Brigitte Calegari | Blog

AUTOR
BRIGITTE CALEGARI

16.10.17

VISAGISMO: COMO COMBINAR CORES NA MAQUIAGEM

BRIGITTE CALEGARI

O visagismo tem como intuito ressaltar todos os pontos importantes do rosto e disfarçar aquelas imperfeições para tornar a sua maquiagem mais harmônica. Por isso, a técnica nascida na França, também está atrelada a escolha de cores que serão usadas na elaboração da makeup – tanto para os tons que devem ser combinados entre si quanto para os tons que funcionam melhor para os tipos de coloração pessoal de acordo com o subtom de pele.


Visagismo Maquiagem Triádica Brigitte Calegari


S U B T O M   DE   P E L E


Basicamente, os subtons de peles são divididos em duas formas: tons quentes (com fundo amarelado) e tons frios (com fundo rosado). Garanto que é possível identificar o seu em casa! Quer ver?


·       Peles quentes tendem a ficarem bronzeadas depois da exposição ao sol, enquanto os tons frios ficam avermelhados;


·       Analise a pele do rosto e do colo em um ambiente com alta incidência de luz natural: nas peles quentes é possível notar nuances puxadas para o marrom na área dos olhos enquanto as frias apresentam tons azulados ou arroxeados. 


Visagismo Maquiagem Monocromática Brigitte Calegari


C O M B I N A N D O   AS   C O R E S
Com o subtom de pele identificado, o entendimento das cores se torna mais prático. As peles quentes combinam melhor com as cores também quentes, como vermelhos, amarelos e laranjas enquanto as peles frias harmonizam com os tons frios, como nuances de azul e roxo.

Desta forma utilizamos o círculo cromático para auxiliar a compreensão das cores, tanto na identificação de cores frias e quentes quanto na elaboração das combinações.


Círculo Cromático Visagismo Brigitte Calegari


·       Cores complementares: estão diretamente opostas na disposição do círculo, sendo que um dos tons se torna dominante em relação ao outro.

·       Cores análogas: são as cores que estão dispostas lado a lado no círculo e uma das três se torna a dominante na composição e harmonização.

·       Cores triádicas: são os tons que estão dispostos em um triângulo e são espaçados a 120º um do outro. Como possuí um forte contraste visual, este é um esquema bastante utilizado.


Com essa orientação, a escolha da paleta de cores para você ou para a sua cliente se torna muito mais fácil e objetiva. Além disso, a harmonização de tons entre sombras, batons e contornos também é facilitada e te ajuda a escolher as melhores opções!


Visagismo Maquiagem Análoga Brigitte Calegari



Entender o círculo cromático e saber trabalhar a harmonização e combinação das cores é fundamental para qualquer profissional que trabalhe com maquiagem.

No meu novo Curso Aprimoramento Intensivo de 6 dias, você poderá descobrir mais sobre esse assunto em atividades teóricas, práticas e sensoriais.
Saiba mais clicando no link:

http://news.brigittecalegari.com.br/aprimoramento-intensivo


Espero que esse conteúdo tenha te ajudado e aberto seus horizontes para novas idéias nas suas maquiagens, não esqueça de me contar o que achou!


Beijos, Brigitte 

VEJA TAMBÉM
MANUAL BATOM
VERMELHO
DICAS DE COMPRAS EM NYC
AUTOR
BRIGITTE CALEGARI

08.09.17

5 TENDÊNCIAS DE BELEZA DO SPFW

BRIGITTE CALEGARI

(Backstage Helo Rocha | Foto: Marcelo Salvador)

Oi gente, tudo bem? Vocês costumam acompanhar as semanas de moda? Ainda que você não tenha o hábito de acompanhar tudo o que rola nas passarelas nacionais e internacionais é interessante dar uma olhada em algum resumo do que foi apresentado no que refere à beleza para ficar por dentro das principais novidades e tendências. Além disso, mesmo que você não aplique tudo no seu dia-a-dia como maquiador é legal o profissional se manter atualizado e antenado com o que está acontecendo no mundo da beauté. Portanto, separei as principais tendências de beleza que foram apresentadas na 44ª edição da São Paulo Fashion Week que terminou na semana passada para compartilhar com vocês, vamos lá?!


