Blog Brigitte Calegari | 7 DICAS PARA SEUS PRODUTOS DE BELEZA (INCLUINDO MAQUIAGEM) DURAREM MAIS

15.04.20

7 DICAS PARA SEUS PRODUTOS DE BELEZA (INCLUINDO MAQUIAGEM)
DURAREM MAIS

KARINA HOLLO

Quando a gente compra um produto de beleza – e ama –espera que ele dure para sempre! O problema é que, se você não cuida direito dele, o cosmético ou a maquiagem pode estragar antes mesmo de acabar. Fique esperta!

Maquiagem e produtos de beleza são assim... uma paixão! E, vamos combinar, alguns custam caro (vem conferir dicas de beleza hi-low!) Se você não souber conservá-los, eles podem apresentar mudanças de textura, coloração e cheiro – e ter que ir para o lixo. “Isso acontece devido à contaminação por micro-organismos como fungos e bactérias e também pelo fim da validade do produto”, diz a dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Como evitar que isso aconteça? Siga nossas dicas:

7 DICAS

1 - GUARDE OS PRODUTOS CORRETAMENTE
O lugar certo para armazenar seus produtos de beleza é seco, fresco e ao abrigo da luz do sol. Deu para perceber que o banheiro, onde a gente geralmente tem a tendência de guardar make e creminhos não é a melhor aposta. A umidade do vapor do banho favorece a proliferação de micro-organismos e derrete seus produtinhos. Eca!


2 - COLOQUE ALGUNS QUERIDINHOS NA GELADEIRA
Lápis para os olhos, por exemplo, não deve ser mantido em um ambiente quente e úmido de jeito nenhum – ou derrete! O mesmo vale para esmaltes, batons e perfumes. 
Ele vão durar mais se você deixá-los no fresquinho da geladeira. 
Não à toa existem as Beauty Fridges, mania lá fora. Já viu?


3 - NADA DE IR COM MUITA SEDE AO POTE
Outra dica é não colocar as mãos diretamente dentro do pote – seja ele de hidratante ou de blush cremoso. Melhor usar pás e pincéis. Assim, você não contamina o produto!


4- FECHE BEM O PRODUTO
Dica que parece óbvia, mas quando a gente está com pressa, #quemnunca deixou um batom ou lápis meio abertinho? Se quer que seus queridos durem, sempre verifique se as tampas estão bem fechadas. Quando expostos ao ar, a maquiagem e os cosméticos podem secar, endurecer, derreter... Esse cuidado também evita que os ativos oxidem em contato com a luz e o ar. 


5 - LIMPE OS PINCÉIS
Pincéis de maquiagem de boa qualidade podem durar anos – se você cuidar bem deles. Deixá-los cheios de resíduos – e bactérias e sujeira vai estragá-los mais rápido. E ainda colocar sua pele em risco de ser atacada por algum tipo de alergia, irritação, 
dermatite ou até espinhas. Isola. 

Num mundo ideal, a periodicidade de limpeza é semanal. Mas nem todo mundo consegue. Tente fazer isso, pelo menos duas ou três vezes por mês.
E o jeito certo é usando shampoo neutro e água morna, e esfregar as cerdas, com delicadeza. Depois, deixe secando ao sol, de cabeça para baixo.


6 - MANTENHA SEU ARSENAL ARRUMADO
Quantas vezes você, na correria do dia a dia, jogou seus produtos na bolsa quase sem pensar? Provavelmente, muitas! Acontece que os as embalagens racham e os produtos quebram facilmente quando estão no fundo da bolsa, sacudindo de lá para cá. 
Garanta que eles fiquem a salvo colocando-os em um nécessaire de maquiagem, longe da carteira e do celular.


7 - FIQUE DE OLHO NA DATA DE VALIDADE
Sim, produtos de beleza também vencem! E depois desse prazo, podem causar alergia e irritações de pele. “As substâncias que evitam a proliferação de bactérias e fungos perdem a sua eficácia e seu uso pode causar complicações como manchas, sensibilização e até infecções mais sérias”, avisa a médica. 

7 DICAS

Quanto a estes itens, vale dar preferência por produtos sem parabenos. Apesar de eles impedirem o desenvolvimento de bactérias e fungos que podem causar problemas, têm alto potencial alergênico e, segundo alguns estudos, podem favorecer o desenvolvimento de câncer. Estes ativos aparecem no rótulo dos cosméticos com nomes como metilparaben, propilparaben, butilparaben e benzilparaben. 

E, depois de abrir o produtinho, você também tem que ficar atenta ao PAO (Period After Opening ou período após aberto, em tradução livre). Ele indica em até quanto tempo depois de aberto o produto deve ser utilizado e é representado por um símbolo de pote aberto com um número seguido pela letra M, de mês. 

Lembre-se: a maquiagem ou o cosmético se degrada depois de entrar em contato com oxigênio, umidade e micro-organismos. Vale sempre o que expirar primeiro: validade ou PAO. 

Incorporando esses hábitos simples, você vai fazer seus produtos de beleza e sua maquiagem durar muito mais, evitar desperdício e ficar bonita sem colocar sua saúde em perigo. 
VEJA TAMBÉM
MAQUIAGEM
DE BOLSA
WISHLIST
MAIO