Blog Brigitte Calegari | AS POSSIBILIDADES DA CARREIRA DE UM MAQUIADOR

05.06.17

AS POSSIBILIDADES DA CARREIRA DE UM MAQUIADOR

BRIGITTE CALEGARI

     Com meus cursos de maquiagem sempre tenho a chance de conhecer gente nova, novos talentos, pessoas que estão no começo do caminho para se tornarem maquiadores. É muito legal ver o brilho nos olhos, cheios de curiosidade e interesse para descobrir cada técnica, e perceber que aquilo que ensino será mais que uma profissão, vai ser um sonho realizado. No entanto, o que percebo, às vezes, é que muitos não têm ideia de como a maquiagem abre portas. Existem muitas possibilidades nessa carreira, basta você se especializar.
 
     Alguns maquiadores se tornam especialistas em make para fotos publicitárias, editoriais de revistas e desfiles, por exemplo. Outros, são focados em maquiagem para espetáculos, teatro e filmes. Enquanto tem aqueles que viram experts em casamentos. Aqui, vamos explicar as diferenças entre essas especialidades para você descobrir qual a sua.
 

M A Q U I A G E M   F A S H I O N 

Beauty de Peter Philips para a V Magazine 

     Você pode ter pensado logo no glamour quando leu a palavra “fashion”, certo? De fato, existe o lado glamouroso que te dará acesso a lugares restritos como backstages, estúdios e locações, e ainda te apresentará a fotógrafos, estilistas, modelos, stylists. A make fashion é aquela feita para desfiles, editoriais de revistas, campanhas de moda, etc. Aqui, sua cliente não será a modelo maquiada, mas sim uma marca de moda, uma revista, ou uma agência. É bom dizer que o trabalho envolve muita dedicação e entrega. Por exemplo: vários shootings (sessões de fotos) são feitos aos finais de semana, você terá que carregar sua mala de maquiagem onde quer que seja a locação (algumas são em lugares desertos ou no meio da mata), o dia pode começar de madrugada e sem hora para acabar, não pode faltar atenção constante na modelo caso precise de retoques. Teorias e conceitos de colorimetria e luz são conhecimentos que não podem faltar. Além disso, ser criativo, antenado, estar constantemente pesquisando referências e explorando o mundo da beleza também é imprescindível.
     Uma boa dica é estar atento ao trabalho daqueles grandes nomes que assinam desfiles, campanhas e editoriais, como: Pat McGrath, Val Garland, Peter Philips, Charlotte Tilbury, entre outros.

Beauty de Pat McGraph para W Magazine

     Para sair da zona de conforto e do lugar comum é bom encontrar profissionais que você curte e que vivem uma cultura diferente da sua, como maquiadores de outros países. Acho que isso abre a mente e te dá mais possibilidades. A moda anda a passos velozes e acompanhá-la, apresentando novas propostas e novos conceitos é o que faz um profissional se destacar nesse universo.
 


M A Q U I A G E M   D E   F O T O   E   T V

Minha maquiagem para o #PROJETOSECRETO

     Sair bem na foto ou em uma gravação pode ser o resultado de uma ajudinha da maquiagem. Fotografias para álbuns de formatura, casamento, fotos publicitárias, bem como gravações de telejornais, novelas e outros programas de televisão são os trabalhos mais comuns para esse profissional. Existem pontos em comum com a make fashion, como a necessidade de entender de luz e de cor já que as câmeras captam tudo nos mínimos detalhes. Além disso, os novos equipamentos de alta definição (HD) e 4K exigem uma maquiagem mais bem acabada, de boa qualidade e que pareça natural. Estar no estúdio ou na locação também demandam atenção constante nos atores ou modelos para que a make não apareça com defeitos ao longo das fotos ou das filmagens. No entanto, diferente do mundo da moda, aqui você pode focar mais em visuais clássicos, sempre considerando o visagismo, ao invés de criar looks ousados e fashion. 
 