____


(PatBo | Foto: Ricardo Toscani)

1. S O B R A N C E L H A S   N A T U R A I S
Esta temporada confirmou uma tendência que promete ser a grande aposta para a próxima estação, as sobrancelhas naturais. Há algum tempo estamos vendo a transição dos arcos milimetricamente desenhados para a naturalidade dos fios, com sobrancelhas mais cheias e irregulares. Diversos desfiles trouxeram esses shapes mais naturais, tais como Osklen, Helo Rocha, Água de Coco, Patbo e Coven.
Essa tendência vem para acompanhar os penteados naturalmente desalinhados desta estação.
Produtos de fixação e tesouras para aparar são bem-vindos para aquelas sobrancelhas que crescem “desgovernadas”, mas o importante é não se prender a um formato específico. Gostam?


____


beleza osklen
(Beleza da Osklen | Foto: Marcelo Salvador)

2. P E L E   C L E A N 
 O make natural e fresh, sem interferência de tons vibrantes, foi destaque absoluto da temporada do São Paulo Fashion Week. A próxima estação pede pele fresca, com pouco make! Investir em base líquida com textura suave, pele iluminada, olhos com máscaras em cor terrosa nos cílios e batons nas variações do nude são os itens perfeitos para garantir um resultado natural. Amanda Schön, a beauty artist da Osklen, transformou o backstage num spa, onde as modelos receberam tratamentos de hidratação para garantir uma pele linda nas passarelas, ela afirma “Estamos acostumadas a cobrir a pele, não a cuidar da pele, penso que é um tempo de usarmos a maquiagem cada vez mais para nos expressarmos, e menos para nos escondermos”. Especialistas afirmam que esta tendência vem do exterior, onde as mulheres usam a maquiagem apenas para esconder as imperfeições. 


____


(Paula Raia | Foto: Ricardo Toscani)

3. T U D O   R O S A
Os tons de rosa já apareceram há algum tempo na moda e na beleza, mas agora mais do que nunca estão presentes nas passarelas e editoriais. Esta Semana de Moda apresentou visual monocromático, com o combo pálpebras, bochecha e lábios nos tons de rosa, no desfile de Paula Raia até os cílios foram desta cor.


O tom do momento é denominado Rosa Millennial, que nada mais é do que a cor lavada do pink, um pouco mais escuro do que o Rose Quartz (eleito pela Pantone como a cor de 2016). Ele está com tudo na moda, e invadiu de vez o universo da maquiagem. É uma beleza fresh, com referências do século 18, inspirada em Maria Antonieta. Para garantir a harmonia e não ficar com ar infantil é importante acertar o tom. Enquanto o rosa-bebê favorece as meninas de pele clarinha, as negras e morenas podem apostar em um rosa um pouco mais queimado.


____



(Fabiana Milazzo | Foto: Ricardo Toscani)

4. O L H O S   I L U M I N A D O S 

Várias marcas apresentaram olhar iluminado. No desfile de Giuliana Romanno, Celso Kamura iluminou o canto interno dos olhos das modelos e fez um esfumado preto no canto externo. Já no desfile de Fabiana Milazzo, cuja beleza foi assinada por Rodrigo Costa, o brilho apareceu no canto interno, embaixo dos olhos e também nas pálpebras. 

(Água de Coco | Foto: Ricardo Toscani)

Já a Água de Coco apresentou proposta super aplicável à “vida real” e com clima bem verão chique, com inspiração nas Ilhas Bali, da Indonésia, o make-up artist Rodrigo Costa aplicou sombra dourada misturada com gloss nos olhos das modelos. Para finalizar, muita máscara nos cílios superiores e inferiores. A pele estava apenas corrigida, deixando o destaca totalmente para o olhar. O wet hair, esse penteado de “efeito molhado” trouxe o ar fresh que pede a próxima temporada. Lindo! 


