Brigitte Calegari | Blog

AUTOR
BRIGITTE CALEGARI

14.03.24

HISTÓRIA DO BLUSH

BRIGITTE CALEGARI

Um dos itens mais amados, o blush foi um dos primeiros produtos de beleza a ser criado, com o intuito de reproduzir o visual de uma "pele saudável", tendo as bochechas coradas como um indicador de vitalidade e frescor.
Os antigos egípcios provavelmente foram um dos primeiros grupos na história a adotar o uso de blush em seus rituais de beleza. Imagine Elizabeth Taylor como Cleópatra, mas nos tempos das pirâmides, o blush era usado tanto por homens quanto por mulheres, feito a partir de uma mistura de gordura e ocre moído.
Gregos e romanos também utilizavam blush, até como um meio de demonstrar seu status social - os gregos usavam amoras esmagadas, enquanto os romanos preferiam o chamado vermelhão, ou vermillion, do francês, um pigmento tóxico à base de óxido de ferro — uma mistura que chegava a ser letal!


Elizabeth Taylor como Cleópatra em "Cleópatra"| Fonte: Google images

Por outro lado, na Idade Média, o blush caiu em desuso. O visual de pele corada passou a ser associado à aparência dos trabalhadores que passavam dias sob o sol cuidando dos campos, e as bochechas vermelhas eram ligadas à maquiagem usada por mulheres consideradas promíscuas.
As conotações das bochechas coradas eram tão impopulares que até sanguessugas eram usadas para remover o excesso de sangue do rosto, estimulando a aparência de palidez extrema... Isso, até Elizabeth I trazê-lo de volta à moda. 
Elizabeth governou de 1558 até sua morte em 1603. Embora sua beleza ainda estivesse associada à pele pálida, ela era uma entusiasta da cor vermelha - desde seu cabelo vermelho até seus lábios, e suas bochechas dramaticamente coradas.

Elizabeth I | Fonte: Google images

Durante a era Rococó, nos anos 1720, o blush era usado tanto por homens quanto por mulheres para imitar rubores naturais. Jeanne Antoinette Poisson - também conhecida como Madame de Pompadour - até popularizou uma tonalidade específica de blush durante o século XVIII - o Rosa Pompadour.
Em 1825, o guia britânico The Art of Beauty recomendava que o blush fosse "extremamente inocente" e fornecia um glossário de ingredientes para criar o produto em casa, que incluía cártamo, sândalo vermelho, pau-brasil e carmim. O carmim foi introduzido na Europa após a conquista espanhola das Américas. O corante, extraído de um inseto chamado cochonilha, era um vermelho profundo que podia ser usado com segurança na pele, e continua sendo um ingrediente utilizado em muitos produtos de beleza não-veganos até hoje.

Madame de Pompadour | Fonte: National Geographic

A última rainha da França, Maria Antonieta, também era conhecida por seu amor por blushes extremamente contrastantes em uma pele branquíssima, e tornou-se um ícone de beleza da época. Algumas décadas após sua morte, em 1862, a empresa francesa de cosméticos Bourjois criou o primeiro blush em pó da história, como uma alternativa à maquiagem teatral à base de gordura. A formulação leve e arejada foi vista como uma melhoria dramática, e os potes de Bourjois rapidamente se popularizaram entre os teatros e artistas parisienses.

Maria Antonieta | Fonte: Google images
VEJA TAMBÉM
DICAS DE FOTOGRAFIA PARA MAQUIAGEM
MINHA ROTINA DE CUIDADOS COM A PELE
AUTOR
BRIGITTE CALEGARI
10 MAQUIAGENS NACIONAIS QUE EU NÃO VIVO SEM

12.03.24

10 MAQUIAGENS NACIONAIS QUE EU NÃO VIVO SEM

BRIGITTE CALEGARI

Chegou a hora de compartilhar nossos segredos aqui, afinal, quem aí não tem aquele produtinho nacional que virou o seu melhor aliado? Com o mercado nacional cada vez mais em ascensão no universo da maquiagem, tenho certeza de que você tem pelo menos um item que indica de olhos fechados. Confesso que não consigo dizer só um, são tantas opções que minha lista cresce todo dia  
Mas para facilitar, fiz uma seleção dos meus favoritos, aqueles que sempre vem à mente quando alguém me pede uma indicação.
Vamos lá!