M A Q U I A G E M   A R T Í S T I C A

Rick Baker, o Maquiador Artístico mais famoso do mundo, 7 vezes vencedor do Oscar de Melhor Maquiagem

     Se a sua alma pertence à arte e você enxerga todo corpo como uma tela em branco que pode ser maquiada, talvez essa seja sua especialidade do coração. A make artística é feita principalmente para espetáculos, musicais, teatros, óperas, seriados e filmes. Ela está relacionada, muitas vezes, com a caracterização de personagens. Cirque du Soleil, Broadway e Hollywood são os lugares em que se pode ver a maquiagem artística no seu maior esplendor. Nesses casos, seu cliente acaba sendo o diretor do filme ou do espetáculo. Para se tornar um maquiador artístico é preciso um nível de conhecimento muito alto porque você terá que trabalhar com materiais profissionais específicos, inusitados e nada corriqueiros, como tintas para o corpo, látex, slug, próteses e enxertos, pigmentos puros, airbrush. O senso estético e de proporção é muito importante porque no teatro, por exemplo, sua maquiagem tem que ser vista até pelos espectadores mais distantes do palco. O mercado nesse campo é mais restrito e menos convencional, mas ainda pouco explorado no Brasil. 
Para se inspirar, acompanhe nomes como: Rick Baker, Ve Neil, Mark Coulier.



M A Q U I A G E M   C O M E R C I A L   /   S O C I A L 

Maquiagem de Hung Vanngo, o maquiador queridinho de celebridades como Katy Perry, 
Gisele Bündchen, Selena Gomes e Miranda Kerr

     Esse é o campo com maior área de atuação. A maquiagem comercial ou social, é aquela para eventos, festas, casamentos, etc. Como maquiador especializado nisso, você pode trabalhar em salão de beleza, em casa, ou ter seu próprio atelier. Sua cliente será quem você estará maquiando, normalmente. Por isso, é importante saber lidar diretamente com o público. As técnicas para aumentar a durabilidade da make e conseguir trazer mais beleza de uma forma personalizada, respeitando os traços faciais de cada um, são as principais qualidades de quem quer fazer sucesso nesse campo. Afinal, você vai atender pessoas muito diferentes umas das outras e saber adaptar técnicas para quem se senta em sua cadeira é crucial. Quanto à durabilidade da maquiagem, ela é um ponto-chave porque sua cliente vai querer festar, chorar, rir, dançar e terminar a noite bem, sem se preocupar com borrões. Na hora da pesquisa, vale buscar inspiração em celebridades, sobretudo quando vão para o red carpet. Siga os maquiadores das famosas nas redes sociais, por exemplo. Nomes como: Joyce BonelliScott BarnesGucci WestmanSir JohnHung VanngoMario Dedivanovic.

     Ah, lembrando sempre que é necessário encontrar identificação quando for em busca de referências. Vejo muitas pessoas utilizando técnicas porque estão na moda, mas que, no fundo, não acreditam naquilo. 

Demonstração de Maquiagem para Noivas feita no meu Curso La Beauté

     Outra possibilidade dentro da maquiagem comercial/ social, mas que exige ainda mais conhecimento e prática, é fazer noivas. Muitos profissionais ficam famosos ao se especializarem no grande dia delas. Há conceitos e técnicas específicas para maquiar quem vai se casar, visando durabilidade e conceitos atemporais. Este maquiador precisa estar constantemente em busca de aprimorar seus conhecimentos e seu material de trabalho. Além do mais, atender uma noiva não é simplesmente maquiá-la no dia do “sim”; é uma cliente que exige atenção por meses antes de chegar a data tão especial. É necessário reuniões para compreender os desejos dessa noiva, avaliar o estilo pessoal dela, aplicar o visagismo e também considerar detalhes da festa.  


     Vale dizer que muitos maquiadores também se dividem entre essas especialidades de maquiagem. Eles reservam alguns dias da agenda para atender noivas e outros, para fotos, campanhas, editoriais, etc., por exemplo. Não existe fórmula específica, cada profissional vai definindo sua maneira de trabalhar conforme achar melhor. O importante é você descobrir qual sua aptidão e seguir seu sonho.  
 
     Minha dica pessoal é tentar experimentar um pouco de cada uma dessas possibilidades para ao final, decidir melhor o que mais te agrada. Até porque, muitas vezes, dependendo do seu caminho de carreira, você precisará fazer alterações em sua vida. Um exemplo seria para maquiadores de editoriais e passarela. Esse mercado existe mais nas grandes cidades e, portanto, você teria que se mudar caso more no interior.

Beijos,

Brigitte
 

VEJA TAMBÉM
DICAS DE FOTOGRAFIA PARA MAQUIAGEM
MINHA ROTINA DE CUIDADOS COM A PELE