Brigitte Calegari | Blog
20.07.21
BELEZA DA ALTA COSTURA AW 2022
Quem tem boca, vai a Roma. Mas quem tem olho, vai a Paris!
Make de passarela tem aquele incrível poder de fazer a gente viajar. A temporada trouxe olhos fortes e dramáticos, com toques de diversão. Vem conferir Karina Hollo?
Quem ama make de passarela, levanta a mão! E na semana de desfiles de alta costura de Paris, muito tem se falado de otimismo pós-pandemia nas coleções, mas as maquiagens, com exceção de um toque azul ali, outro aqui (que traz um ar de diversão, experimentação e leveza), foram dramáticas, com bastante (para não dizer totalmente) peso nos olhos. Sim, embora na Europa já esteja se vivendo um momento com menos obrigatoriedade de máscara, a metade superior do rosto ainda está atraindo o foco.
Vem conferir o que rolou:
CHANEL
Inspirada por duas mulheres artistas do século 19 – Berthe Morisot e Marie Laurencin –, a diretora criativa Virginie Viard trouxe tweeds e vestidos delicadamente bordados. Na beleza, os cabelos vieram com moicanos trançados e amarrados nas costas com grandes laços pretos (uma assinatura da casa), com uma pegada punk suave e feminina. Na maquiagem, os looks eram rock'n'roll: olhos fortes com delineador azul profundo e um traço preto bold por cima. Pele, matte e lábios neutros.
DIOR
Rodeado por chapéus de tweed e vestidos diáfanos, o rosto criado pelo diretor de criação e imagem da Christian Dior Makeup Peter Philips tinha olhos sublinhados por um azul profundo – mais uma vez, puxando para um punk do dia a dia, em um visual elegante e um pouco ousado. O olho é gráfico, mas tem um toque suave, um delineador sob o delineador, em azul intenso + preto fosco (a cor Denim da Paleta 5 Couleurs Couture). As sobrancelhas estavam bem preenchidas, a pele matte e os lábios, neutros (com um protetor labial Rouge Dior). "O delineado inferior era bem dramático e forte, com pegada punk e elegante, em um azul mais fechado, intenso, marinho mesmo. Foi usado um lápis preto de base e por cima a sombra azul", observa Brigitte Calegari. "O que achei mais bacana foi que para o olhar, que já estava pesado, não ficar over, Peter Philips deixou as sobrancelhas bem naturais, assim como a pele."
ARMANI PRIVÉ
Leve, revigorante e relax: assim foram os looks de Armani Privé, rodeados de vestidos glamourosos. A make foi suave e sutil, alegre, bonita – e fácil. Pele quase nua, sobrancelhas bem desenhadas, lábios naturais e bochechas rosadas (com ajuda de blush cremoso). Um brilho sutil nos pontos altos do rosto e… uma leve camada de sombras em tons pastel azuis, lilás, verdes e rosas cobrindo as pálpebras + um delineador fino e delicado + cílios cheios de drama. Diversão define! "O olho bicolor de Armani mostra pra gente que é possível, sim, ser elegante com make colorida. As sobrancelhas e a pele estavam leves e naturais e os cílios, só com máscara (os postiços deixariam a make colorida over!)", observa Bri. "Também gostei muito de como as cores foram usadas de um jeito menos convencional. Normalmente, a gente esfuma de dentro para fora, na horinzontal. No desfile, eles usaram na vertical, uma cor em cima, outra embaixo, e em tons próximos na cartela de cores – assim, não fica caricato!", analisa ela.
GIAMBATTISTA VALLI
Dá para não amar o gatinho extrabold de Giambattista Valli? Principalmente porque ele faz um contraponto mara com os vestidos de sonho da label! "Esse look gráfico e bold faz os olhos serem os protagonistas absolutos da maquiagem. É o delineado e nada mais", diz Bri.
BALENCIAGA
Direto e reto, literalmente: assim foi o delineado gatinho do desfile de Balenciaga. "Achei que o traço bem reto trouxe modernidade ali... O gatinho tem essa coisa de ser clássico e atemporal, pode ter até uma pegada retrô, mas essa forma mais reta traz uma modernidade superinteressante", analisa Brigitte.