____



(Lily Sarti | Foto: Ricardo Toscani)

5. O L H O S   C O L O R I D O S
Outra tendência muito presente na temporada foram os olhos coloridos, e prometem ser sucesso no verão 2018. Para a beleza de Lilly Sarti, Celso Kamura fez um delineado vermelho nos olhos das modelos. A novidade é um traço desenhado de forma imperfeita, criando um visual despojado.

(Coven | Foto: Gabriel Benati)

No backstage do desfile da TOP 5, em que cinco novas marcas foram apresentadas, o vermelho aparece colorindo toda a pálpebra das modelos. Já para a apresentação da Coven, Amanda Schön apostou em um tom de bordô nos olhos das modelos. O que acham?


VEJA TAMBÉM
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: LÁBIOS
MONTANDO A SUA PENTEADEIRA DE MAQUIAGEM
AUTOR
BRIGITTE CALEGARI

21.08.17

O PRODUTO UTILIZADO REALMENTE INTERFERE NO TRABALHO DO PROFISSIONAL?

BRIGITTE CALEGARI

          Um dos principais questionamentos que recebo é se possível fazer um trabalho de qualidade independente do produto utilizado. Muitas pessoas acham que não podem ou não conseguem pois lhes falta o produto “x” da marca “y”, ou ainda acreditam que com produtos nacionais não é possível chegar ao resultado ideal. Além disso, percebo que muita gente tem vontade de fazer um curso profissional de maquiagem e deixa de fazer só porque pensa não ter os produtos adequados. Portanto, resolvi vir aqui para esclarecer esses pontos!

          Todas as profissões possuem suas ferramentas de trabalho, não é mesmo? Com a maquiagem não seria diferente, então se você é ou pretende ser um maquiador profissional terá que adquirir os seus instrumentos, quais sejam, os produtos e pincéis. Tudo isso tem um custo que deve ser computado como investimento no seu negócio, mas ainda que tenha separado um capital para iniciar seu empreendimento sabemos que não dá para sair comprando tudo o que ouvimos falar que é maravilhoso, uma vez que são muitos os itens que devemos adquirir. Portanto, é interessante que você faça uma boa pesquisa entre os profissionais antes de investir seu dinheiro em algo que não cumpre o que promete ou não é assim tão essencial para o seu dia a dia como maquiador.




P R O D U T O   N A C I O N A L   x   I M P O R T A D O
          Os brasileiros tem o costume de supervalorizar a mercadoria importada, e olhar com preconceito para as marcas nacionais. É claro que as marcas mais tradicionais e reconhecidas que deram início a este ramo do mercado da beleza, são importadas, mas a indústria brasileira tem se desenvolvido muito nos últimos anos e apresentado produtos cada vez melhores.

           Se você fizer uma boa pesquisa vai encontrar produtos com a tecnologia bem parecida que vão te garantir um resultado final tão bom quanto o feito apenas com produtos gringos. 
Muitos maquiadores que trabalham com marcas brasileiras apresentam um trabalho belíssimo, porque já possuem o domínio de técnicas adequadas que os ajudam na escolha do produto, aplicação e escolha das cores que mais adequadas naquele contexto.



T É C N I C A   x   Q U A L I D A D E
            Imagine que você tenha ganhado uma cesta cheinha com todos os produtos de make mais desejados do mundo, mas ainda não fez cursos ou treinou o suficiente, o que aconteceria?! Provavelmente eles ficarão por muito tempo embelezando sua penteadeira mas serão pouco utilizados, ou quando for utilizar talvez fique perdida, desperdice produto e não saiba exatamente como extrair o que ele tem de melhor, não é mesmo? 
           Isso é muito mais comum do que se imagina, muita gente investe no produto dos sonhos e quando experimenta fica decepcionado, isso acontece porque o profissional ainda não possui a técnica necessária para utilizar aquele tipo de instrumento. Cada cor, cada produto e cada pincel são desenvolvidos com um objetivo específico que devem ser de conhecimento do maquiador. 
           Lembre-se, para produzir o resultado dos sonhos, o maquiador deve investir em itens de qualidade, mas isso não quer dizer comprar somente itens importados caríssimos, mas sim conhecer e pesquisar para adquirir algo que apresente um bom custo-benefício.
          Portanto, essas duas características, técnica e qualidade das ferramentas, devem andar sempre juntas para a produção de um trabalho impecável.




