Blog Brigitte Calegari | GADGETS DE BELEZA, PARTE 2

28.06.21

GADGETS DE BELEZA, PARTE 2

KARINA HOLLO



É isso mesmo: estamos tão apaixonadas por esses acessórios de beleza que uma matéria só foi pouco! Vem investigar esses itens que podem ajudar você a cuidar do rostinho. Karina Hollo 


Aplicador de máscara que potencializa o resultado dos ativos, massageador 3D, fronha de seda, geladeirinha de beleza, máscara de LED... Antes de você abrir espaço para esse arsenal de beleza, vem saber um pouco mais sobre cada um desses acessórios que prometem maravilhas e estão nas bancadas dos maquiadores e influs nacionais e internacionais.



gadgets de beleza Foreo travesseiro de cetim





Máscara facial? Amamos. E esse aparelhinho é um aplicador de máscaras que funciona por aplicativo e esquenta, esfria e vibra, de acordo com o objetivo. Tudo para os seus princípios ativos serem melhor absorvidos. “De uma maneira geral, o aquecimento dilata os poros e pode sim aumentar a penetração de alguns ingredientes”, explica a dermatologista Lilia Guadanhim, de São Paulo. “E o resfriamento, por outro lado, provoca vasoconstrição e pode ajudar a reduzir o inchaço e deixar a pele com aparência mais homogênea, enquanto o LED vermelho tem ação anti-inflamatória e pode melhorar o aspecto da pele que apresente acne e rosácea, por exemplo. Além disso, o LED azul tem efeito anti-bacteriano e promove redução de Cutibacterium acnes, bactéria envolvida no mecanismo da acne, podendo ser interessante nesses casos”, continua ela. Ah! A vibração associada à variação de temperatura relaxa e deixa o momento de skincare mais agradável.




O gadget faz uma massagem na região dos olhos, o que ajuda na drenagem do inchaço e ativa a microcirculação. “Massagear a área dos olhos pode reduzir o inchaço e a aparência de bolsas”, diz Lilia.
Mas as linhas finas dessa região se formam por movimentação repetida (contração muscular), exposição solar e pela flacidez do processo de envelhecimento e, por isso, precisam de tratamentos específicos. “Manter essa região bem hidratada, no entanto, pode atenuar o aspecto de linhas finas”, ensina a dermato.
 



Muito se fala dos benefícios de trocar a fronha de algodão pela de seda. Vale mesmo a pena, para evitar rugas e a formação de acne? ”A fronha de seda reduz o atrito nos cabelos e assim pode atenuar o frizz”, alerta Lilia. Para evitar rugas de sono (as famosas “sleep-lines”), mais importante do que trocar a fronha é evitar amassar o rosto na hora de dormir. “Se trocar para fronha de seda ajudar você a se lembrar de não amassar o rosto, se joga! Se não, tente dormir de barriga para cima”, diz ela. Fronhas de seda absorvem menos a umidade, e podem ajudar a não agredirem ou irritarem a pele. O algodão promove maior atrito na pele.
E sim, trocar e lavar os lençóis e fronhas semanalmente é suficiente para evitar a piora da acne. Afinal, a gente fica cerca de 8 horas por dia com o rosto encostado no tecido – que acumula poeira, oleosidade e sujeira.  



Elas são lindinhas, objetos de beleza tentação. Mas será que realmente é importante colocar os produtos de beleza dentro dela? “Depende: manter os produtos refrigerados é importante especialmente se você tem o hábito de usar manipulados que são menos estáveis, principalmente se mora em regiões muito quentes”, diz Lilia. Além disso, pode ser gostoso se você gosta da sensação fresca na pele. 



Esse gadget parece ter vindo de um filme de ficção científica! Mas a questão é que pode, sim, funcionar para a sua beleza. O LED pode ser interessante por seu efeito anti-inflamatório e antibacteriano. “O LED azul leva à produção de espécies reativas de oxigênio e destruição seletiva da bactéria Cutibacterium acnes, sendo potencialmente interessante em pacientes com acne”, conta Lilia. Já o LED vermelho (660nm) tem efeito anti-inflamatório e pode ser um aliado em pacientes com acne, rosácea, dermatite seborreica, dermatite perioral, entre outros. “É importante ressaltar que, apesar de serem benéficos no tratamento da pele, o uso de LED de NÃO substitui uma boa rotina de cuidados com a pele e os tratamentos orientados e realizados pelo médico dermatologista, ok?”, ressalta a dermatologista.



Esse massageador promove relaxamento e pode ajudar a reduzir o inchaço depois de uma noite mal dormida – suficiente para ganhar lugar na sua penteadeira? “A perda de definição no contorno do rosto acontece porque, durante o processo de envelhecimento, há reabsorção de osso e gordura e a pele perde sustentação e suporte, tendendo a girar para o centro e cair. Para melhorar o contorno, é preciso atuar nas camadas mais profundas! “Devolver estrutura e suporte requer cirurgia, preenchimentos com ácido hialurônico, bioestimuladores de colágeno e tecnologias, como a radiofrequência e o ultrassom microfocado”, finaliza a médica.




VEJA TAMBÉM
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: OLHOS
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: LÁBIOS