação e cortesia são fundamentais para a vida.

Beijos,
Brigitte
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