I N V E S T I M E N T O   E M   C O N H E C I ME N T O
           Independente de qual área profissional você atue, é necessário investimento em conhecimento para que você possa se tornar um bom profissional. Na maquiagem não é diferente, muita gente começa a maquiar como um hobby, mas para se aperfeiçoar é necessário que se aprenda técnica, para tanto, você precisará se dedicar à sua preparação. 
           No entanto, você pode ter certeza de que quando despendemos com a nossa formação, sempre teremos algum retorno. Já ouviram a famosa frase de Benjamin Franklin de que investir em conhecimento rende sempre os melhores juros?





E M   Q U A L   I N V E S T I R   P R I M E I R O ?
          Como vimos anteriormente, os dois itens são igualmente importantes. Ocorre que, se você quiser aproveitar ao máximo seus itens e até mesmo saber exatamente aonde vale a pena investir é recomendado que a técnica venha primeiro. Invista em cursos, apostilas, e treine muito! Com isso você vai descobrir quais são suas maiores necessidades e já vai filtrar muitos itens caros que já estavam na sua lista de compras mas não são tão necessários assim, além de acrescentar produtos que realmente valem o investimento, para que você os adquira assim que possível.

           Portanto, você que achou que só deveria começar a fazer cursos depois que tivesse aquela bancada nos sonhos, ou que a maquiagem só fica perfeita com produtos caríssimos, repense! O bom profissional é aquele que consegue apresentar um trabalho de qualidade, independente da marca de produto que ele utiliza.

VEJA TAMBÉM
MAQUIAGEM
DE BOLSA
WISHLIST
MAIO
AUTOR
BRIGITTE CALEGARI

10.08.17

O ATENDIMENTO DOS SONHOS

BRIGITTE CALEGARI

         Oi gente, como vocês estão?
         Vamos conversar sobre um tema importantíssimo para sua carreira como maquiador e que muitas vezes é negligenciado? Trata-se do “atendimento ideal”, todos gostam de ser bem atendidos não é mesmo?! Não importa qual seja seu ramo, se você presta algum tipo de atendimento ao cliente, este deve ser priorizado. Vamos analisar alguns aspectos importantes para ter certeza de que você não está se esquecendo de nada quando atende seus clientes, ou mesmo para você que está começando agora e quer anotar alguns pontos que não podem faltar no seu atendimento.



C O M O   A B O R D A R  A S  S U A S  C L I E N T E S

           A abordagem da cliente é o primeiro ponto, e portanto, sua oportunidade única de passar uma primeira impressão. Apesar de parecer clichê, muitos maquiadores por terem sua agenda com horários apertados, ou por não terem tanta experiência deixam passar gestos simples que podem garantir a fidelidade da cliente além de várias indicações. Além disso, ainda que a cliente seja de outra cidade e você pense que nunca mais vai atendê-la, faça isso para a construção de uma boa imagem sua. A imagem do profissional repercute muito além do que podemos imaginar, não adianta a técnica ser incrível, a make ficar impecável se não há sintonia com a cliente. Saiba que, hoje em dia, o mercado está cada vez mais acirrado e para você se destacar além de investir na sua preparação deve saber lidar com pessoas. Sempre receba as clientes com sorriso, pergunte seu nome e tente memorizar, ainda que alguns tenham dificuldade no início, saibam que esta é uma técnica que vale a pena treinar, os maiores escritores na área de relacionamentos pessoais dizem que o nome de uma pessoa é para ela o som mais importante que existe em qualquer idioma. Se for uma cliente antiga, vale perguntar alguma coisa sobre ela ou fazer um elogio, desde que seja extremamente sincero, garanto que ela lhe olhará com outros olhos. Portanto, vamos investir nesta abordagem simpática e personalizada, pois ela pode gerar bons frutos.




