Blog Brigitte Calegari | SKINCARE: GUIA DOS ÁCIDOS

11.04.23

SKINCARE: GUIA DOS ÁCIDOS

KARINA HOLLO

Fonte: Pinterest

Friozinho chegando e eu só consigo pensar neles.

 Retinoico, glicólico, salicílico e hialurônico… Eles tratam de acne a rugas, de manchas a flacidez. Mas você sabe qual e quando usar cada um? Confira nosso guia 


Que os ácidos são grandes queridinhos da dermatologia, todo mundo sabe, né? Superpoderosos, eles podem, sim, fazer muita diferença no seu skincare – desde que você os use corretamente. Vem conhecer melhor os benefícios de cada um.


ÁCIDO RETINÓICO

Esse é o rei do tratamento anti-idade e o melhor amigo do filtro solar! "Conhecido como padrão ouro no tratamento contra o envelhecimento, promove proliferação e espessamento da epiderme e indução da síntese de colágeno. Resumindo, esse é um ativo chave para uma pele com textura bonita, poros fechados, pigmentação homogênea e esbanjando colágeno - aquela cara de pele bonita, sabe?" explica a dermatologista Lilia Guadanhim, de São Paulo.

Sua fórmula mais potente é a tretinoína, que é um medicamento que pode causar irritações em peles mais sensíveis e nunca deve ser usado sem prescrição do seu médico dermatologista especialista!
" No grupo dos retinóides também temos o retinol, o retinaldeído e o adapaleno, que são menos irritantes e podem ser alternativas em pacientes intolerantes"


ÁCIDO GLICÓLICO
Ele está na moda - o que significa que anda fácil de encontrá-lo nos potes de produtos de cuidados para o rosto. É o mais famoso entre os hidroxi-ácidos e realmente um ativo super bacana! "Ele reduz a pigmentação epidérmica, tem ação clareadora, promove renovação celular, melhora a textura da pele, estimula a produção de colágeno e reduz a degradação do nosso próprio colágeno", conta Lilia. Como na maioria dos casos, sua potência depende da concentração e do pH da fórmula -por isso é preciso saber certinho o que usar! "É uma alternativa interessante para pacientes com pele sensível".


ÁCIDO SALICÍLICO

É muito comum vê-lo em fórmulas de produtos para a acne e pele oleosa, porque tem efeito secativo. "Em concentrações altas também tem ação clareadora. Na maioria dos casos, é usado em combinação com outros ácidos. É preciso ter cuidado para que não cause descamação ou repuxamento" aconselha a dermato.


ÁCIDO FERÚLICO
Ele é um antioxidante potente que reduz os danos causados pela radiação solar, akém de combater os radicais livres e, com eles, o envelhecimento precoce. "Costuma estar associado a outros antioxidantes como a vitamina C e a vitamina E e contribui para a estabilidade desses ativos nas formulações", explica Lilia. Finalmente, suaviza rugas e linhas de expressão.


ÁCIDO HIALURÔNICO

Outro queridinho do momento. "O ácido hialurônico é maravilhoso injetável, pode ser usado como suplemento oral e ganhou muito espaço no uso tópico também!", observa Lilia. "É um ativo extremamente hidrofílico, se liga até 1000 vezes seu volume de água, por isso tem grande potencial hidratante". Encontrado naturalmente no nosso corpo, sua produção diminui com o tempo, reduzindo a hidratação e elasticidade da pele.

E ai, surgem a flacidez, as rugas, os sulcos e a perda de luminosidade. Ele pode ser usado como hidratante em fórmulas anti-idade, também tem ação preenchedora, pois potencializa as células a produzir hialurônico e, dessa forma, preencher as rugas naturalmente, sendo também um excelente hidratante. Pode estar presente em muitas fórmulas com ácidos para contrabalancear os processos irritativos e de desidratação da pele. 

Mas atenção: Para saber quais os benefícios de cada ácido hialurônico, é fundamental saber o tamanho da cadeia contida em cada produto (já parou para pensar por que alguns produtos com ácido hialurônico são baratinhos e outros são caros?)

"Ácido hialurônico de cadeira curta (até 50kDa) tem ação antirrugas, de cadeira intermediária (até 400kDa) melhora a hidratação, a elasticidade e tem ação antirrugas e ácido hialurônico de cadeia longa (>400KDa) tem efeito de hidratação", conta Lilia.

Por isso, antes de comprar consulte seu dermatologista, ok?


ÁCIDO MANDÉLICO

Em geral é usado em combinação com outros ácidos, mas pode ser útil no tratamento de acne, hiperpigmentações e manchinhas. "Ele é especialmente interessante para pacientes com pele escura", avisa a dermato.


ÁCIDO AZELAICO

Estap na categoria dos clássicos que amamos! Inibe a tirosinase (a enzima responsável pela estimulação e produção de melanina), ajuda a diminuir os cravos, limpa os poros e tem ação antibactericida (inibindo a bactéria que coloniza lesões inflamadas da acne), anti-inflamatória e secativa. "É um ativo de primeira escolha no tratamento de acne da mulher adulta, tem um bom perfil de tolerânica e é muito eficaz", diz Lilia. 

Também tem efeito de clareamento e pode ser bom aliado no tratamento de manchinhas pós-inflamação. Além disso, é usado no tratamento de rosácea.


ÁCIDO KÓJICO

"É um ativo clareador clássico que apresenta bom perfil de tolerância", diz Lilia. Costuma estar associado a outros clareadores para melhorar a eficácia. É obtido através da fermentação do arroz e é muito comum em produtos asiáticos para clareamento. Pode ser usado durante o verão e a gestação. Ele inibe a ação de uma enzima responsável pela produção de pigmento, promovendo a diminuição da formação de melanina. Não causa irritabilidade, funciona para manchas e melasma.


ÁCIDO ASCÓRBICO

É a nossa queridinha vitamina C! Poderoso antioxidante, combate a ação dos radicais livres, estimula a formação de novo colágeno (ajuda na síntese) e protege a pele dos efeitos nocivos do sol, uniformizando o tom e melhorando sua textura. Também diminui as rugas e clareia.

*Vale lembra que a dosagem e orientação de modo de uso deve ser feita por dermatologista.

Ah! Independentemente de o ingrediente ser fotossensibilizante, a proteção solar é regra básica e deve ser seguida diariamente com FPS 30 (no mínimo) e reaplicado de duas em duas horas


E na sua rotina de skincare, qual o seu favorito? 

Conta pra mim!

Beijos,

Brigitte.

VEJA TAMBÉM
DICAS DE FOTOGRAFIA PARA MAQUIAGEM
MINHA ROTINA DE CUIDADOS COM A PELE