VEJA TAMBÉM
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: OLHOS
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: LÁBIOS
28.06.21
DICAS PRECIOSAS DE DINDI HOJAH EM SUA 1ª AULA ONLINE
Em maio, tivemos duas super aulas de maquiagem online com os beauty experts Brigitte Calegari e Dindi Hojah. O tema da primeira? Beleza Hipernatural, aquela make de linda que nasceu assim, sabe? A da segunda? Beleza Sobrenatural, artística e autoral. As duas têm, lógico seus segredinhos. E os principais, a gente conta a seguir. Enjoy!
De um lado, nossa musa Brigitte Calegari – que virou modelo belíssima para as aulas. Do outro, Dindi Hojah, maquiador que já trabalhou para a mega bombada família Kardashian, com Gilberto Gil e com Iza, e que tem um olhar sofisticado e um acabamento perfeito. Só podia dar bom, né? Em quase quatro horas, com um rápido intervalinho, na primeira aula, ele desvendou seus processos e ensinou a fazer aquela maquiagem linda e suuuper natural. “A que nem o marido descobre que você está usando”, brinca ele. Em tempo: formado pelo Liceu de Maquiagem de Vanessa Rozan, Dindi foi o responsável pelo cabelo e pela maquiagem do rapper Kanye West e dos músicos do seu Sunday Service. Ele foi descoberto pelo marido de Kim K pela beleza que fez para o desfile da marca Cotton Project, na SPFW, em 2017, aprimorada depois em um shooting com o fotógrafo Hick Duarte. Eis que, trabalhando na Califórnia, recebeu um e-mail da equipe criativa da Yeezy, grife de West. O que aconteceu depois? Até vestido de cabelos para North West, ele fez. O paulistano de 34 anos tem um longo histórico de desenho, artes e trabalho manual no currículo, além de ser formado em Design de Produto e pós graduado em moda. Para conferir seus 4 segredos de uma pele supernatural, continue lendo:
A LIMPEZA DA PELE
Sim, sim: mesmo que a pele que vai ser maquiada esteja limpa, ele aconselha aplicar água micelar para equalizar e neutralizar o rosto. “Sem falar que esse momento é uma ótima oportunidade para reconhecer, escanear a face, seu formato, suas características”, diz Dindi. Seja sincera: você já tinha relacionado o momento da limpeza da pele a esse reconhecimento de terreno? Gênio.
BENEFÍCIOS INVISÍVEIS
Então, chega a hora da preparação da tela que é o rosto. Ele aconselha pedir para a cliente esfoliar os próprios lábios (para não correr o risco de colocar força demais e machucar essa pele tão delicada). Em seguida, precisa hidratar os lábios, a também sensível área dos olhos e o rosto. “Esses passos trazem benefícios invisíveis, mas superimportantes, incluindo efeito tensor, antifadiga e lifting... Assim, você consegue uma nova qualidade de pele”, conta. Vale fazer uma massagem? Dindi conta que raramente há tempo. Afinal, não estamos ali para um tratamento e, sim, para maquiar. É justamente por isso que ele diz que, para esse momento, busca produtos que entreguem resultado imediato. “Preciso da resposta instantânea – não em 24 horas ou em uma semana.” Faz sentido: queremos beleza, e queremos agora!
CAMADAS INVISÍVEIS QUE ELIMINAM CAMADAS VISÍVEIS
Chega a hora de fazer a pele – vamos combinar, a base de uma beleza natural. Dindi indica borrifar uma bruma leve e, então, aplicar base leve e transparente com esponja molhada – para ela não roubar água nem da pele, nem do produto. Em tempo: esponja, cada cliente tem a sua. Não dá para misturar ou trocar. “Para clientes habituais, inclusive monto um kit com etiqueta.” O blush, ele começa aplicando bem no centro da maçã do rosto, para dar aquele ar de viço e saúde.
BRILHO MUITO É BOBAGEM
Se Dindi é adepto do iluminador? Bem, gostamos todos de um look glow. No entanto, ele aconselha evitar brilho em alguns pontos-chave: no centro da testa, entre as sobrancelhas, na ponta do nariz e ao redor dele e da boca, no queixo e nas olheiras. “Para mim, o brilho deve estar localizado na ponte do nariz e no arco do cupido. Além disso, ele faz um C nas têmporas.”
