Brigitte Calegari | Blog

AUTOR
KARINA HOLLO
GUIA BELEZÍSTICO DE CARNAVAL

01.02.24

GUIA BELEZÍSTICO DE CARNAVAL

KARINA HOLLO

Seja a desculpa perfeita para você colocar todo o seu glitter e a sua pedraria para jogo, seja para dançar por quatro dias sem correr o risco de a maquiagem derreter, estão aqui as melhores dicas (inclusive de como tirar tudo depois)!
 
Fato é que enquanto tem gente que conta os dias para poder pular em bloquinhos ou em bailes até a quarta de Cinzas, outros querem só estrear aquela paleta de sombras metálicas linda que comprou e ainda não encontrou oportunidade de usar. Não importa em que turma você esteja, precisa desse guia de maquiagem de Carnaval. Abre alas, que a montação quer passar!

GLITTERINADA E MODERNA 
Bem, ele é praticamente um item obrigatório no Carnaval “Quer deixar um look mais interessante, mais moderno? Misture tamanhos diferentes de glitter em uma mesma maquiagem, mesmo que você vá usar uma mesma cor. Eu acho que fica super divertido e mais contemporâneo” ensina Brigitte.

Fonte: @brigittecalegari

O JEITO CERTEIRO DE APLICAR O BRILHO
Existem diversos tipos de aplicação de glitter. “A primeira possibilidade é usar uma bruma fixadora. Se for aplicar esse glitter no rosto, o ideal é que você aplique essa bruma na face e com pincel grandinho e seco você vai aplicando o glitter - ele fica mais fluido, digamos assim. Nos olhos, a minha sugestão é você borrifar essa bruma no pincel e aí sim, pegar o glitter e aplicar na pálpebra. Tem também algumas colas que são mais fluidas, como BT Glue, que é mais aquosa e funciona super para fazer um olho glitterinado.”

Fonte: @brigittecalegari

TRUQUE (DOS BONS!) DE COLOCAÇÃO DE PEDRARIA E CRISTAIS
Para pedrarias ou outros itens mais pesados, a sugestão de Brigitte é que você use a cola de cílios branca, transparente. “É a melhor opção! Mais uma dica: se você for usar pedraria, a ideia é que, com um lápis nude, por exemplo, demarque onde quer aplicar esse cristal, para depois fazer a aplicação de fato no rosto. Isso facilita a visualização de como vai ficar o resultado final, é muito mais fácil e infinitamente mais rápido. Outro acessório superlegal para você aplicar a pedraria que é aquela caneta Pega Cristal, que tem a ponta de cera”, indica.

Fonte: @brigittecalegari

PASSO A PASSO PARA A MAQUIAGEM NÃO DERRETER
Agora vamos de truques para maquiagem não derreter. “Bom, isso começa lá na preparação da pele. Prefira usar produtos mais leves, um sérum, aquoso, uma quantidade menor de skincare. A gente também tem diversos tipos de primer para diversas finalidades. E a ideia é usar um primer para ajudar na fixação dessa maquiagem e que ele seja mais sequinho.”
“Sobre a base, o legal é que você escolha uma que tenha um acabamento mais sequinho e que seja resistente à água para trazer alta fixação. Em seguida o pó, que também traz esse resultado de ajudar na durabilidade. Finalmente, aplique um fixador de maquiagem. Outra dica legal é você usar lenço de papel ou aqueles lencinhos que absorvem a oleosidade e o suor antes de retocar o pó”

E COMO TIRAR TUDO, TUDINHO, DEPOIS?
Porque precisa, né, deixar o rosto limpinho depois de toda folia. “Pedraria, você pode tirar com a mão ou com a pinça. Para remover o glitter, minha sugestão é que você tire com fita crepe - aquelas branquinhas que não machucam o rosto, sabe? Você vai pressionar a fita no rosto e vai tirar com bastante leveza. Ela elimina todo o glitter. Aí depois disso a minha sugestão é que você use cleasing balm, que neste caso, para mim tem uma performance melhor do que o cleasing oil”
A ideia é fazer a retirada da maquiagem antes de tomar banho, antes de lavar o rosto. “Depois de lavar o rosto, aí sim você pode usar um demaquilante tanto bifásico quanto aquoso, a depender de quanto de make sobrou na pele - mas a ideia é que não reste nadinha.”