PARA OS LÁBIOS 

PARA OS OLHOS E SOBRANCELHAS

PARA A PELE

UTENSÍLIOS DE MAQUIAGEM

Ficou curiosa para saber mais sobre minhas impressões desses produtos? Veja mais aqui:



Agora é sua vez! Me conta qual o seu produtinho nacional favorito?

VEJA TAMBÉM
DICAS DE FOTOGRAFIA PARA MAQUIAGEM
MINHA ROTINA DE CUIDADOS COM A PELE
AUTOR
BRIGITTE CALEGARI

08.03.24

COMO APLICAR PÓ FACIAL MANTENDO A PELE VIÇOSA

BRIGITTE CALEGARI

Quem me acompanha sabe que eu uso o pó muito estrategicamente em alguns pontos do meu rosto para manter a minha pele com o viço que gosto. Então, resolvi compartilhar com vocês algumas dicas para aplicar o pó facial mantendo a pele luminosa. Confira a seguir:

PRIMEIROS PASSOS
Um dos maiores erros na aplicação deste produto é aplicá-lo logo após a base em todo o rosto, isso porque a pele pós base, está fresca e você acaba precisando de uma quantidade de produto maior do que necessário. Por isso, primeiramente, antes de aplicar o pó, é preciso que você tire o excesso de oleosidade com um lenço de papel, apenas o pressionando em algumas regiões mais “brilhosas”, assim você consegue usar menos produto. 

PARA A APLICAÇÃO
Para a aplicação é necessário que você utilize um pincel pequeno. Sim, nada de pincéis muito grandes para essa dica. E também de um pó translúcido que seja mais fininho. Após pegar o produto com o pincel, vem outra dica aí, tire o excesso de produto dando pequenos toques no pincel ou usando a palma da mão, para que ele fique com uma uniformidade por todo o pincel. Dessa forma, você evita que o pó acumule em algumas regiões do rosto.

HORA DE APLICAR 
Agora você já pode levar esse produto até o rosto, para uma pele viçosa como desejamos, eu indico que você aplique o produto abaixo dos olhos, na região central do rosto (a famosa zona T) e também nas laterais do nariz. Caso você sinta necessidade de usar em mais alguma região tenha cuidado e siga os passos anteriores.

EXAGEREI NO PÓ FACIAL, E AGORA?
Calma, se você exagerou no produto ao aplicá-lo no rosto, saiba que nada está perdido.
Minha dica extra para esse caso é você aplicar uma bruma facial para o viço voltar a sua pele. Mas tome cuidado! Mantenha a Bruma mais distante do seu rosto e não exagere nas borrifadas.

Agora você quer ver meu tutorial passo a passo explicando essas dicas? 
Veja aqui:

VEJA TAMBÉM
MANUAL BATOM
VERMELHO
DICAS DE COMPRAS EM NYC
AUTOR
BRIGITTE CALEGARI

05.03.24

MEUS TOP 5 BLUSHES LÍQUIDOS FAVORITOS

BRIGITTE CALEGARI

Quem aqui ama um blush e não pode viver sem um na maquiagem? Como vocês sabem, eu sou Team Blush desde sempre. Amo o efeito naturalzinho que ele traz na pele. Podemos encontrá-lo em diferentes texturas no mercado da beleza, cremoso, líquido e em pó. Hoje eu trouxe um TOP 5 dos meus blushes líquidos favoritos. Aproveita e já conta pra mim a sua textura favorita, líquido, em pó ou cremoso?

Veja mais:


Esse Blush virou o meu queridinho dos últimos tempos. Sinto que ele traz muita naturalidade quando aplicado. A marca indica a aplicação na mão para um efeito mais natural e para deixar uma cor mais intensa aplicar com a próprio aplicador nas maçãs do rosto. Eu prefiro depositar o produto primeiro nas costas da mão e depois aplicar sobre a pele, acredito que o efeito fica mais natural. Além de deixar a pele luminosa, ele garante uma hidratação de até 8 horas, de acordo com a marca. Estou usando a cor Orgasm e estou amando. 
 