MAKE HIPERNATURAL
Durante a primeira aula, surgiu o tema da próxima: Maria Antonieta Punk. Dindi e Brigitte deram um show e realmente foi impressionante ver o rosto da nossa musa se transformando com a maquiagem. Mas o mais importante desse processo todo foi a pesquisa de referências para a criação do look. Para começar, ele aconselhou a não procurar imagens de maquiagens prontas, e sim informação (visual também, lógico), que retratassem Maria Antonieta de verdade – rainha consorte da França no século XIX. Depois de ver muitas referências (e até de mergulhar na história dela), e começar a construir sua criação, Dindi passou para o segundo passo da pesquisa: o movimento punk, dos anos 1970, com foco em imagens de mulheres dessa época. Depois de separar fotos de makes icônicas e eleger caminhos, ele mixou as informações e voilá – Maria Antonieta punk ganhou vida!
Aqui você prendeu os quatro passos principais para uma pele deusa e o processo de pesquisa para criar uma maquiagem hipernatural. Ficou com gostinho de quero mais? As aulas estão gravadas. Entre em contato via WhatsApp para saber como acessar:
(44)99135-0240
VEJA TAMBÉM
DICAS DE FOTOGRAFIA PARA MAQUIAGEM
MINHA ROTINA DE CUIDADOS COM A PELE
28.06.21
GADGETS DE BELEZA, PARTE 2
É isso mesmo: estamos tão apaixonadas por esses acessórios de beleza que uma matéria só foi pouco! Vem investigar esses itens que podem ajudar você a cuidar do rostinho. Karina Hollo
Aplicador de máscara que potencializa o resultado dos ativos, massageador 3D, fronha de seda, geladeirinha de beleza, máscara de LED... Antes de você abrir espaço para esse arsenal de beleza, vem saber um pouco mais sobre cada um desses acessórios que prometem maravilhas e estão nas bancadas dos maquiadores e influs nacionais e internacionais.
Máscara facial? Amamos. E esse aparelhinho é um aplicador de máscaras que funciona por aplicativo e esquenta, esfria e vibra, de acordo com o objetivo. Tudo para os seus princípios ativos serem melhor absorvidos. “De uma maneira geral, o aquecimento dilata os poros e pode sim aumentar a penetração de alguns ingredientes”, explica a dermatologista Lilia Guadanhim, de São Paulo. “E o resfriamento, por outro lado, provoca vasoconstrição e pode ajudar a reduzir o inchaço e deixar a pele com aparência mais homogênea, enquanto o LED vermelho tem ação anti-inflamatória e pode melhorar o aspecto da pele que apresente acne e rosácea, por exemplo. Além disso, o LED azul tem efeito anti-bacteriano e promove redução de Cutibacterium acnes, bactéria envolvida no mecanismo da acne, podendo ser interessante nesses casos”, continua ela. Ah! A vibração associada à variação de temperatura relaxa e deixa o momento de skincare mais agradável.
O gadget faz uma massagem na região dos olhos, o que ajuda na drenagem do inchaço e ativa a microcirculação. “Massagear a área dos olhos pode reduzir o inchaço e a aparência de bolsas”, diz Lilia.
Mas as linhas finas dessa região se formam por movimentação repetida (contração muscular), exposição solar e pela flacidez do processo de envelhecimento e, por isso, precisam de tratamentos específicos. “Manter essa região bem hidratada, no entanto, pode atenuar o aspecto de linhas finas”, ensina a dermato.
Muito se fala dos benefícios de trocar a fronha de algodão pela de seda. Vale mesmo a pena, para evitar rugas e a formação de acne? ”A fronha de seda reduz o atrito nos cabelos e assim pode atenuar o frizz”, alerta Lilia. Para evitar rugas de sono (as famosas “sleep-lines”), mais importante do que trocar a fronha é evitar amassar o rosto na hora de dormir. “Se trocar para fronha de seda ajudar você a se lembrar de não amassar o rosto, se joga! Se não, tente dormir de barriga para cima”, diz ela. Fronhas de seda absorvem menos a umidade, e podem ajudar a não agredirem ou irritarem a pele. O algodão promove maior atrito na pele.
E sim, trocar e lavar os lençóis e fronhas semanalmente é suficiente para evitar a piora da acne. Afinal, a gente fica cerca de 8 horas por dia com o rosto encostado no tecido – que acumula poeira, oleosidade e sujeira.