Fonte: @brigittecalegari

E então, gostaram do nosso guia?
VEJA TAMBÉM
MANUAL BATOM
VERMELHO
DICAS DE COMPRAS EM NYC
AUTOR
KARINA HOLLO
O PERFUME DE CADA SIGNO

11.05.23

O PERFUME DE CADA SIGNO

KARINA HOLLO

Que atire a primeira pedra quem nunca leu uma notinha de horóscopo por aí. A curiosidade com o que as estrelas tem à nos dizer é grande, vai falar que não?
Se você não acredita no assunto, não há problema nenhum! Mas resolvemos combinar astrologia com o mundo das fragrâncias para descobrir qual é o perfume ideal para cada um dos doze signos do zodíaco.

Será que suas notas olftativas favoritas combinam com a personalidade do seu signo? Me conta aqui se deu match? Estou curiosa pra saber, juro!
Lembre-se também de procurar pelo seu signo ascendente e seu signo lunar, pois a influencia que eles exercem sobre nossa personalidade, segundo a astrologia, também é grande!

ÁRIES
A ariana é inquieta e tem muita energia. Espontânea, aventureira e determinada, curte perfumes irreverentes, que revelam sua força, confiança e coragem. Notas leves, transparentes, refrescantes e que transmitem segurança são queridas para esse signo.

TOURO
Metódica, a taurina não se arrisca com facilidade. Tem uma personalidade marcante e gosta de tudo muito bem explicado. “Para mulheres, sugiro Florais Frutais, como o La Nuit Trésor, de Lancôme, perfeitos para quem não quer errar. E para os homens, os Fougère Frutais são boas apostas para quem não quer se arriscar muito”, fala a expert em perfumaria Camila Casemiro.

GEMÊOS
A geminiana gosta de falar. Curiosa, é comunicativa e pode gostar muito de variar - perfumes - e de estar sempre em movimento. Sua bússola aponta sempre para as transformações. A família olfativa que mais combina com ela é a amadeirada e frutal.
Chloe Naturalle, Chloe; Sí EDP, Giorgio Armani; Under the Lemin Trees, Replica.; La Nuit Trésor Intense, Lancôme; Nº1 de Chanel L’Eau Rouge, Chanel; Botica 214 Verano en Firenze Eai de Parfum Floral Fruta; J’adore Parfum d’eau, Dior; Marc Jacobs Perfect; Earth, Loewe

CÂNCER 
Emotiva e sentimental, o elemento água é o regente das emoções. Por isso, paixão, intensidade e sensibilidade são suas características principais. Sua rotina é pautada na intuição, emoção e imaginação. Ama uma fragrância leve. Família oftativa ideal: floral, frutal e musk.

LEÃO
Apaixonada, intensa e cheia de energia, a leonina é conhecida por ser muito vaidosa. Gosta de ser vista e ouvida. Não à toa, sua fragrância ideal é forte e ousada. “A leonina curte Chypres florais porque eles sinalizam poder e elegância”, fala Camila.

VIRGEM
Detalhista, organizada e desconfiada. Ama creme de belezas e frescor. “Florais verdes representam a singularidade de uma virginiana. São fragrâncias agradáveis, com um toque de natureza que podem ser usadas em todos os momentos, como o Chance Eau Tendre”.
Eau de Parfum La Vie Est Belle, Lancôme; Eau de Parfum Baiser Volé, Cartier; Perfume Honeysuckle & Davana Cologne, Jo Malone; Extra Rouge, Nina Ricci; Miss Dior Eau de Parfum; Natura Una Somos; Chence Eau Tendre, Chanel; Eau de Parfum Love Lily, O Boticário; Eau de Toilette Jimmy Choo Floral.

LIBRA
Às vezes indecisa, a libriana é política e ponderada, na hora de escolher os perfumes, ama frascos lindos e elaborados - estética e beleza são importantes! “Romântica, ela ama florientais frutais, com notas de flores, um toque oriental e deliciosas frutas”, diz Camila. 

ESCORPIÃO
Escorpião é um signo forte e poderoso que merece um perfume que o represente. Ela precisa reforçar a sensualidade e liberdade que a escorpiana ama, Por isso, deve ser marcante, mesmo que não seja necessariamente caro. “As misteriosas escorpianas combinam com florais com toque de especiarias”, conta.