O U V I N D O   A   S U A   C L I E N T E

          Após a abordagem da cliente, o segundo passo é indagar sobre a ocasião em que usará a maquiagem, quais suas preferências e se tem alguma referência para lhe mostrar. Enquanto sua cliente te explica, ouça atentamente o que ela tem para lhe dizer, nunca a interrompa, ainda que seja para propor alguma ideia, ou discordar de algo que ela tenha lhe falado. Não mexa no celular durante seu atendimento, mesmo que você trabalhe por conta própria, não há nada mais deselegante do que ficar no celular enquanto sua cliente espera ou quando ela está falando. Mesmo depois de ter iniciado sua produção seja um ouvinte atento,  seja verdadeiramente interessado pelo o que ela lhe diz. Faça perguntas que o outro sinta prazer em responder, incentive as pessoas a falar sobre elas mesmas. Faça a pessoa sentir-se importante, e faça-o com sinceridade.




Maquiagem deixando suas clientes a vontade atendimento beleza

 D E I X A N D O  A  S U A  C L I E N T E  A  V O N T A D E

         Estas primeiras perguntas servem para “quebrar o gelo” no atendimento e fazer o que ela se sinta o mais à vontade possível. Ainda que seu espaço seja pequeno, e você esteja começando agora, invista em alguns detalhes que garantirão conforto ao cliente, como uma boa cadeira, boa iluminação e organização do seu espaço. Que tal surpreender ainda mais oferecendo um chá ou café para as pessoas que forem até seu espaço? Esta é uma outra forma de fazer com o cliente se sinta em casa e passe um tempo especial ao seu lado! Lembre-se, a missão é que o cliente se sinta extremamente confortável e à vontade, estes pequenos detalhes, que podem ser incorporados com pouco investimento fazem a total diferença na satisfação do seu cliente. As pessoas sempre observam o todo, e ainda que sua técnica seja perfeita, os clientes não toleram por muito tempo lugares desagradáveis onde sentem que não são assim tão “bem-vindos”, por isso, capriche neste atendimento especial.





B U S C A N D O  T R A Ç O S  D A  P E R S O N A L I DA D E  
D A  S U A   C L I E N T E

        Após ouvir atentamente sobre as preferências de sua cliente e observá-la, já é possível definir os principais traços de sua personalidade. Este quesito é importante para que você a surpreenda de forma positiva, superando suas expectativas. Para atuar da maneira mais profissional possível, tente ser fiel ao estilo da cliente ainda que ele não seja o mesmo que o seu. Tente fazer exatamente como ela pediu, é claro que na maioria das vezes é preciso adequar a referência apresentada ao rosto da cliente, mas tente apenas fazer pequenas alterações no que se refere ao seu formato de rosto e colorimetria. As variações de gostos e estilos são diversas, então treine para que seja um expert tanto nas “makes nada”, bem como naquelas mais elaboradas.






E N T E N D E N D O  O  D E S E J O  D A   C L I E N T E    
E  A P R E S E N T A N D O  U M A  P R O P O S T A   M E L H O R 

          Muitas vezes, após cliente mostrar quais são suas referências, ou explicar aquilo que gosta ou não, o maquiador se depara com algumas questões que tem que lidar, pode ser que a referência não combine nenhum pouco com a ocasião, bem como com o seu formato de rosto, sendo a sua reprodução quase impossível, ou ineficaz no que se refere a realçar seus pontos positivos. Isso é muito comum, pois a maioria das clientes são leigas no que se refere ao estudo da técnica da maquiagem e não possuem tanta noção de visagismo. O que fazer em uma situação dessas? Primeiramente, entenda o motivo pelo qual ela escolheu aquela referência, depois procure ressaltar as áreas de concordância, ou seja, o que realmente é possível aproveitar da inspiração para aplicar naquele tipo de rosto. Depois, ao invés de já começar a dizer os pontos que você acredita que não ficariam tão bons, comece propondo algo ainda melhor, alguma outra técnica que valorizaria ainda mais seus pontos positivos. Lembre-se, ninguém gosta que comentem sobre seus defeitos, sendo assim, quando for fazer sua proposta, faça-o de forma indireta. Reflita sobre os benefícios que a outra pessoa receberá fazendo o que você sugere e faça com que esses benefícios venham ao encontro com seus desejos. Faça a outra pessoa sentir-se feliz realizando aquilo que você sugere.
         Pode parecer um pouco complicado na primeira vez, mas não deixe de tentar, lembre-se que aprimorar seu atendimento pode ser tão importante quando aprimorar sua técnica, portanto, os princípios para que você fique cada dia melhor no tema são os mesmos, invista no atendimento ao cliente e treine muito, logo você será reconhecido pelas suas produções e atendimentos impecáveis! Boa sorte!