Elas são lindinhas, objetos de beleza tentação. Mas será que realmente é importante colocar os produtos de beleza dentro dela? “Depende: manter os produtos refrigerados é importante especialmente se você tem o hábito de usar manipulados que são menos estáveis, principalmente se mora em regiões muito quentes”, diz Lilia. Além disso, pode ser gostoso se você gosta da sensação fresca na pele.
Esse gadget parece ter vindo de um filme de ficção científica! Mas a questão é que pode, sim, funcionar para a sua beleza. O LED pode ser interessante por seu efeito anti-inflamatório e antibacteriano. “O LED azul leva à produção de espécies reativas de oxigênio e destruição seletiva da bactéria Cutibacterium acnes, sendo potencialmente interessante em pacientes com acne”, conta Lilia. Já o LED vermelho (660nm) tem efeito anti-inflamatório e pode ser um aliado em pacientes com acne, rosácea, dermatite seborreica, dermatite perioral, entre outros. “É importante ressaltar que, apesar de serem benéficos no tratamento da pele, o uso de LED de NÃO substitui uma boa rotina de cuidados com a pele e os tratamentos orientados e realizados pelo médico dermatologista, ok?”, ressalta a dermatologista.
Esse massageador promove relaxamento e pode ajudar a reduzir o inchaço depois de uma noite mal dormida – suficiente para ganhar lugar na sua penteadeira? “A perda de definição no contorno do rosto acontece porque, durante o processo de envelhecimento, há reabsorção de osso e gordura e a pele perde sustentação e suporte, tendendo a girar para o centro e cair. Para melhorar o contorno, é preciso atuar nas camadas mais profundas! “Devolver estrutura e suporte requer cirurgia, preenchimentos com ácido hialurônico, bioestimuladores de colágeno e tecnologias, como a radiofrequência e o ultrassom microfocado”, finaliza a médica.
VEJA TAMBÉM
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: OLHOS
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: LÁBIOS
04.05.21
GADGETS DE BELEZA PARTE I
Skin rollers, gua shas, escovas faciais. Eles se tornaram nossos fiéis companheiros na rotina de skincare e de bem-estar. E se você ainda não entrou para esse clube, vem entender melhor para que serve cada um e entregue-se!
Em tempos de pandemia, cuidar da pele transcendeu a questão de limpar, hidratar e proteger e se tornou um momento de autocuidado e bem-estar. Se você acha que é bobagem, saiba que não é, não. Para começo de conversa, a massagem que a gente faz no rostinho ao aplicar uma espuma de limpeza ou o sérum antioxidante dispara a produção de neurotransmissores de prazer – viu como a ciência explica essa nossa fixação por tratamentos de beleza?
E aí aliados ao momento de isolamento, com menos acesso a sessões na clínica dermatológica ou estética, eles tomaram conta da nossa bancada – os gadgets de beleza. Atire o primeiro gua sha quem não se rendeu a essa ferramenta de origem chinesa ou aos skin rollers para dar um up no rosto super em foco nas reuniões de Zoom. “O guasha e o rolinho de jade são geladinhos o que, junto com a massagem que fazemos com eles, podem ajudar a reduzir o inchaço do rosto”, conta a dermatologista Lilia Guadanhim, de São Paulo. A médica diz que eles são gadgets democráticos – podem ser usados por qualquer tipo de pele! Peles oleosas, maduras, negras, com acne... “Mas é importante ressaltar que eles não têm benefícios anti-idade, ok? Não aumentam a penetração dos cremes, não estimulam o colágeno, não tratam envelhecimento. Veja o guasha e o rolinho com um carinho com a sua pele: se gostar, use!”, fala Lilia.
Mas você sabe como usar e tirar o máximo de cada um, seja para absorver melhor os cremes, seja para deixar o rosto pronto para a maquiagem? Vem aprender:
GUA SHA PARA DRENAR
A técnica Gua Sha está enraizada em técnicas chinesas antigas usadas para nutrir sua pele. De jade ou de quartzo rosa, é capaz de deixar a pele com aparência mais jovem, firme e radiante, suavizar rugas, aliviar dor de cabeça, eliminar toxinas e liberar a tensão. “Com as mãos, podemos massagear, fazer exercícios e relaxar o rosto. No entanto, às vezes é bom adicionar um pouco de variedade à rotina”, sugere Alessandra Scavone, fonoaudióloga. E se você quer dar um up no rosto em 1 minuto por dia, o gua sha de jade é o ideal. O excesso de líquido no rosto pode causar inchaço e uma pele sem viço e o gua sha pode ajudar muito! “Podemos usá-lo para massagear de modo a ajudar a eliminar toxinas, ativar a circulação sanguínea e aumentar a vitalidade e oxigenar a pele, deixando-a mais firme, com mais viço, ajudando até a suavizar as linhas de expressão.”
