Brigitte Calegari | Blog

15.07.22

CURIOSIDADES SOBRE O MUNDO DA BELEZA - EPISÓDIO 2

BRIGITTE CALEGARI

E aqui mais um curiosidades sobre o mundo da beleza!
Desta vez é em homenagem à uma das marcas que mais admiro e que mais 
tem histórias pra contar: Guerlain.
Vocês sabiam que a Guerlain é a marca de perfumes mais antiga do mundo? E que foi fundada em 1928 por Pierre-François Pascal Guerlain. A abelhinha, símbolo da marca, foi criado por Monsieur Guerlain quando desenvolveu o perfume Eau de Cologne Impériale em 1853 para a Imperatriz Eugenie usar no dia do seu casamento com Napoleão III. Foi aí que ele se tornou um sucesso e se consagrou como perfumista -- até porque a Imperatriz Eugenie era super antenada e influenciadora para a época!

O primeiro batom em bala: um lápis que escreve cartas de amor
Ao observar uma vela escorrendo em um castiçal sobre a mesa, Pierre François Pascal Guerlain teve a ideia do que viria a ser o primeiro batom em bala na história da maquiagem — em meados de 1880, feito de toranja misturada à manteiga e cera. Para permitir uma aplicação fácil, com apenas uma mão, Pierre envasou a cera do batom dentro de um pequeno castiçal, que já era acompanhado de um case refilável feito em ouro. Surge então, Ne M’oublie Plas, um clássico Guerlain, na cor vermelha, que traz inspira até hoje a coleção de batons Rouge G.
Pó bronzeador icônico
Babado até hoje, Terracotta foi o primeiro pó bronzeador do mundo e, vamos combinar, puxou uma fila de produtos que não saem mais do nosso nécessaire. Criado em 1984, foi inspirado nos reflexos do sol e na extensão da areia em uma viagem ao coração do deserto. O resultado foi uma forma de sol compacto, revolucionando o mundo da maquiagem e proporcionando um toque de verão o ano todo sem os malefícios do sol ou você precisar pisar na praia. Voilá!
Iluminador: presente de mãe para filha 
Tudo começou quando, em 1987, inspirada pela luz, Guerlain cria o pó iluminador Météorites com pó de diamantes e protegido por uma caixinha de joias tais quais as da realeza francesa. Dizem que na França, desde então, criou-se o ritual de presentear as meninas ao completarem 15 anos, com o pó Météorites, que ilumina, uniformiza e dá viço a todos os tons de pele. Com sílica em sua composição, é perfeita para peles oleosas, se encaixando perfeitamente na rotina de beleza da adolescência.

Me conta, qual foi a curiosidade que mais te surpreendeu? 


Beijos,
Brigitte.
VEJA TAMBÉM
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: OLHOS
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: LÁBIOS

14.07.22

CURIOSIDADES DO MUNDO DA BELEZA - EPISÓDIO 1

BRIGITTE CALEGARI

Eu adoro compartilhar conteúdos que instiguem e que acrescentem um pouquinho que seja na vida de vocês, e eu, como uma boa curiosa e amante de histórias, trago pra vocês uma nova temática para este blog
Curiosidades do Mundo da Beleza vai ser um quadro periódico por aqui! Gostaram da novidade?
Os primeiros ingredientes usados para criar o batom foram cera de abelha com insetos amassados por volta de 5.000 a.C.
A responsável por associar o batom à beleza feminina, como conhecemos hoje, foi a rainha Cleópatra. Maravilhosa, né?
Os lábios coloridos já foram associados à pecados capitais na Idade Média, como vaidade e luxúria, e eram proibidos pela Igreja.
A Inglaterra acusava de bruxaria as mulheres que usavam batom e maquiagem, 
isso por volta de 1700.
Foi a Guerlain, em meados de 1870, que iniciou as vendas de batom como um item comercial. Incrível, não é?
Por volta de 1900, o movimento das sufragistas reivindicava a independência e o direito ao voto feminino nos EUA - e o batom vermelho virou o símbolo deste movimento. A responsável foi Elizabeth Arden, que distribuiu para as mulheres que participavam da marcha unidades do batom de sua marca homônima.
Segundo a Vogue Francesa, o Rouge Dior é o batom mais vendido do mundo - com 2 unidades POR SEGUNDO! Fiquei chocada com essa informação!

