Brigitte Calegari | Blog

AUTOR
KARINA HOLLO

07.05.20

COMO A VITAMINA C PODE AJUDAR NA MAQUIAGEM

KARINA HOLLO

Ela é um ativo queridinho das brasileiras porque, como nós, é multifunção. Mas você sabe quais as vantagens de aplicar vitamina C antes da maquiagem? 

A vitamina C repara a pele, é indispensável na produção de colágeno e elastina, tem ação clareadora, antioxidante e anti-inflamatória. Não à toa é um dos ativos queridinhos de quem ama cuidar da pele – e todo mundo que curte se maquiar deveria estar nessa turma. Maquiagem sobre pele bem tratada fica muito mais bonita e bem acabada, sabia?

A partir dos 20 anos, a vitamina C deve entrar na sua rotina básica de skincare. Mas a partir dos 30, ela é praticamente obrigatória! Assim, seu rostinho ganha um reforço contra as agressões dos agentes externos (como sol, calor e poluição) e dos radicais livres.

VITAMINA MULTIFUNÇÃO
Nos cosméticos, a substância protege a pele contra os estragos da oxidação causada pelos radicais livres (prevenindo o envelhecimento precoce), ajuda na produção de colágeno (deixando o rosto mais firme), combate das manchas (inclusive as  de melasma), e fortalece a barreira da pele. 

“A vitamina C é um antioxidante potente, ela é usada na pele para diminuir o estresse oxidativo”, diz o dermatologista Alberto Cordeiro, da clínica Horaios, em São Paulo. A gente sabe que envelhecemos porque há uma formação de radicais livres que danificam as células da pele. “A vitamina C vai agir na neutralização desses radicais livres e, além de prevenir o envelhecimento, também o trata,” Por isso, ela é antiage! 

Finalmente, ela também é um substrato da produção de colágeno. E ainda diminui o processo que promove a quebra de proteína na pele, a glicação, decorrente do consumo excessivo de açúcar.

Convencida a começar a usar já? 

CONFIRA SUAS 11 FUNÇÕES PRINCIPAIS:

1. Ação antioxidante que combate os radicais livres 
2. Uniformização do tom da pele
3. Reduz rugas e linhas de expressão
4. Função anti-idade
5. Previne o envelhecimento da pele e o aparecimento das rugas. 
6. Aumento da produção de colágeno
7. Vitamina C + filtro solar podem evitar a formação de manchas. Ela ainda proporciona o clareamento da pele.
8. Garante hidratação prolongada.
9. Tem ação anti-inflamatória.
10. Desempenha um papel fundamental na barreira de proteção da pele.
11. Acelera o processo de renovação celular.

PELE RADIANTE
A indicação de uso é duas vezes por dia, antes do fotoprotetor – ou da make! “A vitamina C é iluminadora da pele”, fala a dermatologista Adriana Cairo, de São Paulo. “Ela estimula a produção de colágeno, tem função clareadora e antioxidante. Mas esse efeito não é de curto prazo. Você vai precisar usar pelo menos por uns 20 dias para perceber o resultado”, ensina ela. 

ANTES DA BASE
“A vitamina C antes da maquiagem auxilia na hidratação da pele, assim, uniformizando-a e proporcionando luminosidade”, fala Alberto Cordeiro. “Após lavar o rosto e secá-lo, você pode aplicar a vitamina C antes do primer, ou até substituí-lo pela vitamina C e dar início a maquiagem”, continua. Para ela não craquelar, aposte em uma textura mais hidratante ou siliconada. 
Podemos encontrá-la em séruns, loções, cremes e também em diferentes concentrações. “De uma forma geral, os veículos em creme são recomendados para peles ressecadas, e os aquosos, como os séruns, são utilizados em peles oleosas”, fala Alberto. Vale ainda usar máscaras com a substância para um tratamento mais caprichado e concentrado.

VITAMINA C

1. Máscara de Vitamina C com Rosas e Esqualano, Biossance Com 10% de vitamina C pura, ginseng e óleo de rosa, para energizer e acalmar a pele. "Essa máscara acende a luz da sua pele, dá aquela ordem de "acorda menina" e faz seu dia começar bem mais bonito. O melhor é que ela é indicada para todos os tipos de pele e você pode, e deve usar todos os dias", diz Ana Lia Vandoni, gerente global de educação da Biossance.

2. A-Oxitive, Avène Sérum antioxidante com 15% de Vitamina C  que corrige rugas e linhas finas, uniformiza o tom da pele e devolve a luminosidade. Sua textura aqua sérum é ultraleve e tem absorção imediata.

3. Salicyli C10, La Roche-Posay Sérum anti-idade concentrado renovador e corretor de imperfeições da pele oleosa, combinando vitamina C pura, ácido salicílico que combate a oleosidade + ação calmante. Com ação antioxidante e efeito iluminador imediato, ele é indicado para corrigir rugas, textura irregular, tonalidade irregular e poros dilatados.

