Blog Brigitte Calegari | 10 CURIOSIDADES SOBRE A HISTÓRIA DO BATOM QUE VOCÊ NÃO SABIA
26.07.19
10 CURIOSIDADES SOBRE A HISTÓRIA DO BATOM QUE VOCÊ NÃO SABIA
Considerado como o item de beleza mais icônico, o batom é o produto queridinho em qualquer nécessaire. Não é para menos: todo mundo tem aquela cor preferida – ou algumas dezenas! Kkkk Independente do acabamento, textura ou cor, o batom transforma qualquer maquiagem e dá o tom: seja ele romântico, ousado, discreto ou sensual.
E você pode responder ao quiz, no final do post, para saber se você é uma #LipstickObsessed!
Dia 29 de julho é o Dia do Batom – e é claro que nós, amantes da maquiagem, precisamos comemorar! Considerado como um produto de beleza predominantemente feminino, o batom já passou por altos e baixos e foi um importante símbolo em diferentes momentos da história.
Pensando nisso, reunimos as 10 curiosidades sobre a história do batom que você provavelmente não sabia. Bora lá?
#1 – Por volta de 5.000 a.C (sim!!!) o batom começava a dar seus primeiros passos! Kkk usado por homens e mulheres, o produto foi “descoberto” através da mistura de cera de abelha e insetos coloridos amassados. Mas o pessoal já usava os truques dos produtinhos multiuso e aplicavam o batom nos lábios, nas bochechas e onde mais fosse interessante.
#2 – Foi Cleópatra, a rainha do Egito, que popularizou o uso do batom como conhecemos. Considerada como um ícone de poder e beleza, ela adoraaava usar maquiagem (quem não lembra automaticamente do super delineado?) e o batom era um item constante na sua beleza. Graças a isso, as pessoas começaram a associar o uso do batom à beleza feminina.
#3 – Pulando no tempo para a era d.C na Europa, a Igreja Católica não era muito simpática com o uso do batom durante muuuito tempo. Os lábios coloridos eram associados a pecados de vaidade e luxúria e, segundo a igreja, as mulheres deveriam se vestir com modéstia.
#4 – Em meio a essas discussões religiosas, o batom voltou a ganhar força graças a Rainha Elizabeth I, que governou a Inglaterra até o ano de 1.603. Ela era cristã, mas adorava ser vaidosa – e por isso popularizou a ideia de que batons possuíam poderes mágicos, inclusive de cura e livramento.
#5 – Entretanto, por volta do ano 1.700 com a linhagem dos reis George no poder, o Parlamento Britânico criou uma lei que punia mulheres que usassem maquiagem na boca e nas bochechas. Eles acusavam as mulheres de bruxaria (!!!) e que o uso de maquiagem era para seduzir homens para o casamento.
#6 – Foi durante a Segunda Guerra Mundial que o batom ganhou ainda mais relevância e importância, porque o consumo de cosméticos cresceu de maneira acelerada. O motivo? As mulheres passaram a trabalhare ganhar seu próprio dinheiro. Nos EUA, usar batom chegou a ser considerado como um ato patriótico e a cor Victory Red virou a sensação.
#7 – Também foi durante a Segunda Guerra Mundial que surgiram os batons de longa duração, chamados de “no-smear” (sem borras).
#8 – A partir de 1.900, o batom se torna ainda mais simbólico para as mulheres por estar presente em importantes momentos da luta pela independência e direitos femininos. Durante a marcha pelo voto feminino em Nova York, por exemplo, Elizabeth Arden produziu e distribuiu batons vermelhos para as sufragistas (como as mulheres que participavam do protesto ficaram conhecidas). Arden acreditava na capacidade feminina de fazer parte das decisões estratégicas de um país.
#9 – O uso de batons escuros, e em tons avermelhados, era usado como símbolo da emancipação das mulheres e também em tom de desafio às autoridades masculinas em todas as áreas (social, religiosa e legal). Total girl power!
#10 – O boom do batom como cosmético em forma de embelezamento (como usamos hoje) foi entre o final de 1940 e início dos anos 50. As maiores estrelas de Hollywood, como Marilyn Monroe e Elizabeth Taylor, sempre usavam os lábios coloridos nas telas do cinema e na vida real. As atrizes popularizaram o batom e o tornaram um dos itens de primeira necessidade na maquiagem feminina. Ainda bem, não é mesmo? Kkk
Qual fato sobre o batom você mais gostou de saber?
Aproveite para responder o nosso quiz e descubra se você é uma #LipstickObsessed!
DE BOLSA
MAIO