E agora me conta, o que mais você gostou de saber?

Beijos, 
Brigitte.
VEJA TAMBÉM
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: OLHOS
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: LÁBIOS

12.07.22

TOP 5 CORRETIVOS NACIONAIS FAVORITOS

BRIGITTE CALEGARI

Além de ter atualizado minha lista de Bases Nacionais, também aproveitei e atualizei a minha de corretivos nacionais. E aqui compartilho com vocês mais sobre eles:

Esse corretivo foi lançado há pouco tempo e já entrou na minha lista. Você quer combinar alta cobertura, textura leve e resistência a água? Então encontrou o corretivo certo! Além de prometer e cumprir tudo isso, há em sua composição componentes como Ácido Hialurônico, Óleo de Argan, Vitamina E, entre outros ingredientes que te ajudam no seu cuidado com a pele. Maravilhoso, né?

Corretivo Mary Kay - Perfecting Concealer
Temos o Perfecting concealer e nós sabemos que ele não é exatamente um corretivo nacional, mas é amado como se fosse!
Ele garante naturalidade e alta cobertura. Ainda possui uma tecnologia que ajuda no disfarce de linhas de expressão, tudo que a gente precisa! E é super fácil de espalhar e sua cartela conta com diversas cores para todos os tipos de pele e tons.

Confesso que, apesar de diferente, eu amo o aplicador desse corretivo!
Ele deixa um aspecto muito natural e radiante pós aplicação, é super levinho e promete diminuir a aparência das rugas e linhas de expressão. Assim como toda a linha Retinol, sua formulação conta com ativos como duplo retinol e ácido hialurônico, além de ser vegana.  


Eu tenho certeza que esse corretivo tem uma legião de fãs por aqui. Além de trazer uma cobertura alta na aplicação e um efeito mate, ele promete uma duração de 24 horas, e cumpre, viu? Sua fórmula contém vitamina E a qual nos ajuda a cuidar da nossa pele. E um bônus, ele é resistente à água e ao suor!


Esse corretivo de longa duração promete e entrega o que diz!
Além do próprio nome já dizer ele possui longa duração, uma cobertura média e ainda deixa um aspecto super natural e uniforme na pele. Em sua aplicação percebemos que ele é fácil de espalhar assim como promete e possui uma secagem rápida. É cruelty free e livre de parabenos.


E me conta, qual o seu corretivo nacional favorito? Algum desses também está na sua listinha? 



Beijos, 
Brigitte.
VEJA TAMBÉM
DICAS DE FOTOGRAFIA PARA MAQUIAGEM
MINHA ROTINA DE CUIDADOS COM A PELE

06.07.22

TOP 5 BASES NACIONAIS FAVORITAS

BRIGITTE CALEGARI

TOP 5 BASES FAVORITAS NACIONAIS 

Listinha atualizada!
Sabemos que hoje o mercado nacional está cada vez mais equipado com excelentes produtos que nos trazem muito conforto e, ainda por cima, um ótimo custo benefício!
E, após receber muitos pedidos, listo aqui as minhas 5 bases favoritas nacionais do momento. 

Importante destacar que elas não estão na ordem de preferência, viu?

Desde o dia que experimentei essa base ela foi parar no meu top 5, sem dúvidas!
Com um componente principal que é a Vitamina C, ela entrega um acabamento glow uniforme e uma cobertura média, do jeito que amamos! Ela é indicada para todos os tipos de pele, é vegana e ainda carrega na sua formulação ingredientes hidratantes. Sua cartela tem 14 tons! Incrível, né?

Está no meu top 5 há um tempo.
 Além de ser fluída, é uma base que não pesa e traz um acabamento super natural por até 24 horas. Ah! Além disso é vegana e possui FPS 18, demais né? Tem tudo pra se tornar sua queridinha também!

Essa base também está no meu top 5 há muito tempo, quem me conhece sabe!
Ela garante uniformização com sua cobertura média e possui um acabamento mate duradouro. Um fator que eu acho super legal é que 85% dos seus ingredientes possui finalidade para cuidados com a pele, um deles é o ácido hialurônico, querido e amado por nós kk

Mais uma base de Boticário, pois eles merecem!
Com uma cobertura semi matte, a base Retinol combina o skincare + maquiagem. Possui ativos como duplo retinol e ácido hialurônico, além de um FPS 80. Sua cobertura é de média a alta e além disso, ela promete auxiliar na renovação celular e uniformização da pele após 15 dias de uso contínuo. Tudo que precisamos!

