Blog Brigitte Calegari | SKINCARE MINIMALISTA

10.02.21

SKINCARE MINIMALISTA

KARINA HOLLO

Uma rotina minimalista de skincare, com só o que é absolutamente necessário, é a tendência de beleza que vai colar em você em 2021. 

Se por um lado, ficamos trancadas em casa e, teoricamente, com muito mais tempo livre para cuidar da pele, por outro esse quase um ano de isolamento social forçado nos fez focar no que realmente importa. E isso inclui nossos hábitos de skincare. 

Há dois ou três anos (sim, 2020 voou), a gente estava apaixonada pelos 10 passos da rotina coreana de cuidados com a pele, com direito a dupla limpeza, essência (um pré-serum), milhares de máscaras faciais. Mas eis que a brasileira, que aaama customizar tendências, logo viu que esse ritual super extenso não combinava com o nosso dia a dia corrido (mesmo em quarentena). Tem mais: por incluir diversas camadas de produto, a K-Beauty causou irritação na pele de algumas, acne no rosto de outras... 

De repente, a onda se tornou justamente o oposto: usar menos produtos, seguir menos passos diários de skincare e, por que não, encarar esse autocuidado com mais leveza. Se você também está nessa, vem descobrir quais as rotinas essenciais mesmo para pele


Três é bom, cinco é perfeito
Uma boa rotina básica de cuidados com a pele tem três passos. “Mas o básico-que-funciona tem 5 passos!”, fala a dermatologista Lilia Guadanhim, de São Paulo. É lógico dá para acrescentar uma coisinha a mais aqui, outra ali, como produtos para a área dos olhos e para região do colo e do pescoço mas se você ainda não tem o hábito de cuidar da pele, melhor começar de uma forma prática e ir ampliando novos passos conforme a necessidade e a disponibilidade de tempo. Anote aí o básico do básico: 

SKINCARE

PROTEÇÃO SOLAR
“O uso do filtro solar é fundamental, uma vez que 90% dos casos de câncer de pele são causados pelo sol (1/3 dos novos casos de câncer acontecem na pele!). Além disso, 85% do envelhecimento cutâneo é causado pelo sol”, avisa Lilia. Assim, o melhor antirrugas, o melhor antimanchas e o único produto verdadeiramente “antienvelhecimento” é o filtro solar! “Ele precisa ter FPS preferencialmente acima de 50, com boa proteção contra radiação UVA também (PPD mínimo de 1/3 do valor do FPS) e se possível deve ter cor de base. Dessa forma, também oferecem proteção contra a luz visível ou claridade do sol que contribui de forma importante para o surgimento e piora de manchas, em especial melasma”, conta a dermato. 
PROTEÇÃO SOLAR
Photoderm Nude Touch FPS 50+, Bioderma Com bico dosador para aplicação mais precisa, fácil e econômica. Desenvolvido para reequilibrar a biologia de peles mistas, oleosas e acneicas, o dermocosmético é o 1º protetor solar bifásico com alta fotoproteção a partir de filtros e pigmentos 100% físicos e minerais. Com cor.

Anthelios AE Pigmentation, La Roche-Posay Une as mais avançadas tecnologias de proteção aos raios UVA e UVB ao que existe de melhor no mundo do skincare. Com cor, reduz visivelmente rugas, linhas de expressão, preenche a pele e reduz a diferença de tonalidades em até 28 dias. 

Protetor Solar Vichy Idéal Soleil Anti-idade FPS 70 Tem ação antioleosidade 3 em 1: controla, purifica e revitaliza, com textura leve e alta proteção. Traz argila verde extraída através de práticas sustentáveis e derivados de probióticos.


LIMPEZA
Limpar a pele de uma forma eficaz e gentil é uma etapa importante da rotina. “Uma higiene muito agressiva (alô tônicos, adstringentes, esfoliantes e sabonetes daqueles beeem secativos com ácido salicílico e até enxofre!) agride a barreira de proteção da pele e contribui para ela ficar mais sensível e reativa”, alerta Lilia. “Costumo dizer que há alguns anos, a higiene era feita numa estratégia ‘bate-assopra’, mas que hoje em dia fizemos as pazes com a nossa pele e o ideal é limpar sem agredir!” Anote aí: esse passo ajuda no controle da oleosidade, prepara a pele para os cuidados que vêm a seguir e minimiza o papel das partículas de poluição na piora do envelhecimento da pele.

“Também entra nesse tópico a recomendação clássica: nada de dormir de maquiagem, ok?”, lembra Lilia.

LIMPEZA
Limpador Facial, Sallve Com niacinamida e extrato de moringa, limpa sem agredir a pele. E ainda traz phytoesqualano e pantenol para hidratar e recompor a barreira de proteção da pele.

Mousse Démaquillante Visage, Shiseido Quem não ama um produto dois em um? Pois esse demaquila AND limpa. Basta deixar a espuma delicada repousar por alguns segundos na pele e depois enxaguar.

