Blog Brigitte Calegari | 10 CURIOSIDADES SOBRE A HISTÓRIA DO BATOM QUE VOCÊ NÃO SABIA

26.07.19

10 CURIOSIDADES SOBRE A HISTÓRIA DO BATOM QUE VOCÊ NÃO SABIA

MARÍLIA OLENSKI


Considerado como o item de beleza mais icônico, o batom é o produto queridinho em qualquer nécessaire. Não é para menos: todo mundo tem aquela cor preferida – ou algumas dezenas! Kkkk Independente do acabamento, textura ou cor, o batom transforma qualquer maquiagem e dá o tom: seja ele romântico, ousado, discreto ou sensual.

 

E você pode responder ao quiz, no final do post, para saber se você é uma #LipstickObsessed!

 

Dia 29 de julho é o Dia do Batom – e é claro que nós, amantes da maquiagem, precisamos comemorar! Considerado como um produto de beleza predominantemente feminino, o batom já passou por altos e baixos e foi um importante símbolo em diferentes momentos da história. 

 

Pensando nisso, reunimos as 10 curiosidades sobre a história do batom que você provavelmente não sabia. Bora lá?


Batom vermelho Brigitte Calegari - Dia do Batom

 

#1 – Por volta de 5.000 a.C (sim!!!) o batom começava a dar seus primeiros passos! Kkk usado por homens e mulheres, o produto foi “descoberto” através da mistura de cera de abelha e insetos coloridos amassados. Mas o pessoal já usava os truques dos produtinhos multiuso e aplicavam o batom nos lábios, nas bochechas e onde mais fosse interessante.

 

#2 – Foi Cleópatra, a rainha do Egito, que popularizou o uso do batom como conhecemos. Considerada como um ícone de poder e beleza, ela adoraaava usar maquiagem (quem não lembra automaticamente do super delineado?) e o batom era um item constante na sua beleza. Graças a isso, as pessoas começaram a associar o uso do batom à beleza feminina

 

#3 – Pulando no tempo para a era d.C na Europa, a Igreja Católica não era muito simpática com o uso do batom durante muuuito tempo. Os lábios coloridos eram associados a pecados de vaidade e luxúria e, segundo a igreja, as mulheres deveriam se vestir com modéstia. 

 

#4 – Em meio a essas discussões religiosas, o batom voltou a ganhar força graças a Rainha Elizabeth I, que governou a Inglaterra até o ano de 1.603. Ela era cristã, mas adorava ser vaidosa – e por isso popularizou a ideia de que batons possuíam poderes mágicos, inclusive de cura e livramento.


Dia do Batom Brigitte Calegari

 

#5 – Entretanto, por volta do ano 1.700 com a linhagem dos reis George no poder, o Parlamento Britânico criou uma lei que punia mulheres que usassem maquiagem na boca e nas bochechas. Eles acusavam as mulheres de bruxaria (!!!) e que o uso de maquiagem era para seduzir homens para o casamento.

 

#6 – Foi durante a Segunda Guerra Mundial que o batom ganhou ainda mais relevância e importância, porque o consumo de cosméticos cresceu de maneira acelerada. O motivo? As mulheres passaram a trabalhare ganhar seu próprio dinheiro. Nos EUA, usar batom chegou a ser considerado como um ato patriótico e a cor Victory Red virou a sensação.

 

#7 – Também foi durante a Segunda Guerra Mundial que surgiram os batons de longa duração, chamados de “no-smear” (sem borras).


#8 – A partir de 1.900, o batom se torna ainda mais simbólico para as mulheres por estar presente em importantes momentos da luta pela independência e direitos femininos. Durante a marcha pelo voto feminino em Nova York, por exemplo, Elizabeth Arden produziu e distribuiu batons vermelhos para as sufragistas (como as mulheres que participavam do protesto ficaram conhecidas). Arden acreditava na capacidade feminina de fazer parte das decisões estratégicas de um país.


Batom Vermelho Brigitte Calegari Dia do Batom

 

#9 – O uso de batons escuros, e em tons avermelhados, era usado como símbolo da emancipação das mulheres e também em tom de desafio às autoridades masculinas em todas as áreas (social, religiosa e legal). Total girl power!

 

#10 – O boom do batom como cosmético em forma de embelezamento (como usamos hoje) foi entre o final de 1940 e início dos anos 50. As maiores estrelas de Hollywood, como Marilyn Monroe Elizabeth Taylor, sempre usavam os lábios coloridos nas telas do cinema e na vida real. As atrizes popularizaram o batom e o tornaram um dos itens de primeira necessidade na maquiagem feminina. Ainda bem, não é mesmo? Kkk

 

Qual fato sobre o batom você mais gostou de saber?

 

Aproveite para responder o nosso quiz e descubra se você é uma #LipstickObsessed!

 

powered by Typeform
VEJA TAMBÉM
MAQUIAGEM
DE BOLSA
WISHLIST
MAIO