ROLLER FACIAL PARA REDUZIR OLHEIRAS E LINHAS FINAS
O roller, em especial de jade, alisa a pele a qualquer momento do dia. Já o de quartzo rosa acalmar pele sensível ou inflamada enquanto reduz as bolsas sob os olhos e dá aquele glow – coloque na rotina da manhã! “Isso porque ela é uma das mais maravilhosas pedras de cura e embelezamento, eliminando toxinas e reduzindo o inchaço, suavizando rugas e linhas de expressão, melhorando a elasticidade da pele, aliviando o estresse e a tensão, fazendo uma drenagem linfática, reduzindo as olheiras”, diz ela.
Em tempo: antes de usar qualquer uma dessas ferramentas, certifique-se de ter mãos e rosto limpos antes, ok? De acordo com Alessandra, podem ser usados todos os dias.
Como preparar a pele com o Roller Facial e o Gua Sha para uma maquiagem maravilhosa?
Depois de ter aplicado o hidratante pré-maquiagem, é a hora da massagem com o Roller Facial e o Gua Sha. “O roller será ótimo se você está com o rosto inchado, com bolsas porque fará uma espécie de drenagem, afinando a face, melhorando a tonificação e ajudando a fechar os poros”, fala Alessandra. Vale inclusive deixar o seu roller na geladeira antes do uso.
E se você, além de desinchar, quiser dar um up na musculatura do seu rosto, modelando e ativando a circulação sanguínea, aumentando o viço, passe o Gua Sha. Bem trabalhado, o Gua Sha possibilita uma melhora do tônus muscular facial e deixa pele mais firme. “Passar o Gua Sha antes de dar início ao make é ótimo para acentuar o contorno natural do rosto.”
Com a pele limpa, aplique o hidratante ou óleo e comece a massagem com o roller facial pelo queixo, rolando para fora, em direção à linha do cabelo. Pode continuar esse movimento por todo o resto da área do rosto e pescoço. “O estímulo com o roller facial ou o gua sha, deve ser feito sempre no sentido para fora (no rosto). O movimento ajuda a drenar esses pontos em que o inchaço fica aparente, além de levantar a musculatura da região”, ensina Alessandra. Os movimentos são somente de ida, nunca de volta. Faça cerca de 10 movimentos em cada parte da face. “O lado menor do rolinho é para ser usado nas pálpebras superiores e inferiores. Já o Gua sha pode ser passado 5 vezes em cada região”, fala Alessandra.
ULTRASSOM COM LED
O ultrassom faz parte de tratamentos clássicos em clínicas de estética. O gadget para usar em casa pode ajudar na firmeza, a eliminar inchaço, ativar a circulação e estimular a atividade celular, iluminando a pele. “O LED vermelho tem ação anti-inflamatória, pode ser útil em pacientes com quadros de acne, rosácea ou pele sensível, por exemplo. O LED azul tem ação bactericida e pode ser um tratamento auxiliar nos pacientes com acne mas cuidado – a luz azul/violeta, dependendo da intensidade, pode piorar quadros de manchas e melasma! Aqui novamente a sensação é gostosa e se quiser investir, se joga! Mas é preciso alinhar expectativas e não achar que esses dispositivos são a solução do envelhecimento, ok?”, alerta dra. Lilia.
ESCOVA FACIAL DE LIMPEZA
Elas são lindas e dão um tom mais profissional para o momento da limpeza da pele, que a gente sabe que é superimportante. Isso sem falar que a massagem que elas fazem no rosto são revigorantes! Dra Lilia faz só um alerta: “Nada de escovas para ‘esfregar’ o rosto, nada de escovas-imitação com cerdas que sejam ásperas! O racional por trás das escovas com vibração sônica é que a vibração das cerdas causa um turbilhonamento da água e colabora para uma melhor limpeza dos poros. Ainda há poucos estudos médicos sobre esses gadgets mas parece que as escovas são sim interessantes, especialmente em peles mais expostas a poluentes e com cravos.