Beijos 

VEJA TAMBÉM
MAQUIAGEM
DE BOLSA
WISHLIST
MAIO
AUTOR
BRIGITTE CALEGARI

03.08.17

DICAS E INSPIRAÇÕES PARA NOIVAS

BRIGITTE CALEGARI

Olá, tudo bem?

Hoje vim compartilhar com vocês um tema que gosto bastante de abordar e acho muito importante tanto para os profissionais como para clientes! Portanto, se você é maquiador ou se esse é seu momento como noiva, veja algumas dicas e inspirações para você levar para a vida.

Tenho um curso específico para a produção de noivas, o La Beauté, se quiserem saber mais mandem um e-mail para cursos@brigittecalegari.com.br. Mas além da técnica gostaria de mencionar alguns pontos que devem ser levados em consideração na maquiagem para casamento, vamos lá?!

Noiva Inspiração


N A T U R A L I D A D E  E  L U M I N O S I D A D E

Acho que naturalidade é o primeiro mandamento para a maquiagem da noiva. Lembre-se, é o dia em que ela mais quer se sentir bonita, portanto, importante caprichar nas escolhas dos produtos para que não fique uma maquiagem muito pesada, que tenha cobertura e acabamento mas na medida certa. É um dia em que ela será filmada e fotografada, ou seja, foco na pele! É interessante que ela esteja iluminada na medida certa, caso contrário, as luzes das câmeras podem fazer com que ela fique com aspecto de oleosa. Já postei aqui no blog um tutorial de uma make clássica e natural para noivas, se você ainda não viu, segue o link abaixo.  
http://www.brigittecalegari.com.br/blog/tutorial-inspiracao-noivas
Além de ter aspecto perfeito, a make da noiva tem que durar por muitas horas e ser à prova de emoções! Por isso, prefira os produtos mais resistentes e que garantam essa longa duração!


Noiva Inspiração

E S T I L O   D A   N O I V A

A maquiagem da noiva deve realçar sua beleza e disfarçar as imperfeições. É importante que ela se sinta linda, mas não irreconhecível, portanto cuidado com as maquiagens de transformação, prefira algo mais natural. Identifique e preserve o estilo da noiva, mas opte sempre por combinações neutras! É claro que é possível utilizar um batom mais escuro, ou até um clássico vermelho, desde que combine com a atitude da noiva e com o formato do casamento. É um momento que será eternizado pelas fotos e vídeos, daqui há vários anos quando a noiva estiver olhando seu álbum ela ainda deve se sentir maravilhosa e saber que fez a escolha certa. Para isso é importante tomar cuidado com o que está na moda e apostar naquilo que combina com seu tom de pele, formato de rosto e principalmente com seu estilo.

Noiva Inspiração


C O O R D E N A Ç Ã O  C O M   O   C A S A M E N T O

Coordenação é TUDO, e não pode ser deixada de lado para que o casamento fique harmonioso. Essa dica é principalmente para as clientes-noivas, pense que a maquiagem é mais um elemento que fará parte de seu casamento, ela deve estar coordenada com seu tipo de festa, horário da cerimônia e até mesmo com a sua decoração! Vale lembrar que coordenar não é combinar, claro que você não vai usar a cor das flores na maquiagem, mas a decoração é um dos elementos que demonstram o mood da cerimônia e festa e devem ser respeitados na criação do look da noiva.
Se o casamento for de dia opte por tons mais suaves, como tons pastel, mas tome cuidado para que ainda assim seja uma maquiagem diferenciada, com cara de noiva, até porque atualmente, muitos casamentos começam no final da tarde e se estendem até a noite, o que pede algo mais elaborado. Se a cerimônia for mais tarde invista em tons mais intensos e elementos mais festivos.