A Avon promete e entrega muito com essa base!
Ela tem uma cobertura leve a média, com um acabamento natural. Ainda conta com um FPS 30 e promete um controle de oleosidade durante o uso. Além de não obstruir os poros!
Ah, em sua cartela contamos com mais de 10 tons disponíveis.

Confira aqui meu top 5:



E me conta, qual a sua base nacional favorita? Já experimentou alguma dessa listinha?

Beijos, 
Brigtte.

VEJA TAMBÉM
MAQUIAGEM
DE BOLSA
WISHLIST
MAIO

04.07.22

EXPERIMENTANDO PRODUTOS CHIQUETOSOS

BRIGITTE CALEGARI

Experimentando produtos chiquetosos é o novo quadro de review deste blog!

E o primeiro produto que tenho para mostrar para vocês é a base chiquetosa da Chanel Beauty, a Sublimage l'essence de Teint. Com um acabamento luminoso, translúcido e cobertura média, ela promete uma pele uniformizada por até 12 horas. 
Além disso, possui uma formulação inédita com ingredientes como Vanilla Planifolia, responsável por ter uma propriedade antioxidante que ajuda a pele na proteção de possíveis agressões externas e óleo de enfleurage de baunilha, o qual tem a função de acalmar a pele. 
Uma base com ingredientes que nos ajudam a cuidar da nossa pele é tudo que amamos, não é?

Confira a resenha aqui:



Ah, e minha cor é a B20! 

Comente aqui o que achou....



VEJA TAMBÉM
MAQUIAGEM
DE BOLSA
WISHLIST
MAIO

10.06.22

MAKE DE CINEMA

BRIGITTE CALEGARI

Tem coisa mais deliciosa do que se inspirar nas maquiagens das estrelas de Hollywood? Sim, elas são referências obrigatórias para quem gosta de make! A seguir, nossa top 10.

Elizabeth Taylor, em Cleópatra
Vamos combinar: deusa absoluta. Apesar de ter sido influenciada pela estética dos anos 1960, essa maquiagem está mais atual que nunca! São os primórdios do delineado gráfico, vazado e com glitter – e da sombra color block  azul, verde ou dourada. E quer saber? A responsável pelos looks é a própria atriz, porque o maquiador italiano Alberto Rossi adoeceu. Liz tinha estudado as referências e técnicas necessárias e assumir o makeup. Destaque: o lápis de olho preto é usado nas sobrancelhas e no desenho do delineado para formar as asas. Para finalizar, blush rosado e um batom quase nada. 
Sophia Loren, em Arabesco
Diva dos anos 1950 e 1960, ela continua um ícone até hoje. E, vamos combinar, colocou o delineado geométrico definitivamente na lista dos Top 10 da maquiagem. Não à toa, Lana Del Rey, Adele e Katy Perry copiam até hoje. Ela mesma era expert no traçado no canto dos olhos, superdramático, geomátrico, pesadão mesmo. Seu segredo? Muitas camadas de máscara para cílios para dar toda a atenção que seus grandes olhos verdes merecem. Sophia também usava lápis nude na linha d'água inferior para abrir o olhar (o truque, que diria, viralizou no Tik Tok). As sobrancelhas da moda eram arqueadas. Os lábios, volumosos, mas raramente com batom vermelho. A musa preferia batons nude ou rosados com um leve brilho bem no centro dos lábios, para dar ainda mais volume.
 Natalie Portman, em Cisne Negro
Pele pálida e matte, olhos dramáticos com todas as nuances de sombras pretas, lábios cor de vinho. A maquiagem de Natalie Portman no filme marcou época. A make dos olhos ganhava desenhos que cobriam toda a pálpebra superior e ultrapassava todos os limites do côncavo, quase uma máscara, com puxadinho na parte interna dos olhos. Os cílios também eram importantes – super alongados e volumosos.
 Mia Farrow, em O Bêbe de Rosemary
Sardas à mostra (visionária a moça, não?), cílios inferiores cuidadosamente realçados com máscara (até meio grudadinhos): essa era a fórmula da maquiagem de Mia Farrow nesse filme de terror clássico. As maçãs do rosto e os lábios eram naturalmente coradinhos em tons rosados ou coral. 