VEJA TAMBÉM
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: OLHOS
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: LÁBIOS
16.03.21
FASHION WEEK: TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM
NA PASSARELA
Explosão de cores, o retorno do olho esfumado e preto, batom vermelho na potência máxima. Quer saber quais as trends dos últimos desfiles internacionais?
Por que a gente ama tanto os desfiles internacionais? Por aqui, podemos dizer que é porque temos paixão por maquiagem (e moda, lógico). E seja para fechar os olhos e se imaginar lá, na passarela, ou para saber como atualizar o nécessaire para usar tudo o que está bombando lá fora, vem conferir as três tendências de make que se viu em Paris e em Milão.
EXPLOSÃO DE CORES NOS OLHOS
As cores, desde sempre, trazem um otimismo cheio de alegria para a maquiagem (e, vamos combinar, estamos todos precisando, não é?). Os desfiles de Giambattista Valli e Versace mostraram modelos com olhos intensos e ousados. No primeiro, os looks tinham um padrão geométrico em tons claros e escuros que remetiam aos afrescos do teto da Galleria Borghese de Roma. No segundo, assinado por Pat McGrath, tinha delineados gatinho cintilantes e vivos, para dar personalidade extra ao visual.
1. Paleta de Sombras Urban Decay Wired, R$ 299
Para olhos divertidos e magacoloridos. São 10 tons suaves aveludados, super mescláveis, para construer o próprio arco-íris
2. Paleta de Sombras Revlon Wonder Woman, R$ 147
Edição limitada com cores intensas e super pigmentadas para criar looks fantásticos. São 8 tons de sombras, com acabamentos acetinados brilhantes, metalizados e mattes que conferem uma textura cremosa e sedosa com pigmentação intense, e 2 tons de iluminadores, dourado e rosado, que deslizam na pele.
3. Paleta para Olhos Mothership VIII Divine Rose II Collection, Pat McGrath Labs, US$ 125
Paleta para olhos em ediç?ao limitada da maga da maquiagem Pat McGrath. Tem de rosas mais suaves, pêssegos e rosés até bronze e burgundy, em acabamento matte, brilhante e glitter.
SMOKEY EYE RELOADED
Lembra daquele olho esfumado que fez o maior sucesso nos anos 1990 – diz a agência de tendências WGSN que essa nostalgia se explica como uma forma de fuga da realidade e busca de um consolo no passado para os tempos difíceis de 2020/21). Pois o smokey eye está de volta, relido, obviamente. Foi visto por aí em Dior, Chanel... Peter Philips usou uma espécie de carvão fosco ao redor dos olhos para produzir um visual grunge. “A casa apresentou uma beleza dramática: o objetivo era trazer uma pegada mais “punk” para a beleza, e não sensualidade como a maioria dos olhos pretos trazem aos olhares femininos, por isso que até mesmo a máscara de cílios foi deixada de lado. Para obter o look, apenas dois itens são necessários: lápis e sombra. Ah! O canto interno e externo dos olhos foram explorados, deixando um espaço ‘negativo’ no centro da pálpebra. O côncavo também foi marcado, assim como a raiz dos cílios inferiores, unindo ao acabamento externo deixando-o mais arredondado”, descreve a beauty artist Brigitte Calegari. Chanel também trouxe uma variação dramática do clássico black eye. “Olhos extremamente contornados, do canto interno até o canto externo, e levemente esfumados. Algumas versões mais blocadas, outras com um leve gateado. Muita máscara de cílios, linha d’água limpa, trazendo a sensação de olhos maiores e expressivos.”
1. Mono Couleur Couture, Dior, US$ 30
Sombra de cor intense e longa duração em edição limitada. Enriquecida com aloe vera e óleo de pinho, para uma textura cremosa e sustentável.
O olho jet-black de Dior foi criado usando o Diorshow 24H Stylo 091 Matte Black. Aplique ao redor dos olhos e, antes de secar, esfume as bordas para elas ficarem mais “macias”.
3. Quarteto De Sombras Multiefeitos Modern Glamour, Chanel, R$ 485
Para o look modern-disco, os olhos foram delineados (e depois esfumados) com o Le Crayon Khôl Eye Pencil in Noir. Então, toda a pealpebra foi coberta e colorida usando essa paleta superversátil.
