Blog Brigitte Calegari | COMO A VITAMINA C PODE AJUDAR NA MAQUIAGEM

07.05.20

COMO A VITAMINA C PODE AJUDAR NA MAQUIAGEM

KARINA HOLLO

Ela é um ativo queridinho das brasileiras porque, como nós, é multifunção. Mas você sabe quais as vantagens de aplicar vitamina C antes da maquiagem? 

A vitamina C repara a pele, é indispensável na produção de colágeno e elastina, tem ação clareadora, antioxidante e anti-inflamatória. Não à toa é um dos ativos queridinhos de quem ama cuidar da pele – e todo mundo que curte se maquiar deveria estar nessa turma. Maquiagem sobre pele bem tratada fica muito mais bonita e bem acabada, sabia?

A partir dos 20 anos, a vitamina C deve entrar na sua rotina básica de skincare. Mas a partir dos 30, ela é praticamente obrigatória! Assim, seu rostinho ganha um reforço contra as agressões dos agentes externos (como sol, calor e poluição) e dos radicais livres.

VITAMINA MULTIFUNÇÃO
Nos cosméticos, a substância protege a pele contra os estragos da oxidação causada pelos radicais livres (prevenindo o envelhecimento precoce), ajuda na produção de colágeno (deixando o rosto mais firme), combate das manchas (inclusive as  de melasma), e fortalece a barreira da pele. 

“A vitamina C é um antioxidante potente, ela é usada na pele para diminuir o estresse oxidativo”, diz o dermatologista Alberto Cordeiro, da clínica Horaios, em São Paulo. A gente sabe que envelhecemos porque há uma formação de radicais livres que danificam as células da pele. “A vitamina C vai agir na neutralização desses radicais livres e, além de prevenir o envelhecimento, também o trata,” Por isso, ela é antiage! 

Finalmente, ela também é um substrato da produção de colágeno. E ainda diminui o processo que promove a quebra de proteína na pele, a glicação, decorrente do consumo excessivo de açúcar.

Convencida a começar a usar já? 

CONFIRA SUAS 11 FUNÇÕES PRINCIPAIS:

1. Ação antioxidante que combate os radicais livres 
2. Uniformização do tom da pele
3. Reduz rugas e linhas de expressão
4. Função anti-idade
5. Previne o envelhecimento da pele e o aparecimento das rugas. 
6. Aumento da produção de colágeno
7. Vitamina C + filtro solar podem evitar a formação de manchas. Ela ainda proporciona o clareamento da pele.
8. Garante hidratação prolongada.
9. Tem ação anti-inflamatória.
10. Desempenha um papel fundamental na barreira de proteção da pele.
11. Acelera o processo de renovação celular.

PELE RADIANTE
A indicação de uso é duas vezes por dia, antes do fotoprotetor – ou da make! “A vitamina C é iluminadora da pele”, fala a dermatologista Adriana Cairo, de São Paulo. “Ela estimula a produção de colágeno, tem função clareadora e antioxidante. Mas esse efeito não é de curto prazo. Você vai precisar usar pelo menos por uns 20 dias para perceber o resultado”, ensina ela. 

ANTES DA BASE
“A vitamina C antes da maquiagem auxilia na hidratação da pele, assim, uniformizando-a e proporcionando luminosidade”, fala Alberto Cordeiro. “Após lavar o rosto e secá-lo, você pode aplicar a vitamina C antes do primer, ou até substituí-lo pela vitamina C e dar início a maquiagem”, continua. Para ela não craquelar, aposte em uma textura mais hidratante ou siliconada. 
Podemos encontrá-la em séruns, loções, cremes e também em diferentes concentrações. “De uma forma geral, os veículos em creme são recomendados para peles ressecadas, e os aquosos, como os séruns, são utilizados em peles oleosas”, fala Alberto. Vale ainda usar máscaras com a substância para um tratamento mais caprichado e concentrado.

VITAMINA C

1. Máscara de Vitamina C com Rosas e Esqualano, Biossance Com 10% de vitamina C pura, ginseng e óleo de rosa, para energizer e acalmar a pele. "Essa máscara acende a luz da sua pele, dá aquela ordem de "acorda menina" e faz seu dia começar bem mais bonito. O melhor é que ela é indicada para todos os tipos de pele e você pode, e deve usar todos os dias", diz Ana Lia Vandoni, gerente global de educação da Biossance.

2. A-Oxitive, Avène Sérum antioxidante com 15% de Vitamina C  que corrige rugas e linhas finas, uniformiza o tom da pele e devolve a luminosidade. Sua textura aqua sérum é ultraleve e tem absorção imediata.

3. Salicyli C10, La Roche-Posay Sérum anti-idade concentrado renovador e corretor de imperfeições da pele oleosa, combinando vitamina C pura, ácido salicílico que combate a oleosidade + ação calmante. Com ação antioxidante e efeito iluminador imediato, ele é indicado para corrigir rugas, textura irregular, tonalidade irregular e poros dilatados.

4. Serum Revitalizante Vitamina C, The Body Shop Gel leve e refrescante, com partículas refletoras de luz que deixam a pele radiante e aveludada. Pode ser usado diariamente pela manhã ou à noite, após a limpeza e hidratação da pele, para preparar o rosto para a maquiagem. 
VEJA TAMBÉM
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: OLHOS
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: LÁBIOS