4. Serum Revitalizante Vitamina C, The Body Shop Gel leve e refrescante, com partículas refletoras de luz que deixam a pele radiante e aveludada. Pode ser usado diariamente pela manhã ou à noite, após a limpeza e hidratação da pele, para preparar o rosto para a maquiagem. 
VEJA TAMBÉM
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: OLHOS
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: LÁBIOS
AUTOR
KARINA HOLLO

03.05.20

8 TRUQUES DE MAQUIAGEM PARA MULHERES 50+

KARINA HOLLO

Independentemente da idade, encontrar sua base perfeita – e saber aplicá-la é o primeiro e mais importante passo para ter um resultado impecável. E não é porque você já passou das 50 primaveras que deixa de querer super se maquiar, certo?

Porém, quando nosso rosto deixa de ser imune à gravidade, passamos a ter que lidar com linhas finas, rugas e textura irregular, menos volume facial. E agora? Como nessa fase a experiência e a sabedoria são infinitas, vão alguns truques para você se maquiar como uma profissional.

PRODUTOS 50+

1. PREPARE A PELE
Rotina de skincare – limpeza, hidratação e esfoliação – é a primeira estratégia essencial para sua pele ter uma aparência saudável, principalmente se você já passou dos 50.

Antes de começar a maquiagem, aplique um hidratante cremoso sobre a pele limpa. Depois que ele for absorvido, passe primer mais fluído em em todo o rosto, porém focando em áreas com poros e linhas. Outra estratégia é lançar mão dos óleos faciais (já que a pele madura costuma ser mais seca) ou de um hidratante mais denso, além de apostar na massagem facial, que ajuda a pele a absorver melhor os produtos ajudando, assim, a você ter um efeito mais radiante!

2. ESCOLHA A BASE PERFEITA
A pele madura tem mais textura que a pele mais jovem. Linhas finas – ou não tão finas – e poros maiores podem fazer com que a base pareça pesada demais. Encontrar um produto que vire sua segunda pele é fundamental para ter aquele efeito lindo de frescor.

O truque para aplicar a base na pele madura é evitar exageros e procurar uma fórmula hidratante que deixe seu rosto radiante. Essa forma, disfarça pontos fracos e ressalta os fortes.

3. DESENCANE DAS LINHAS
Não dá para esconder rugas – por isso, nem tente. Para uniformizar o tom da pele com a base, use pincéis faciais mais fofinhos, que ajudam a espalhar melhor os produtos, evitando que eles fiquem concentrados e se acumulem nas linhas - aposte no pincel duo fiber! Em seguida, use um corretivo líquido e leve nas áreas mais avermelhadas ou hiperpigmentadas. Para os olhos, concentre o produto nos cantos internos para apagar as olheiras (assim, evita aplica-lo na área externa, onde há mais linhas de expressão).

4. GPS DO BLUSH
Sorrir enquanto você aplica blush é quase uma técnica universal – mas não funciona na pele madura. Melhor aplicar o produto na parte superior da bochecha e depois esfumar para dentro. Invista em tons rosados, que garantem aquele ar fresh e natural.

5. OLHOS ABERTOS
Para ampliar seu olhar, curve os cílios e escolha uma máscara de cílios leve, mas poderosa. Lembre-se: você quer definição natural, mais do que volume ou alongamento. Para pele madura, o melhor delineado é o esfumado com sombra ou lápis, para não acentuar as linhas. Esses produtos têm pigmentação mais suave e ajudam na hora de conseguir um esfumadinho mais bonito e fácil.

Gosta de sombra? Prefira texturas mais opacas e acetinadas para não acentuar as linhas.

6. SOBRANCELHAS SUAVES
Preencha os arcos com lápis ou sombra, desenhando fios aqui e ali, naturalmente – e mais nada. Sobrancelhas desenhadas demais marcam o olhar e envelhecem!

7. LÁBIOS PODEROSOS
Para definir bem o desenho dos lábios, vale usar um lápis labial cor de boca. Desenhe quatro traços separados, sempre começando nos quatro cantos externos e desenhando em direção ao arco do cupido ou ao centro dos lábios inferiores. Aí, é aplicar o batom da mesma maneira – e ele pode ser cremoso, acetinado... depende da sua vontade!

Melhor evitar batons líquidos na textura matte – eles envelhecem os lábios.


VEJA TAMBÉM
MANUAL BATOM
VERMELHO
DICAS DE COMPRAS EM NYC
AUTOR
KARINA HOLLO

15.04.20

7 DICAS PARA SEUS PRODUTOS DE BELEZA (INCLUINDO MAQUIAGEM)
DURAREM MAIS

KARINA HOLLO

Quando a gente compra um produto de beleza – e ama –espera que ele dure para sempre! O problema é que, se você não cuida direito dele, o cosmético ou a maquiagem pode estragar antes mesmo de acabar. Fique esperta!