BATOM VERMELHO NA POTÊNCIA MÁXIMA
Julien Dossena, estilista responsável por Paco Rabanne, invocou códigos burgueses clássicos, com uma estética hedonística alegre e decadente. Na maquiagem, mais é mais. E o batom vermelho cremoso e brilhante falou alto. Além do blush supermercado e de olhos esfumadinhos e delineados com lápis de olho, sabe? Bem no estilo anos 1990. Make clássico, inclusive com sobrancelhas marcadas. O batom vermelho também esteve no desfile de Moschino, porém mais aberto e em uma pele mais quente, com um blush que dá uma corzinha ao rosto (a gente merece, né, depois de tanto tempo dentro de casa).
Esse vermelho aberto é glamour puro para colorir, definer e destacar os lábios. Capriche na hora de aplicar e arrase.
Batom líquido e de longa duração com acabamento matte suave. A cor 999 é um clássico da marca, amamos!
VEJA TAMBÉM
DICAS DE FOTOGRAFIA PARA MAQUIAGEM
MINHA ROTINA DE CUIDADOS COM A PELE
24.02.21
3 TENDÊNCIAS DE BELEZA PARA VOCÊ ADERIR JÁ
Depois desse 2020 louco, o que vem por aí em matéria de tendência de beleza? Confira aqui as novas ondas que prometem ser hit em 2021.
Começo de ano é aquela época boa para fazer aquele balanço e se lançar nas novidades que vem aí. Eis que batendo o olho no relatório de tendências do Pinterest para 2021, a gente logo vê duas trends de beleza que devem chegar com tudo.
A primeira é uma rotina de beleza mais minimalista, com o fim da maquiagem reboco. As pessoas estão abraçando a beleza natural e deixando a verdadeira textura da pele aparecer, sabe? A partir de agora, para ser "naturalmente chique", é preciso apostar na simplicidade e na sustentabilidade. Não à toa, buscas por como ter uma pele brilhante naturalmente quadruplicaram (assim como por exercícios de yoga facial), o interesse por skincare caseiro cresceu 110% e por maquiagem natural para todo dia, 180%.
Outro ponto de destaque? Sobrancelhas. Elas vão ser as protagonistas, podendo ganhar cores e designs ousados e cheios de atitude – incluindo sobrancelhas coloridas (+35%) e descoloridas (+160%). Última aposta? Os olhos continuam sendo o ponto de foco. Afinal, são eles que ficam à mostra quando estamos de máscara de proteção (sim, sim, ainda precisa usar!). “Assim como a gente evidencia olhos e lábios, temos levado a sobrancelha em consideração como esse ponto a mais na maquiagem. Coloridas, descoloridas, com aplicações de pedrarias ou cristais, elas vão de encontro a quem está aberto à novidade, à maquiagem inusitada e à criatividade – a cara da geração Z”, comenta Brigitte. Ficou curiosa? Continue lendo para descobrir três tendências de beleza para aderir agora mesmo.
PELE TRANSLÚCIDA
A ideia é a seguinte: a gente acordou para a importância do skincare como a base para uma maquiagem bonita e natural. Quem não limpa, hidrata e cuida da pele não pode querer um resultado fresh de make, mesmo com os melhores produtos. Dito isso, e uma vez que estamos gastando mais tempo tratando do rosto, podemos assumir e deixar à mostra nossas singularidades – como sardas e pintinhas! “A ideia é usar base de cobertura leve e natural e corretivo apenas onde é necessário. E isso, depois de hidratar bem a pele”, fala Brigitte Calegari. Anote aí produtos que vão ajudá-la a conquistar o look.
Vitalumière Aqua, Chanel, R$ 390 Ela tem efeito segunda pele, ultraleve e textura ultraleve, além de FPS 15. Deixa o rosto com aquela radiância saudável! É como se você tivesse nascido assim.
Base L'Essentiel Natural Glow, Guerlain, R$ 299 Alta performance + naturalidade, maquiagem e tratamento, tudo ao mesmo tempo. Com 97% de ingredientes naturais, proporciona um acabamento de brilho natural que dura 16 horas para sua pele ficar luminosa e fresca. E o que é melhor: deixa a pele respirar, hidrata, equilibra e protege da poluição.
