Blog Brigitte Calegari | SKINCARE: O QUE É O ÁCIDO HIALURÔNICO?

27.08.19

SKINCARE: O QUE É O ÁCIDO HIALURÔNICO?

MARÍLIA OLENSKI

Feitiço? Fórmula da juventude eterna? O uso do ácido hialurônico faz uma diferença e tanto no skincare e nos cuidados anti aging por garantir que a pele “fique jovem” por mais tempo. 

Mas você realmente sabe todas as funções desse ativo que, de uns tempos para cá, ganhou ainda mais hit no mundo da beleza? Bora lá!

Na realidade, o ácido hialurônico não é um “ácido, daqueles que sensibilizam a pele. Ele tem uma potente função hidratante que combate o envelhecimento precoce da cútis. O nosso próprio corpo produz a substância, mas entre os 18 e 25 anos isso diminui – e por isso a necessidade de repor o ativo de outras formas, como creminhos ou séruns hidratantes.


Sem a reposição do ácido, e com a diminuição que rola no organismo, a nossa pele desenvolve carência na hidratação, volume e sustentação. Isso significa aquele visual de pele cansada, sem viço e com sinais de expressão (como linhas finas). 

O papel do ácido é de umectação – e ele consegue reter uma quantidade de água de até 1.000 vezes o seu peso! Por isso ele é tão importante nos cuidados de skincare.

E independente do seu tipo de pele, seja ela oleosa, seca, normal ou mista, o ácido hialurônico costuma ser bem aceito por todas – sem contraindicações. Existem duas formas de aplicação: injetável ou combinado a fórmulas de outros produtos.

Os injetáveis são aqueles tratamentos feitos exclusivamente com dermatologistas, onde o ácido é aplicado para preencher volumes do rosto, como lábios, olheiras, cicatrizes e sulco nasogeniano (o famoso bigodinho chinês). 

Entretanto, se o caso ainda for de prevenção, podemos apostar em produtinhos com o ativo na fórmula que vão garantir o efeito “preenchedor” que o ácido possuí, melhorando a textura da cútis, mesmo com linhas, rugas ou vinquinhos. Por não sensibilizar, ele também pode ser usado de dia ou a noite – você escolhe!

O resultado é ainda mais potente quando o ativo é combinado a fórmulas com antioxidantes, porque além dos benefícios do próprio ácido, a pele também estará protegida contra a radiação solar e poluição. 

Quer adotar o uso do ácido hialurônico na sua rotina? Veja um passo a passo simples para incluí-lo nos seus rituais de cuidados diários:

  1. Lave o rosto com o seu sabonete ou gel de limpeza.
  2. Aplique o produto com ácido hialurônico para hidratar a pele. Se for um sérum, é legal vir com outro creminho depois também! O queridinho da Brigitte de todos os dias é o Ácido hialurônico 2% da The Ordinary.
  3. Finalize com o filtro solar. Mega importante, independente da sua rotina! 

Fizemos uma listinha dos produtos com ácido hialurônico que estão bombando por aí para te ajudar na busca do seu novo produtinho. 

Produtos e cremes com ácido hialurônico
1. The Ordinary, Ácido Hialurônico com Vitamina B5 (aqui)

2. Nuv & Ruche, Eternaline Face Biomarine - Sérum Anti Idade Silício+Ácido Hialuronico (aqui)

3. L'Oréal Paris, Creme Anti-idade para Olhos - Revitalift Hialurônico (aqui)

4. Passion & Beyond, Máscara Facial - Ácido Hialurônico (aqui)

5. Sallve, Antioxidante Hidratante (aqui)

6. Adcos, Derma Complex Retinol + Ácido Hialurônico (aqui)

Mas antes de iniciar qualquer tratamento, procure sempre a orientação de uma dermatologista para que possa encontrar e usar o melhor produto para o seu tipo de pele.

Beijos!
VEJA TAMBÉM
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: OLHOS
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: LÁBIOS