SAGITÁRIO
Para o signo de espírito livre do zodíaco, cheio de carisma e vontade de explorar o mundo, o perfume que mais combina é aquele que desperta liberdade, felicidade e sensação de bem-estar. “A sagitariana pede fragrâncias únicas e tende a gostar de florientais atalcados”, fala Camila.
Eau de Parfum Les Infusions de Prada Iris, Prada; Wild Rose, Coach; Eau de Parfum La Jonquille, O.U.I.; Eau de Parfum Libre, Yves Saint Laurent Beauté; Eau de Parfum L’interdit, Givenchy; Deo Colônia Dama da Noite, Loccitane; Eau de Toilette Rose Goldea Blossom Delight, Bulgari; Royal Iris, FELISA. Eau de Parfum Poudrée, Narciso Rodriguez.

CAPRICÓRNIO
Prática e sensata, a capricorniana vive o presente e tê um foco inabalável. De temperamento introvertido, é honesta, sincera, discreta e teimosa. Quando toma uma decisão vai até o fim! “Para mulheres discretas, Florais com toque cítricos são leves como Happy, de Clinique”, fala Camila.

AQUÁRIO 
A aquariana é original, criativa e independente. Gosta de notas de verbena, lírio, cardamomo, âmbar, musk e bálsamo. O importante para ela é voar e fluir como o ar, ganhar segurança para se aventurar e buscar o novo. “A alma rebelde e futurista da aquariana combina com florais amadeirados”

PEIXES
A nascida sob o signo de Peixes é sensível, intuitiva e sonhadora. Com doçura igual, faz todo mundo se apaixonar por eles. Romântica, sim, mas cheia de personalidade. Ela gosta de notas aquáticas, de frutas como melão e pera, de flores leves e transparentes como muguet ou intensas como frésia + um toque adocicado de baunilha. 
Jardim Real, Granado Vintage; Happy, Clinique; Eau de Toilette Blu Mediterraneo Bergamotto Di Calabria, Acqua DiParma.;Eau de Parfum, Nomade, Chloé; Eau de Toilette Verbena, L’Occitane en Provence; Eau de Toilette Aqua Allegoria Nerolia Vetiver, Guerlain; Eau de Parfum Gucci Flora Gorgeous Gardenia, Gucci; English Pear & Freesia, Jo Malone; Signature, Montblanc.

Beijos,
Brigitte.
VEJA TAMBÉM
DICAS DE FOTOGRAFIA PARA MAQUIAGEM
MINHA ROTINA DE CUIDADOS COM A PELE
AUTOR
KARINA HOLLO

05.05.23

GUIA DO BLUSH

KARINA HOLLO

Por aí, você ama blush como aqui? 
Vem aprender a usar cada um deles a ordem certa para um rubor duradouro e as várias formas de aplicação.

BLUSH LÍQUIDO
Ele é uma das opções para você conquistar um coradinho lindo. “Como ele é um produto super pigmentado, na maioria das vezes, você pode aplicá-lo antes- sim, antes! - da base para conseguir um efeito mais natural, mais suave”, ensina Brigitte Calegari.
“Aí, você vai ter um efeito mais translúcido, como se fosse um rubor mesmo, aquela coisa que vem de dentro pra fora.” Você pode usá-lo, óbvio depois da base, mas por ser um produto líquido, precisa vir antes de qualquer produto em pó, ok?
“Eu gosto muito de usar um pincel duo fiber para aplicar o blush líquido, de novo, para conseguir um visual mais natural. É só fazer movimentos circulares” Vale também usar outros pincéis que seja mais achatadinhos ou até mesmo uma esponja para dar acabamento e suavizar transições. Funciona super bem. 

1. Blush Líquido Soft Pinch Liquid Blush, Rare Beauty, cor Hope; 2. Blush Líquido, Mariana Saad, Océane, cor Grace; 3. Blush Líquido, BT Plush, Bruna Tavares, cor Vintage.

Outra dica de insider?
“Gosto muito de misturar o blush líquido com o iluminador líquido, para um look mais luminoso. Fica um efeito super bonito na pele”, fala Brigitte.