Marilyn Monroe, em Quanto Mais Quente Melhor
Anote aí: make sedutor precisa de olhos e lábios em destaque. E é isso o que a gente vê nesse clássico. Você não vai acreditar, mas o filme foi rodado em preto e branco por causa da maquiagem feminina criada para os personagens travestidos – os dois músicos Joe (Tony Curtis) e Jerry (Jack Lemmon) testemunham o assassinato de um grupo de gângsteres e ara escapar da máfia, se disfarçam de mulher paratrabalhar em uma banda só de moças (onde, lógico, conhecem Sugar Kane, vivida por Marilyn Monroe. O responsável pela produção da atriz é o maquiador e amigo pessoal dela, Allan Snyder. Ele usava vaselina aplicada como primer para dar viço à pele; dois tons de batons vermelho (mais escuro para contorno dos lábios e o mais claro para preenchimento); lápis para os olhos marrom e preto; cílios postiços cortados ao meio e colados apenas nos cantos externos. Sexy!
  
 Audrey Hepburn, em Bonequinha de Luxo
Outro clássico obrigatório – o filme e o make. O delineador da atriz se tornou sonho de consumo até hoje. A ideia era chamar a atenção para os olhos de Audrey. Como? Com um make leve e natural, sinônimo de sofisticação nos anos 1960 e copiado até hoje, mais de sessenta anos depois. A maquiagem varia de intensidade dependendo da cena, mas a fórmula se mantém: pele perfeita, blush claro; batom cor de boca rosado, sombra quase do tom da pele e sem brilho, delineador nude na linha d´água dos olhos. Destaque: as cenas noturnas ganharam olhos com um suave esfumado nos cantos externos. Muita máscara para cílios e páh!
 
Kirsten Dunst, em Maria Antonieta
Essa make de época do filme de Sophia Coppola já foi até tema de aula com Dindi Hojah – quem não estava lá, perdeu! Pele alva, blush forte (e rosa, mimetizando aquele coradinho de frio de inverno, sabe?) e marcado, superfeminino. O batom combinava com o blush para um visual monocromático – moderno! Os olhos tinham sombrinha discreta marrom só para dar profundidade, sem máscara para cílios. Delicado!
 Rita Hayworth, em Gilda
Nunca, meus caros, nunca houve uma mulher como Gilda. Quem já viu o filme, sabe. É a atriz Rita Hayworth surgir na telona para os queixos caírem e todo mundo ficar sem fôlego. A pele irretocável, praticamente sem blush, dava foco aos olhos e aos lábios.. As sobrancelhas eram ruivas para combinar com os cabelos), finas e arqueadas. Alerta de tendência: para dar o ar extra sexy, os cílios eram mais longos nos cantos externos. A boca, com formato de coração, vinha em vermelho fechado para a maior  femme fatale de todos os tempos.
Cassandra Peterson, em Elvira, a Rainha das Trevas 
Esse filme de Sessão da Tarde marcou época. A personagem foi criada nos anos 1980 para o programa Movie Macabre, no qual Elvira apresentava filmes de terror e fazia comentários sobre eles. O vestido preto inspirado em Mortícia Addams, a peruca volumosa, além da imagem das pin-ups são coroados por um olhar marcante que vai além do delineado gatinho, unhas compridas quase vampirescas e pretas. Segundo Cassandra, a maquiagem do rosto foi inspirada no teatro japonês kabuki, com cores como vermelho e rosa no rosto bem pálido.
 Michelle Pfeiffer, em Scarface
Os anos 1980 eram… sexy. O que isso significa? Olhos esfumados no foco (ela gostava de tons marrons e cinza para destacar seus olhos claros), no melhor estilo smokey eye  + cílios destacados e lápis nude na linha d'água. Pele sempre fresh e iluminada, base de cobertura leve, natural e cremosa, blush marcado (estamos falando dos anos 1980, né?), com direito a contorno. Em Scarface, ela ousa com batom vermelho.

Beijos, Brigitte.
VEJA TAMBÉM
DICAS DE FOTOGRAFIA PARA MAQUIAGEM
MINHA ROTINA DE CUIDADOS COM A PELE