Brigitte Calegari | Blog
11.03.22
COMPILADO BELEZINHAS DO FASHION WEEK
24.01.22
TESTADO E APROVADO: ULTRAFORMER
17.12.21
GUIA DE PRESENTES PARA QUEM AMA BELEZA ATÉ R$ 300
Vários presentinhos bem chiquetosos, não é?
Espero que gostem!
Beijos,
17.12.21
GUIA DE PRESENTES PARA QUEM AMA BELEZA ATÉ R$ 100
23.09.21
CINCO LIVROS DE CABECEIRA QUE TODO MAQUIADOR PRECISA LER
23.08.21
GUIA COMPLETO DE CUIDADOS COM A PELE NO INVERNO
Não, não é só impressão sua: um estudo publicado em 2018 no British Journal of Dermatology explica que as células da pele literalmente encolhem no frio, o que prejudica uma proteína chamada filagrina, importante na hidratação natural. Traduzindo o que a ciência comprovou, nossa pele decididamente fica mais ressecada no inverno. Os motivos são vários: a temperatura da água do banho sobe, a dos dias, cai. E a umidade do ar despenca. Aquecedor ligado, menor transpiração e ingestão de água também podem favorecer a desidratação da pele. Qual a rotina de skincare ideal para a estação? A gente te conta a seguir.
LIMPEZA SUAVE
Para começar, eleja um sabonete mais gentil. "Cada vez mais vemos a importância de optar por higienizadores suaves na rotina de cuidados com a pele – se possível devemos escolher géis de limpeza sem sabão (syndets), que limpam sem agredir", ensina a dermatologista Lilia Guadanhim, de São Paulo.
HIDRATAÇÃO CAPRICHADA
A hidratação deve estar adaptada ao clima e ao estado da pele – é muito comum precisarmos de hidratantes mais potentes nessa fase! "A dica aqui, em geral, é: deixe os hidratantes em gel-creme ou sérum para os dias mais quentes, e aposte em cremes e texturas mais densas para essa fase do ano!", sugere Lilia.
NÃO PARA ESFOLIAÇÃO, SIM PARA ÁCIDOS
Ela ressalta que a esfoliação é uma etapa cada vez menos recomendada, uma vez que ela agride a barreira da pele. "No inverno, especialmente, devemos evitar a esfoliação do rosto. Essa é uma fase ótima para caprichar nos ácidos – a gente se expõe menos ao sol e é o momento ideal para aproveitar os benefícios desses ativos poderosos", continua ela.
Os ácidos estimulam a renovação celular da camada mais externa da pele, reduzindo a espessura da camada de queratina, o que torna a pele mais luminosa e com uma textura mais uniforme.
Mas aqui vale a ressalva: nada de usar ácidos por conta própria, ok? Eles devem sempre ser recomendados pelo seu médico dermatologista de confiança.