Maquiagem e produtos de beleza são assim... uma paixão! E, vamos combinar, alguns custam caro (vem conferir dicas de beleza hi-low!) Se você não souber conservá-los, eles podem apresentar mudanças de textura, coloração e cheiro – e ter que ir para o lixo. “Isso acontece devido à contaminação por micro-organismos como fungos e bactérias e também pelo fim da validade do produto”, diz a dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Como evitar que isso aconteça? Siga nossas dicas:

7 DICAS

1 - GUARDE OS PRODUTOS CORRETAMENTE
O lugar certo para armazenar seus produtos de beleza é seco, fresco e ao abrigo da luz do sol. Deu para perceber que o banheiro, onde a gente geralmente tem a tendência de guardar make e creminhos não é a melhor aposta. A umidade do vapor do banho favorece a proliferação de micro-organismos e derrete seus produtinhos. Eca!


2 - COLOQUE ALGUNS QUERIDINHOS NA GELADEIRA
Lápis para os olhos, por exemplo, não deve ser mantido em um ambiente quente e úmido de jeito nenhum – ou derrete! O mesmo vale para esmaltes, batons e perfumes. 
Ele vão durar mais se você deixá-los no fresquinho da geladeira. 
Não à toa existem as Beauty Fridges, mania lá fora. Já viu?


3 - NADA DE IR COM MUITA SEDE AO POTE
Outra dica é não colocar as mãos diretamente dentro do pote – seja ele de hidratante ou de blush cremoso. Melhor usar pás e pincéis. Assim, você não contamina o produto!


4- FECHE BEM O PRODUTO
Dica que parece óbvia, mas quando a gente está com pressa, #quemnunca deixou um batom ou lápis meio abertinho? Se quer que seus queridos durem, sempre verifique se as tampas estão bem fechadas. Quando expostos ao ar, a maquiagem e os cosméticos podem secar, endurecer, derreter... Esse cuidado também evita que os ativos oxidem em contato com a luz e o ar. 


5 - LIMPE OS PINCÉIS
Pincéis de maquiagem de boa qualidade podem durar anos – se você cuidar bem deles. Deixá-los cheios de resíduos – e bactérias e sujeira vai estragá-los mais rápido. E ainda colocar sua pele em risco de ser atacada por algum tipo de alergia, irritação, 
dermatite ou até espinhas. Isola. 

Num mundo ideal, a periodicidade de limpeza é semanal. Mas nem todo mundo consegue. Tente fazer isso, pelo menos duas ou três vezes por mês.
E o jeito certo é usando shampoo neutro e água morna, e esfregar as cerdas, com delicadeza. Depois, deixe secando ao sol, de cabeça para baixo.


6 - MANTENHA SEU ARSENAL ARRUMADO
Quantas vezes você, na correria do dia a dia, jogou seus produtos na bolsa quase sem pensar? Provavelmente, muitas! Acontece que os as embalagens racham e os produtos quebram facilmente quando estão no fundo da bolsa, sacudindo de lá para cá. 
Garanta que eles fiquem a salvo colocando-os em um nécessaire de maquiagem, longe da carteira e do celular.


7 - FIQUE DE OLHO NA DATA DE VALIDADE
Sim, produtos de beleza também vencem! E depois desse prazo, podem causar alergia e irritações de pele. “As substâncias que evitam a proliferação de bactérias e fungos perdem a sua eficácia e seu uso pode causar complicações como manchas, sensibilização e até infecções mais sérias”, avisa a médica. 

7 DICAS

Quanto a estes itens, vale dar preferência por produtos sem parabenos. Apesar de eles impedirem o desenvolvimento de bactérias e fungos que podem causar problemas, têm alto potencial alergênico e, segundo alguns estudos, podem favorecer o desenvolvimento de câncer. Estes ativos aparecem no rótulo dos cosméticos com nomes como metilparaben, propilparaben, butilparaben e benzilparaben. 

E, depois de abrir o produtinho, você também tem que ficar atenta ao PAO (Period After Opening ou período após aberto, em tradução livre). Ele indica em até quanto tempo depois de aberto o produto deve ser utilizado e é representado por um símbolo de pote aberto com um número seguido pela letra M, de mês. 

Lembre-se: a maquiagem ou o cosmético se degrada depois de entrar em contato com oxigênio, umidade e micro-organismos. Vale sempre o que expirar primeiro: validade ou PAO. 

Incorporando esses hábitos simples, você vai fazer seus produtos de beleza e sua maquiagem durar muito mais, evitar desperdício e ficar bonita sem colocar sua saúde em perigo. 
VEJA TAMBÉM
MAQUIAGEM
DE BOLSA
WISHLIST
MAIO