BLUSH CREMOSO
Para Brigitte, essa textura é a mais fácil de aplicar, se comparada com o blush em pó. “Na minha opinião, ele é um dos produtos mais intuitivos, entre o líquido e o em pó. Por que? Diferentemente do blush em pó, o blush cremoso pode ser corrigido caso você tenha aplicado demais ou não tenha ficado do jeito que tenha imaginado.

Se achar que ele ficou muito pigmentado ou marcado, você consegue suavizar o blush cremoso (sem falar que ele é menos pigmentado em relação ao líquido)”, fala Brigitte.

E assim, ele ganha o selo de produto mais fácil de ser usado. 
"Ele tem que ser aplicado antes de qualquer produto em pó, ok? Minha sugestão é que você não aplique o pó em cima desse blush para não tirar essa cremosidade dele, sabe? Esse efeito mais viçoso que ele traz para a maçã do rosto, um quê mais. Também adoro aplicar o blush cremoso com uma pequena esponja ou com um pincel achatadinho, dando batidinhas.”

1. Blush Cremoso Stick Tudo, Vic Beauté, cor Amando; 2. Blush Cremoso Intense, O Boticário, cor Ameixa; 3. Cream Blush Refilable Lip & Cheek, Rose Inc, cor Dahlia.

BLUSH EM PÓ
Bem, ele é um blush clássico e a gente tem no mercado inúmeras opções, tanto em relação à pigmentação, como em relação ao acabamento. “Se for um blush pigmentado, melhor sempre usar o excesso do pincel antes de levar ao rosto, ok? E eu gosto sempre de usar um pincel que seja mais fofo, que tenha mais cerdas mais longas, para conseguir um efeito mais translúcido.”
Nesse caso, Brigitte aplica o blush em pó sempre depois do iluminador, na hora de construir essa maquiagem.

“Quer uma dica muito legal? Use o mesmo pincel que você usou para aplicar o iluminador, com aquela ‘sujeirinha’ do produto, e você consegue criar um efeito mais bonito. Fica uma transição mais delicada do iluminador pro blush”, ensina.

1. Blush Baked, Contem 1g, cor Calypso; 2. Blush mineraliza, MAC, cor Gentle; 3. Blush Dior Backstage, cor Rosy Glow.

VALE PRA TODOS
Pode parecer óbvio: o blush é um acessório na maquiagem.
“Você acaba tendo uma cartela maior de cores e possibilidades: dá pra usar blushes coloridos de diversas texturas e acabamentos”, ressalta Brigitte.

Mas pensando no blush como rubor, como aquela maquiagem que embeleza, uma make de bonita, a ideia é replicar a ideia de coradinho nas maçãs do rosto. “ Então, ele está associado ao sangue, à cor vermelha. Por isso, você pode usar outras cores de blush desde que estejam associados ao vermelho, trazendo esse tom na composição - tons de laranja, de pêssego, de rosa.”

LONGA DURAÇÃO
E já que a gente está falando de diversas texturas…
“Em relação à fixação e durabilidade desse blush, você pode fazer o combinho de blush líquido com blush em pó ou blush cremoso com blush em pó. A dica é usar um produto líquido ou cremoso por baixo e um blush em pó por cima. A gente vai ter uma fixação assim infinta”, fala Brigitte. 

GPS DO BLUSH
Onde aplicar o blush? A ideia é focar nas maçãs do rosto. “Mas diante desse ponto de referência, você pode aplicar esse blush de forma mais central, caso você queira um efeito mais delicado. Ou mais na diagonal, usando a maça do rosto como base, mas subindo um pouco mais o produto para alongar e levantar a face” fala Brigitte que confessa curtir os dois formatos.

E finalmente, um truque para quem gosta de MUITO blush: não trazer os blushs exclusivamente nas maçãs. “Eu acho importante você criar uma conexão ali. como um sunkissed. Para não deixar esse rubor de um ponto até o outro sem nenhuma conexão. É bacana trazer esse blush de alguma forma ali, nem que seja uma pincelada só pra trazer mais naturalidade”, ensina ela.
VEJA TAMBÉM
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: OLHOS
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: LÁBIOS
AUTOR
KARINA HOLLO

11.04.23

SKINCARE: GUIA DOS ÁCIDOS

KARINA HOLLO

Fonte: Pinterest

Friozinho chegando e eu só consigo pensar neles.

