Blog Brigitte Calegari | 10 MANDAMENTOS DO MAQUIADOR PROFISSIONAL
31.05.17
10 MANDAMENTOS DO MAQUIADOR PROFISSIONAL
Maquiar não é apenas pegar o pincel e torcer para que tudo dê certo.
É preciso seguir alguns princípios básicos que vão garantir um trabalho profissional e satisfatório. Confira!
1. C O N H E C E R O S F O R M A T O S D E R O S T O
Cada formato necessita de um trabalho diferente, técnicas diferentes. Os formatos de olhos e como cada característica se distribui na face fazem toda a diferença, por isso é importante conhecê-los para saber valorizá-los e não deixar o resultado artificial e desarmônico.
2. R E S P E I T A R S U A S C L I E N T E S
Chegue na hora certa, tenha todo seu material em mãos - nada de sair para comprar cílios postiços no meio do atendimento, evite usar o celular durante o atendimento, não fique de papo com outras pessoas Resumindo: Foque no serviço que está fazendo, em respeito ao tempo e valor investido pela cliente.
3. N Ã O F A Z E R C O M E N T Á R I O S O F E N S I V O S S O B R E
A S C A R A C T E R Í S T I C A S D A C L I E N T E
Ter nariz achatado ou olhos puxados, por exemplo, são características étnicas e que não devem ser tratadas como “defeito”. Portanto, evite fazer comentários que possam levar a sua cliente a entender isso. A beleza está na diversidade, respeite isso.
4. N Ã O A L T E R A R A S C A R A C T E R Í S T I C A S
D O R O S T O D A C L I E N T E
Ainda nesse mesmo tópico, é importante não querer mudar o rosto de todo mundo para um determinado padrão. Vejo muitas maquiagens muito semelhantes por aí, mas o mais interessante é valorizar a beleza diferente de cada mulher e não deixar todo mundo com a mesma aparência fabricada. Quanto mais natural, melhor.
5. A N A L I S A R O C O N T E X T O N O Q U A L
A M A Q U I A G E M S E R Á U S A D A
Verifique horário do evento, local (aberto ou fechado), dresscode, qual roupa e cores a cliente vai usar, que tipo de penteado, quais acessórios vai usar - enfim, tudo que possa influenciar a maquiagem. Com essas informações você poderá avaliar qual look complementará o que a cliente já vai usar.
6. N Ã O T E N T A R D E S T A C A R T U D O N O R O S T O
Boca tudo, olho tudo e pele tudo pode ficar bem caricato na cliente. Escolha destacar uma ou duas coisas e equilibre nas outras. Senão o resultado pode ser muito pesado e artificial.
7. M A Q U I A R D E F O R M A A E Q U I L I B R A R A S
D I F E R E N T E S T E X T U R A S E I N T E N S I D A D E S
Uma maquiagem não precisa ser totalmente iluminada ou totalmente opaca, por exemplo.
É interessante misturar opacidade, brilho e até mesmo o efeito molhado de alguns batons líquidos ou gloss. Isso enriquece o acabamento e leva a maquiagem a outro nível.
8. S E R C O N S I S T E N T E N O S E U E S T I L O
Tenha um estilo próprio de maquiagem e adapte-o às necessidades de suas clientes, mas nunca perca a sua essência. Tome cuidado para não mudar de estilo a cada tipo de maquiagem nova que você conhecer. Evoluir e mudar é importante, mas ter essência também é.
9. A N A L I S A R O C O N T E X T O A N T E S D E
P E N S A R N A M A Q U I A G E M
A ocasião para a qual a maquiagem será usada, a personalidade da cliente, a roupa, os acessórios e o penteado que a cliente irá usar, são características fundamentais que irão guiar você na hora de escolher a técnica e intensidade mais apropriada. É preciso pensar no resultado final como um todo, não individualmente.
10. P O S I C I O N A M E N T O E É T I C A P R O F I S S I O N A L
Se posicionar enquanto profissional é um dos principais mandamentos. Comportamento ético não se restringe apenas aos assuntos profissionais e sim em todo nosso comportamento de maneira geral. Saiba a imagem que deseja que as pessoas tenham de você e trabalhe isso da melhor maneira possível.
Lembre-se que seu comportamento na internet, deve refletir seu comportamento na vida real. Evite comentários, críticas destrutivas e fofocas.
Mantenha uma postura sóbria, discreta, de maneira que seus clientes sintam essa imparcialidade. Educação e cortesia são fundamentais para a vida.
Beijos,
Brigitte
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