Noiva Inspiração

Outro aspecto que deve ser levado em conta é o cabelo, grinalda, e vestido da noiva. Ainda que outro profissional faça o cabelo da noiva é importante você saber quais foram as escolhas dela, para que a make fique em harmonia com o penteado. Eles devem estar falando a mesma língua e não podem brigar com o vestido. Eu sempre sugiro que o teste da maquiagem + cabelo devem ser realizados no mesmo dia. Se este é mais clássico, adote a make e cabelo clássicos, se for mais moderno, idem. Parece óbvio, mas muitas noivas não pensam no conjunto, apenas destacam aquilo que elas mais gostam e quando juntam o resultado não é tão legal. O problema é que, ainda que haja teste de cabelo e maquiagem, o resultado final, com vestido e acessórios só é visto no dia e muitas vezes não tem mais volta. Por isso é importante pensar nisso antes, montar um quadro de inspirações, seja no computador, celular, ou até mesmo físico, de forma que possa colocar as fotos lado a lado e saber se sua aposta irá funcionar.

Noiva Inspiração


I N S P I R A Ç Õ E S   C O R R E T A S 

Agora uma dica para clientes noivas e para os profissionais que vão orientá-las, é buscar por fotos de inspirações de alguém que tenha as mesmas características que você, cabelo, pele e olhos, desta forma o maquiador entende melhor qual o seu desejo e você não sairá frustrada pois já pesquisou referências daquilo que funciona para você!

Beijos,
Brigitte
VEJA TAMBÉM
MAQUIAGEM
DE BOLSA
WISHLIST
MAIO
AUTOR
BRIGITTE CALEGARI

18.07.17

COMO TRANSFORMAR SEU TALENTO EM UM NEGÓCIO DE SUCESSO

BRIGITTE CALEGARI

         Eu acredito que para qualquer pessoa se tornar um maquiador profissional, é muito importante ter talento para o trabalho, mas também se dedicar muito a aprender, se aprimorar e se organizar na carreira, levando a sério o trabalho, como em qualquer outra profissão.
          A seguir eu listo os principais passos que eu sugiro para desenvolver uma carreira de sucesso nesse ramo de beleza. Naturalmente, você pode adaptar conforme a sua experiência, habilidade e o que você já tem feito.






A P R E N D I Z A D O

         Em qualquer profissão, a primeira coisa a se fazer é investir em aprendizado. Fazer cursos com profissionais experientes e de confiança ou em escolas que possuam boa reputação e façam um bom trabalho.
          Aprender a maquiar de forma profissional leva tempo e cada técnica merece ser trabalhada com muito detalhe para que o seu serviço seja de altíssima qualidade.
          Trace um plano de estudos, calcule quanto tempo você tem e qual o seu orçamento. Pesquise quais cursos e quais áreas da maquiagem mais te interessam e se organize para começar a estudar.




maquiando

T R E I N A M E N T O

           Depois disso, o próximo passo é treinar muito. Na vida do maquiador, estudar e treinar é um processo contínuo, nunca se deixe estagnar, é muito importante se manter atualizada e sempre aprender técnicas novas.
           Treine tudo que você aprender nos cursos e aproveite para se arriscar de forma criativa, porque esse é o momento de experimentar. Chame família e amigos para você maquiar e pratique muito. Tente reproduzir as makes dos cursos e faça suas próprias criações também.







maquiagens produtos

I N V E S T I M E N T O   E M   M A Q U I A G E M

           Provavelmente você já tem uma certa quantidade de maquiagem, mas para o trabalho profissional, talvez você precisará investir um pouco mais na sua coleção. Isso não significa necessariamente comprar um monte de produtos caros, mas sim de boa qualidade.
           Por exemplo, um maquiador precisa ter bases que atendam as cores e tons de pele de suas clientes. Isso é inclusive mais importante do que ter 100 cores de sombra. Uma maquiagem bem feita exige tons que sejam o mais próximo possível da pele natural da cliente.