 Retinoico, glicólico, salicílico e hialurônico… Eles tratam de acne a rugas, de manchas a flacidez. Mas você sabe qual e quando usar cada um? Confira nosso guia 


Que os ácidos são grandes queridinhos da dermatologia, todo mundo sabe, né? Superpoderosos, eles podem, sim, fazer muita diferença no seu skincare – desde que você os use corretamente. Vem conhecer melhor os benefícios de cada um.


ÁCIDO RETINÓICO

Esse é o rei do tratamento anti-idade e o melhor amigo do filtro solar! "Conhecido como padrão ouro no tratamento contra o envelhecimento, promove proliferação e espessamento da epiderme e indução da síntese de colágeno. Resumindo, esse é um ativo chave para uma pele com textura bonita, poros fechados, pigmentação homogênea e esbanjando colágeno - aquela cara de pele bonita, sabe?" explica a dermatologista Lilia Guadanhim, de São Paulo.

Sua fórmula mais potente é a tretinoína, que é um medicamento que pode causar irritações em peles mais sensíveis e nunca deve ser usado sem prescrição do seu médico dermatologista especialista!
" No grupo dos retinóides também temos o retinol, o retinaldeído e o adapaleno, que são menos irritantes e podem ser alternativas em pacientes intolerantes"


ÁCIDO GLICÓLICO
Ele está na moda - o que significa que anda fácil de encontrá-lo nos potes de produtos de cuidados para o rosto. É o mais famoso entre os hidroxi-ácidos e realmente um ativo super bacana! "Ele reduz a pigmentação epidérmica, tem ação clareadora, promove renovação celular, melhora a textura da pele, estimula a produção de colágeno e reduz a degradação do nosso próprio colágeno", conta Lilia. Como na maioria dos casos, sua potência depende da concentração e do pH da fórmula -por isso é preciso saber certinho o que usar! "É uma alternativa interessante para pacientes com pele sensível".


ÁCIDO SALICÍLICO

É muito comum vê-lo em fórmulas de produtos para a acne e pele oleosa, porque tem efeito secativo. "Em concentrações altas também tem ação clareadora. Na maioria dos casos, é usado em combinação com outros ácidos. É preciso ter cuidado para que não cause descamação ou repuxamento" aconselha a dermato.


ÁCIDO FERÚLICO
Ele é um antioxidante potente que reduz os danos causados pela radiação solar, akém de combater os radicais livres e, com eles, o envelhecimento precoce. "Costuma estar associado a outros antioxidantes como a vitamina C e a vitamina E e contribui para a estabilidade desses ativos nas formulações", explica Lilia. Finalmente, suaviza rugas e linhas de expressão.


ÁCIDO HIALURÔNICO

Outro queridinho do momento. "O ácido hialurônico é maravilhoso injetável, pode ser usado como suplemento oral e ganhou muito espaço no uso tópico também!", observa Lilia. "É um ativo extremamente hidrofílico, se liga até 1000 vezes seu volume de água, por isso tem grande potencial hidratante". Encontrado naturalmente no nosso corpo, sua produção diminui com o tempo, reduzindo a hidratação e elasticidade da pele.

E ai, surgem a flacidez, as rugas, os sulcos e a perda de luminosidade. Ele pode ser usado como hidratante em fórmulas anti-idade, também tem ação preenchedora, pois potencializa as células a produzir hialurônico e, dessa forma, preencher as rugas naturalmente, sendo também um excelente hidratante. Pode estar presente em muitas fórmulas com ácidos para contrabalancear os processos irritativos e de desidratação da pele. 

Mas atenção: Para saber quais os benefícios de cada ácido hialurônico, é fundamental saber o tamanho da cadeia contida em cada produto (já parou para pensar por que alguns produtos com ácido hialurônico são baratinhos e outros são caros?)

"Ácido hialurônico de cadeira curta (até 50kDa) tem ação antirrugas, de cadeira intermediária (até 400kDa) melhora a hidratação, a elasticidade e tem ação antirrugas e ácido hialurônico de cadeia longa (>400KDa) tem efeito de hidratação", conta Lilia.

Por isso, antes de comprar consulte seu dermatologista, ok?


