Blog Brigitte Calegari | BELEZA DA ALTA COSTURA AW 2022

20.07.21

BELEZA DA ALTA COSTURA AW 2022

KARINA HOLLO

ARMANI PRIVÉ


Quem tem boca, vai a Roma. Mas quem tem olho, vai a Paris!
Make de passarela tem aquele incrível poder de fazer a gente viajar. A temporada trouxe olhos fortes e dramáticos, com toques de diversão. Vem conferir Karina Hollo? 
Quem ama make de passarela, levanta a mão! E na semana de desfiles de alta costura de Paris, muito tem se falado de otimismo pós-pandemia nas coleções, mas as maquiagens, com exceção de um toque azul ali, outro aqui (que traz um ar de diversão, experimentação e leveza), foram dramáticas, com bastante (para não dizer totalmente) peso nos olhos. Sim, embora na Europa já esteja se vivendo um momento com menos obrigatoriedade de máscara, a metade superior do rosto ainda está atraindo o foco. 
Vem conferir o que rolou:

CHANEL
Inspirada por duas mulheres artistas do século 19 – Berthe Morisot e Marie Laurencin –, a diretora criativa Virginie Viard trouxe tweeds e vestidos delicadamente bordados. Na beleza, os cabelos vieram com moicanos trançados e amarrados nas costas com grandes laços pretos (uma assinatura da casa), com uma pegada punk suave e feminina. Na maquiagem, os looks eram rock'n'roll: olhos fortes com delineador azul profundo e um traço preto bold por cima. Pele, matte e lábios neutros.

DIOR
DIOR
Rodeado por chapéus de tweed e vestidos diáfanos, o rosto criado pelo diretor de criação e imagem da Christian Dior Makeup Peter Philips tinha olhos sublinhados por um azul profundo – mais uma vez, puxando para um punk do dia a dia, em um visual elegante e um pouco ousado. O olho é gráfico, mas tem um toque suave, um delineador sob o delineador, em azul intenso + preto fosco (a cor Denim da Paleta 5 Couleurs Couture). As sobrancelhas estavam bem preenchidas, a pele matte e os lábios, neutros (com um protetor labial Rouge Dior). "O delineado inferior era bem dramático e forte, com pegada punk e elegante, em um azul mais fechado, intenso, marinho mesmo. Foi usado um lápis preto de base e por cima a sombra azul", observa Brigitte Calegari. "O que achei mais bacana foi que para o olhar, que já estava pesado, não ficar over, Peter Philips deixou as sobrancelhas bem naturais, assim como a pele."



ARMANI PRIVÉ
ARMANI PRIVÉ
Leve, revigorante e relax: assim foram os looks de Armani Privé, rodeados de vestidos  glamourosos. A make foi suave e sutil, alegre, bonita – e fácil. Pele quase nua, sobrancelhas bem desenhadas, lábios naturais e bochechas rosadas (com ajuda de blush cremoso). Um brilho sutil nos pontos altos do rosto e… uma leve camada de sombras em tons pastel azuis, lilás, verdes e rosas cobrindo as pálpebras + um delineador fino e delicado + cílios cheios de drama. Diversão define! "O olho bicolor de Armani mostra pra gente que é possível, sim, ser elegante com make colorida. As sobrancelhas e a pele estavam leves e naturais e os cílios, só com máscara (os postiços deixariam a make colorida over!)", observa Bri. "Também gostei muito de como as cores foram usadas de um jeito menos convencional. Normalmente, a gente esfuma de dentro para fora, na horinzontal. No desfile, eles usaram na vertical, uma cor em cima, outra embaixo, e em tons próximos na cartela de cores – assim, não fica caricato!", analisa ela.
  


Giambattista Valli
GIAMBATTISTA VALLI
Dá para não amar o gatinho extrabold de Giambattista Valli? Principalmente porque ele faz um contraponto mara com os vestidos de sonho da label! "Esse look gráfico e bold faz os olhos serem os protagonistas absolutos da maquiagem. É o delineado e nada mais", diz Bri. 



BALENCIAGA DELINEADO
BALENCIAGA
Direto e reto, literalmente: assim foi o delineado gatinho do desfile de Balenciaga. "Achei que o traço bem reto trouxe modernidade ali... O gatinho tem essa coisa de ser clássico e atemporal, pode ter até uma pegada retrô, mas essa forma mais reta traz uma modernidade superinteressante", analisa Brigitte.








VEJA TAMBÉM
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: OLHOS
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: LÁBIOS