A T E N D I M E N T O   P R O F I S S I O N A L

           Trate suas clientes como clientes. Não necessariamente precisa ser um atendimento super sério, mas deve ser profissional, cordial e respeitoso. Honre seus horários, promessas e faça o possível para atender as expectativas das clientes.
           Esse é um passo importante para deixar o amadorismo de lado e se tornar realmente um profissional: agir como profissional. 
           Faça o que você puder para passar essa mensagem, seja com um uniforme, postura profissional, enfim, todos recursos para atingir esse objetivo são válidos.




SALA DE CURSOS E CERTIFICADO

A T E N D I M E N T O    D O M I C I L I A R,  E S T Ú D I O   P R Ó P R I O  
O U   S A L Ã O   D E B E L E Z A

           Outro passo que faz toda a diferença na sua dinâmica de trabalho é a decisão entre atender em casa ou na casa das clientes ou ainda em um salão de beleza. Vou tentar resumir as vantagens e desvantagens de cada opção:

ATENDIMENTO DOMICILIAR: Você quase não gastará com infraestrutura, porém o ambiente nem sempre vai favorecer, principalmente nas casas das clientes nem sempre a luz é a melhor ou o espaço tem uma cadeira que facilite o trabalho. Também pode ser que ocorram muitas distrações e problemas, caso você atenda em sua própria casa.

ESTÚDIO PRÓPRIO: Você vai acabar investindo um valor alto para criar e manter o espaço, mas a vantagem é que ele será só seu e você poderá organizá-lo como preferir e terá a paz de um ambiente sossegado e propício para essa atividade, com infra estrutura certa para um bom serviço.

SALÃO DE BELEZA: Tem a vantagem de você não precisar investir em infraestrutura e provavelmente será um pouco mais fácil de conseguir clientes, porém você terá horários para trabalhar e terá que dividir comissão com o proprietário do salão.

          Leve em consideração todos esses pontos, suas necessidades, prioridades e seu orçamento e faça a melhor escolha possível, levando em conta todos os prós e contras - em negócios, nada é perfeito, por isso é importante ter firmeza na decisão e fazer o melhor com o que você tem em mãos.

          Com essas informações, você já poderá também fazer o cálculo do preço do seu serviço, uma vez que os custos também interferem nele, não só o valor que outras maquiadoras da sua região estão cobrando.






D I V U L G A Ç Ã O    D O    P R Ó P R I O    T R A B A L H O

          Por fim, quando você já estiver treinado, preparado, possuir as ferramentas ideais para o trabalho e tiver como fazer seus atendimentos, a hora agora é de divulgar o seu serviço.
          Use as redes sociais, pois são ferramentas de fácil acesso e gratuitas que podem render muitas clientes. Tente sempre mostrar o seu serviço, postando fotos que mostrem o resultado final do seu trabalho e compartilhe também posts de suas clientes satisfeitas, isso ajudará muito a trabalhar uma imagem profissional e mostrar a potenciais clientes do que você é capaz.
          Isso já deve ser um bom pontapé inicial para a sua divulgação.
          Conforme seu negócio de beleza for crescendo, você pode começar a investir quantias para divulgar ainda mais seus posts nas redes sociais ou até mesmo contratar o trabalho de profissionais que a ajudarão nesse sentido.

Se quiser saber mais dicas sobre fotografia para maquiagem confira os posts:

- COMO FOTOGRAFAR SUAS MAQUIAGENS

Espero que bote em prática todas essas dicas e transforme todo seu talento em MUITO sucesso.

Conte comigo!

Beijos,
Brigitte

VEJA TAMBÉM
MAQUIAGEM
DE BOLSA
WISHLIST
MAIO