ÁCIDO MANDÉLICO

Em geral é usado em combinação com outros ácidos, mas pode ser útil no tratamento de acne, hiperpigmentações e manchinhas. "Ele é especialmente interessante para pacientes com pele escura", avisa a dermato.


ÁCIDO AZELAICO

Estap na categoria dos clássicos que amamos! Inibe a tirosinase (a enzima responsável pela estimulação e produção de melanina), ajuda a diminuir os cravos, limpa os poros e tem ação antibactericida (inibindo a bactéria que coloniza lesões inflamadas da acne), anti-inflamatória e secativa. "É um ativo de primeira escolha no tratamento de acne da mulher adulta, tem um bom perfil de tolerânica e é muito eficaz", diz Lilia. 

Também tem efeito de clareamento e pode ser bom aliado no tratamento de manchinhas pós-inflamação. Além disso, é usado no tratamento de rosácea.


ÁCIDO KÓJICO

"É um ativo clareador clássico que apresenta bom perfil de tolerância", diz Lilia. Costuma estar associado a outros clareadores para melhorar a eficácia. É obtido através da fermentação do arroz e é muito comum em produtos asiáticos para clareamento. Pode ser usado durante o verão e a gestação. Ele inibe a ação de uma enzima responsável pela produção de pigmento, promovendo a diminuição da formação de melanina. Não causa irritabilidade, funciona para manchas e melasma.


ÁCIDO ASCÓRBICO

É a nossa queridinha vitamina C! Poderoso antioxidante, combate a ação dos radicais livres, estimula a formação de novo colágeno (ajuda na síntese) e protege a pele dos efeitos nocivos do sol, uniformizando o tom e melhorando sua textura. Também diminui as rugas e clareia.

*Vale lembra que a dosagem e orientação de modo de uso deve ser feita por dermatologista.

Ah! Independentemente de o ingrediente ser fotossensibilizante, a proteção solar é regra básica e deve ser seguida diariamente com FPS 30 (no mínimo) e reaplicado de duas em duas horas


E na sua rotina de skincare, qual o seu favorito? 

Conta pra mim!

Beijos,

Brigitte.

VEJA TAMBÉM
DICAS DE FOTOGRAFIA PARA MAQUIAGEM
MINHA ROTINA DE CUIDADOS COM A PELE
AUTOR
KARINA HOLLO

23.09.21

CINCO LIVROS DE CABECEIRA QUE TODO MAQUIADOR PRECISA LER

KARINA HOLLO

Quem disse que maquiagem é só sobre pincéis e paletas coloridas? Pode acreditar, alguns livros são essenciais para a carreira de um maquiador. "Muita gente pergunta quais livros sobre maquiagem eu indicaria, então, aqui vão eles", fala Brigitte Calegari. "Tem um pouco de tudo: desde a história da maquiagem (acho super importante saber como essa área foi evoluindo ao longo do tempo), até técnicas e passo a passo ensinados por mestres como a americana Lisa Eldridge e a australiana Rae Morris, além do mito brasileiro Duda Molinos", continua. Pronta para turbinar sua bancada – ops, biblioteca – de make? #PartiuLeitura

MAKEUP MANUAL BOBBI BROWN: FOR EVERYONE FROM BEGINNER TO PRO
A marca de beleza que revolucionou o mercado em 1992, com 10 bases em bastão (já de olho na diversidade), sempre teve o propósito de valorizar – não de esconder. Pode ser mais visionário e atual? A maquiadora americana Bobbi Brown conta que criou sua linha de produtos porque estava cansada de batom vermelho. Fato é que ela sempre foi adepta da beleza natural, verdade seja dita. Neste livro, ela entrega desde noções básicas de cuidados com a pele até  dicas de como encontrar a cor certa e o tipo de base para qualquer tom de pele, aplicar make nos olhos (sobrancelhas, delineador, sombra, máscara para cílios). Isso sem falar de estratégias sobre blush, bronzer, batom... Cada capítulo tem instruções básicas passo a passo + fotos e desenhos. Bônus: segredos de beleza que só os maquiadores sabem (incluindo como trabalhar com fotógrafos e celebridades). "É uma verdadeira aula de maquiagem, acho indispensável para quem quer se tornar ou já é maquiador. Tem desde o estudo dos variados tipos de pele, quais produtos mais adequados para cada um, truques práticos… Ensina até a como montar uma maleta profissional", conta Brigitte Calegari. 