L'Occitane en Provence Aqua Réotier Gel de limpeza facial com água da fonte Réotier,rica em cálcio, que se transforma numa espuma macia e delicada em contato com a pele


HIDRATAÇÃO
Simmm, toda pele precisa de hidratação! E essa é uma angústia para quem tem pele oleosa, mas vale lembrar que hidratação e oleosidade são conceitos bem diferentes, né? “A hidratação ajuda a fortalecer a barreira de proteção, reduzindo o risco de irritação e sensibilidade, melhora a aparência de linhas finas, deixa a pele com mais viço e aumenta a tolerância aos tratamentos”, conta a médica. Você só precisa achar um hidratante que seja um match perfeito pra sua pele! – e para isso vai precisar de uma ajudinha da sua dermatologista. 
HIDRATAÇÃO
Clinique Moisture Surge 72h Gel-creme refrescante que mantém a pele quase duas vezes mais hidratada no final do dia, mesmo depois de lavar o rosto. Tudo isso porque tem Tecnologia de Reabastecimento Automático que ajuda a pele a criar sua própria fonte de umidade interna para se reidratar continuamente.


Creme Diurno FPS 30 TimeWise® 3D Mary Kay Com FPS 30, ajuda a restabelecer os níveis de umidade da pele, protege contra os raios UVA/UVB e hidrata por 12 horas. Ainda suaviza linhas finas e rugas.


Creme Anti-Idade Dior - Capture Youth Advanced Para uma pele mais suave e uniforme, luminosa e livre de rugas. Previne o envelhecimento precoce e hidrata!


ÁCIDOS
Dermatologistas simplesmente AMAM ácidos porque são eles que efetivamente tratam a pele! Os principais queridinhos são o ácido retinóico e sua “família” (adapaleno, retinol, retinaldeído), hidroxiácidos como o ácido glicólico e o ácido hialurônico. Mas muita calma nessa hora: para saber qual o ativo mais adequado para a sua pele é fundamental consultar um médico dermatologista, hein? “Quem tem rosácea e pele sensível, por exemplo, não são bons candidatos a usar ácidos potencialmente irritantes”, diz Lilia. O ácido hialurônico que todo mundo adora, dependendo do tamanho da molécula, pode ter função anti-idade, hidratante ou ambos. Assim, montar a sua rotina sozinha pode ser uma furada! Melhor, de novo, ouvir sua dermato.
ÁCIDOS
SERUM SÉRUM SERUM, Foreo Com muito ácido hialurônico (para atrair e absorver a água na camada super da pele) e microcápsulas de esqualano (que aumenta a proteção e impede que a hidratação se vá), tem esse nome repetido porque entrega um tratamento triplo: firma, renova e hidrata a pele. 

Hidratante Facial Vichy Minéral 89 Fortalecedor facial composto com Ácido Hialurônico e 89% de Água Vulcânica Mineralizante, comprovadamente capaz de fortalecer as defesas naturais da pele + hidratação intensa, preenchimento e brilho saudável.

Sérum de Alta Potência Ácido Hialurônico Botik, O Boticário Com textura aquosa, o Ácido Hialurônico duplo é um poderoso ativo que preenche e redensifica a pele desde as camadas mais profundas.

ANTIOXIDANTES
Os ativos antioxidantes ajudam a proteger a pele dos danos causados pela radiação solar e agem reduzindo os radicais livres, responsáveis pelo stress oxidativo, um dos principais mecanismos do envelhecimento. “Há no mercado diversos ativos antioxidantes, como o própolis, resveratrol, berries mas nossa grande queridinha é a vitamina C. “Aqui, novamente vale a orientação do seu dermatologista pois há no mercado produtos com concentrações muito variáveis desse ativo, além de texturas diferentes, o que vai impactar na eficácia e na adesão ao tratamento”, avisa Lilia. 

ANTIOXIDANTES


A-Oxitive, Avène Previne e corrige rugas e linhas finas, uniformiza tom da pele e devolve a radiância. Superleve, inteligente (libera os antioxidantes ao longo do dia) e sem cheiro (um ponto difícil de vários produtos com vitamina C).

Skin.q Sérum Concentrado Antioxidante Vitamina C Traz 10% de vitamina C, que reduz a aparência de poros, rugas e linhas de expressão, além de uniformizar o tom da pele e também protege dos radicais livres, combatendo os efeitos da luz azul. A fórmula tem ainda ácido hialurônico inteligente e goji berry.

Óleo Facial De Vitamina C Com Extrato de Rosas e Esqualano Quase um clássico! Ilumina, firma, reduz a aparência de linhas, além de uniformizar o tom da pele. Com óleo de esqualano sustentável + Vitamina C + óleo de rosas. São duas gotinhas para ficar com o rosto radiante. 


Menos irritação, menos acne, mais tempo para você
Vamos combinar que, no contexto em que vivemos, otimizar o uso do tempo é essencial para a adesão ao tratamento a longo prazo – podemos até fazer uma rotina de skincare complicada e demorada por um tempo mas a tendência é abandonar hábitos mais difíceis. Isso sem falar da economia. Uma rotina mais enxuta salva seu rico dinheirinho (sabemos que esses produtos não são baratos). “Acredito que devemos usar e prescrever produtos que tenham comprovação científica de eficácia. Todos os dias surgem novidades no mercado, com embalagens lindas, texturas incríveis, fragrâncias excelentes e partículas de glamour, mas se não nos atentarmos aos ativos, ao mecanismo de ação e à comprovação de eficácia, nos afastamos dos resultados”, analisa a médica. “Outro benefício é que uma rotina minimalista sem dúvida causa menos risco de irritações e eventos adversos”, finaliza. 
VEJA TAMBÉM
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: OLHOS
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: LÁBIOS