Blush Cremoso Fenty Cheeks Out Freestyle, Cor Crush On Cupid, Fenty Beauty, R$ 129 Superleve, não oleoso e que adere instantaneamente à pele para um rubor natural. Impossível de exagerar, sabe? Fórmula resistente ao suor e à prova d’água, vegana e 100% Cruelty Free.
CRIATIVIDADE NO OLHAR
Sim, são eles que continuam sendo os responsáveis por transmitir nossas emoções, uma vez que seguimos usando máscaras de proteção. “Prevejo que vamos usar sombras e delineadores de cores intensas e vibrantes e também em tons pastel nos dias mais solares, além de cristais e pedrarias”, conta Brigitte. Dá uma olhada no que vai turbinar seu olhar:
Sombra Mate Compacta Verde pra contemplar natureza Intense by Manu Gavassi, O Boticário (aqui), R$ 37,90 Sombra com efeito mate, ultra pigmentada, para uma maquiagem marcante e divertida. Superfácil de espalhar, tem alta duração.
?
Paleta De Sombras Kvd Vegan Beauty Edge Of Reality, R$ 299 Paleta de sombras vegana e reciclável, com 14 sombras matte e brilhantes, de alta pigmentação. Para um vibe suave ou glamourosa, você decide.
Delineador Matte Blue Diorshow On Stage Liner, Dior (aqui), R$ 205 Delineador líquido à prova d’água com duração de 24 horas e cor intensa. Sua ponta de feltro é bem flexível, o que facilita na hora de fazer o traço.
SOBRANCELHAS NATURAIS
Elas rejuvenescem e trazem equilíbrio nas maquiagens mais intensas e divertidas. Olhar + sobrancelhas são a dupla que ajudam a gente a se expressar. E mais do que nunca os formatos naturais são tendência. “É o começo de uma nova era. Antes, os profissionais determinavam o início, o meio, o fim, uma espessura ideal... Hoje, mais do que nunca, valorizamos as nossas singularidades na beleza. E as sobrancelhas não ficam de fora”, garante Bri. Isso significa que a ideia é realçá-las respeitando o formato natural: mais reto, mais alongado, mais curvo.
É bem provável que você comece a ouvir falar sobre Brow Lamination – técnica para quem gosta de sobrancelhas com um aspecto mais selvagem que alisa os pelinhos das sobrancelhas, penteando os fios para cima e na direção vertical. “Lançado pelas russas, é um alisamento de sobrancelha para que a gente consiga moldá-la de uma melhor forma nessa tendência mais selvagem, com a pelinhos para cima.” E há ainda a desondulação de sobrancelhas – isso mesmo, um alisamento de sobrancelhas para quem tem fios ondulados e rebeldes, sem uma direção certinha. O processo deixa os fios mais lisos e alinhados.
O passo a passo para sobrancelhas lindas? Depende do que você busca e gosta e do que sua sobrancelha precisa. “Para mim, quanto menos produto, melhor. Assim, ela não fica blocada. E gosto de deixar os fiozinhos bem definidos. O gel transparente de sobrancelha deixa os fios no lugar e o com cor dá sensação de mais volume. O lápis, principalmente o retrátil é capaz de criar fios e é o mais fácil de usar. Escolha o tom mais próximo do seu natural. Se a intenção for intensificar o desenho, escolha um tom de sombra mais clara que o fio para fazer o fio”, ensina Brigitte.
Brow Microfiling Pen, Benefit, R$ 154 Imita com perfeição fios naturais (desde que você mantenha a mão bem leve). Tem um efeito limpo, controlado e definido. Dá para ver a pele por baixo, como se fossem fios de verdade e a duração é de 24 horas.
Delineador Retrátil de Precisão para Sobrancelhas, Mary Kay (aqui), R$ 49,90 Para fazer fiozinhos e preencher as sobrancelhas, com longa duração, à prova de borrões e textura leve.
Máscara para Sobrancelhas Brow Set, Clear, M·A·C (aqui), R$ 119 Máscara para sobrancelha transparente que mantém os fios no lugar com brilho enquanto destaca o desenho natural. Textura em gel e à prova d'água que não deixa os fios endurecidos ou com resíduos.
VEJA TAMBÉM
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: OLHOS
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: LÁBIOS