 FACE PAINT: THE STORY OF MAKEUP, LISA ELDRIDGE  
Pintar rosto e corpo é uma das práticas sociais globais mais antigas. Nesse livro, a maquiadora Lisa Eldridge (que tem uma lista de clientes famosas de páginas e páginas, incluindo Dua Lipa, Kate Winslet, Keira Knightley, Nicole Kidman) Lisa Eldridge, conhecida por seus looks de tapete vermelho frescos e perfeitos, fala sobre a história da maquiagem. A publicação logo se tornou um best-seller do New York Times (e hoje está publicado em nove idiomas). Ela também é uma das maiores colecionadoras de maquiagem vintage do mundo, incluindo o porta-batom que Cartier fez para Audrey Hepburn em 1954. Atualmente, ela é Diretora Criativa Global da Lancôme (desde 2015), trabalhando no desenvolvimento de produtos, campanhas publicitárias e estratégia digital. Isso depois de passar por Chanel e Shiseido. Foi uma das primeiras maquiadoras profissionais a ter seu próprio site e transmitir tutoriais do You Tube. No livro, ela fala de maquiagem desde os tempos egípcios até a era vitoriana e a era de ouro de Hollywood. "Mais uma leitura obrigatória para profissionais da beleza, incrível para quem é curioso. A Lisa aborda de fato toda a história da maquiagem e o uso das cores. A gente passa a entender de forma mais ampla e concreta as referências que usamos até hoje!"



DIA DE BEAUTÉ: UM GGUIA DE MAQUIAGEM PARA A VIDA REAL, VIC CERIDONO 
O DDB foi um dos primeiros blogs de beleza do Brasil há quase 15 anos! Sua linguagem fácil e descomplicada logo fez sucesso. E é assim também o livro da jornalista e influencer de beleza Vic Ceridono (que hoje mora em Londres). Ela dá dicas para se aventurar em maquiagem de festa, esfumados curinga para jantares românticos ou casamentos, batom vermelho… Os truques de Vic são acessíveis, vindas de quem experimentou de tudo para descobrir o que vale mesmo a pena. "Um livro fofo, focado em maquiagem pessoal, com truques e dicas para colocar em prática no dia a dia", diz Bri.

MAQUIAGEM, DUDA MOLINOS 
Ele foi o primeiro a trabalhar exclusivamente nos sets de foto e gravação, nos anos 1980. Participou do Phytoervas Fashion, embrião do SPFW, nos anos 1990. Teve sua própria linha de maquiagem nos anos 2000… Duda Molinos foi o percursor do movimento que tirou os maquiadores e cabeleireiros dos salões para levá-los aos backstages dos desfiles, às gravações publicitárias e aos editoriais das revistas. Um mestre cheio de talento e genialidade. Neste livro, ele traz informações indispensáveis a todos que buscam formação profissional na área. Além de entregar dicas e truques, também traz passo a passo das técnicas de preparação da pele até a finalização. Com um capítulo sobre Cosmetologia, a ciência que está revolucionando a indústria da beleza. "Foi meu primeiro livros de maquiagem e deve ter sido o primeiro de muitos outros maquiadores. Tem muita coisa prática… O Duda mostra o poder da maquiagem, com muitas transformações ao fim do livro, com informação atemporal", indica.

 MAKEUP MASTERCLASS, RAE MORRIS
Ela é uma das maquiadoras mais influentes do mundo – suas obras-primas estão estampadas no rosto de modelos, atores e celebridades internacionais. Makeup Masterclass é seu sexto livro e nele a maquiadora australiana compartilha todos os segredos de maquiagem de sua incrível carreira de 25 anos, revelando técnicas com a ajuda de fotografias e passo a passo. São mais de 40 looks, descritos com linguagem fácil. Ótimo para aprender os segredos da aplicação de base perfeita, make para os olhos, sobrancelhas, contornos matadores, bronzers, como disfarçar os sinais de envelhecimento e muito mais. "Além de ser um livro belíssimo, com belas imagens, referências e maquiagens, ele tem muita informação teórica. Sabe aquele livro que você consegue revisitar ao longo de toda a sua carreira? É esse!", finaliza Bri.


VEJA TAMBÉM
DICAS DE FOTOGRAFIA PARA MAQUIAGEM
MINHA ROTINA DE CUIDADOS COM A PELE
AUTOR
KARINA HOLLO

23.08.21

GUIA COMPLETO DE CUIDADOS COM A PELE NO INVERNO

KARINA HOLLO

Não, não é só impressão sua: um estudo publicado em 2018 no British Journal of Dermatology explica que as células da pele literalmente encolhem no frio, o que prejudica uma proteína chamada filagrina, importante na hidratação natural. Traduzindo o que a ciência comprovou, nossa pele decididamente fica mais ressecada no inverno. Os motivos são vários: a temperatura da água do banho sobe, a dos dias, cai. E a umidade do ar despenca. Aquecedor ligado, menor transpiração e ingestão de água também podem favorecer a desidratação da pele. Qual a rotina de skincare ideal para a estação? A gente te conta a seguir.


Produtos de limpeza da pele no inverno

 LIMPEZA SUAVE

Para começar, eleja um sabonete mais gentil. "Cada vez mais vemos a importância de optar por higienizadores suaves na rotina de cuidados com a pele – se possível devemos escolher géis de limpeza sem sabão (syndets), que limpam sem agredir", ensina a dermatologista Lilia Guadanhim, de São Paulo. 
Produtos de hidratação da pele no invernp

HIDRATAÇÃO CAPRICHADA

A hidratação deve estar adaptada ao clima e ao estado da pele – é muito comum precisarmos de hidratantes mais potentes nessa fase! "A dica aqui, em geral, é: deixe os hidratantes em gel-creme ou sérum para os dias mais quentes, e aposte em cremes e texturas mais densas para essa fase do ano!", sugere Lilia. 

NÃO PARA ESFOLIAÇÃO, SIM PARA ÁCIDOS

Ela ressalta que a esfoliação é uma etapa cada vez menos recomendada, uma vez que ela agride a barreira da pele. "No inverno, especialmente, devemos evitar a esfoliação do rosto. Essa é uma fase ótima para caprichar nos ácidos – a gente se expõe menos ao sol e é o momento ideal para aproveitar os benefícios desses ativos poderosos", continua ela. 


Os ácidos estimulam a renovação celular da camada mais externa da pele, reduzindo a espessura da camada de queratina, o que torna a pele mais luminosa e com uma textura mais uniforme.

 

Mas aqui vale a ressalva: nada de usar ácidos por conta própria, ok? Eles devem sempre ser recomendados pelo seu médico dermatologista de confiança. 

PROTEÇÃO SOLAR SEMPRE OBRIGATÓRIA
Proteção solar sempre obrigatória
Solzinho de inverno é mais fraco mas causa danos à pele assim mesmo! Por isso, nada de descuidar do filtro solar. Ele deve ser diário e pode ter uma textura ou ativos hidratantes, como ácido hialurônico.

E DA PELE DO CORPO, COMO CUIDAR?
Já levando em conta que os banhos ficam mais quentes e a gente não tem coragem de aplicar hidratante quando sai do boxe por causa do frio… o que fazer? "O combo banho quente + longo + bucha é super inimigo da pele. Abandone de vez a bucha e tente tomar banho morno – aquecer o ambiente ajuda a não ter que aumentar tanto a temperatura da água) – menos demorado (e você ainda colabora com o planeta <3)", aconselha Lilia.

Capriche também na escolha do sabonete: evite os antibacterianos e fuja dos produtos em barra, que são mais agressivos e ressecam mais a pele. "Dê preferência a sabonetes líquidos e hidratantes (os de bebê são ótimos!) ou aos géis de limpeza sem sabão. Hoje em dia há no mercado óleos de limpeza com tecnologia syndet que limpam sem agredir e fazem um filme de hidratação, além de serem deliciosamente agradáveis", fala a dermato. 

Logo depois da chuveirada, se jogue no hidratante! Aplicar o hidratante com a pele úmida aumenta a penetração do produto e sua potência! "Prefira produtos em creme, que são mais densos do que as loções e evite os coloridos ou muito perfumados, que apresentam maior risco de alergia e são menos potentes para hidratar a pele." Em tempo: apesar de os óleos deixarem a pele "besuntada", os cremes são sempre mais potentes! 

 

VEJA TAMBÉM
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: OLHOS
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: LÁBIOS