Essa nova fórmula do Tinted Moisturizer apresenta o Blush em uma versão líquida. Seu fundo é translúcido e a cor super natural. Por falar em cores, ele apresenta uma cartela com 11 variações no site oficial da marca, incrível, não é?
Como apresenta a marca, sua fórmula é uma mistura de skincare e maquiagem, que garante 12 horas de hidratação. Tudo que amamos, cuidar da pele e estar linda ao longo do dia 

Outro queridinho que não posso viver sem é o Soft Pinch de Rare Beauty. Ele é um blush super pigmentado e que possui uma ótima fixação. Por ter uma alta pigmentação, minha dica de aplicação é primeiramente aplicar na mão e depois levar ao rosto com um pincel para ter uma boa fixação. Com 13 cores disponíveis, ele ainda possui dois acabamentos, o matte e o cintilante, é para todas amarem. 

Agora precisamos falar desse Blush de Mary Kay, sua textura é super fluída, o que permite uma maior facilidade na hora de aplicar e esfumar. Super indico para quem quer começar a se aventurar nos blushes líquidos. Seu fundo é translúcido e ele conta com 4 cores em sua cartela. Em sua composição, temos ativos que ajudam na hidratação da nossa pele.  
Ah, e eu já adianto que é uma coleção limitada, então não perca a oportunidade de adquirir o seu.

E por último, mas não menos importante, o Blush Líquido da Mari Saad by Océane. Este é meu queridinho há muito tempo, acredito que desde o lançamento. Seu aplicador é diferente dos demais, ele é em formato de bisnaga. Sua textura é líquida e, assim como o Blush da Rare Beauty, indico aplicar em uma superfície antes de aplicar nas maçãs, pois ele é muito pigmentado. Sua fórmula possui ativos que auxiliam na hidratação da pele e conta com secagem rápida, além de estar disponível em 4 cores.

Confira aqui minhas impressões:



Beijos,
Brigitte.
VEJA TAMBÉM
DICAS DE FOTOGRAFIA PARA MAQUIAGEM
MINHA ROTINA DE CUIDADOS COM A PELE
AUTOR
BRIGITTE CALEGARI
SKINCARE DIURNO X SKINCARE NOTURNO

29.02.24

SKINCARE DIURNO X SKINCARE NOTURNO

BRIGITTE CALEGARI

Quem nunca se pegou na dúvida sobre essa temática? Eu confesso que eu já. 
Afinal de contas, quais produtos só podem e devem ser usados apenas a noite? E pela manhã, o que não pode faltar?

Anote aí: classicamente, a rotina diurno prioriza os antioxidantes, que ajuda a proteger a pele dos danos causados pelos ol e reduzem a geração de radicais livres, e a rotina noturna prioriza os ácidos, porque eles têm maior chance de irritar a pele e serem fotossensíveis.

“No entanto, isso pode variar de acordo com o objetivo do tratamento, a tolerância da pele e as prioridades do paciente”, avisa a dermatologista Lilia Guadanhim.

Fonte: @brigittecalegari

PELA MANHÃ
O uso de antioxidante é prioritariamente diurno, justamente porque é durante o dia o pico de geração de radicais livres relacionados à exposição solar.
“E há estudos que mostram que não há benefício usar vitamina C de manhã e à noite, pois há saturação dos receptores. Na maioria dos casos vale a pena alternar ativos e benefícios”, ensina Lilia.

Ela conta que muitos ácidos podem ser usados durante o dia, mas se isso é recomendado varia com a tolerância da pele, o restante da rotina, os hábitos e objetivos de cada um.
Ácido hialurônico, ácido glicólico, ácido azelaico, adapaleno são alguns exemplos de produtos que podem ser usados durante o dia.” 

Lilia ensina que uma boa rotina de cuidados diurna tem 4 passos:

PROTEÇÃO SOLAR
Sem dúvidas esse é o mantra! O uso de filtro de amplo espectro, com FPS acima de 50, e de preferência que tenham cor de base ajuda a proteger a pele dos danos causados pela radiação solar e são uma ferramenta fundamental na prevenção do envelhecimento”

HIGIENE
Deve ser adequada e não agressiva, respeitando a barreira da pele. “ Dê preferência com syndets (géis de limpeza sem sabão).”

HIDRATAÇÃO
Mesmo peles oleosas precisam de hidratação! Aqui muitos ativos são válidos, mas o queridinho da vez é o ácido hialurônico. “A escolha dos princípios, veículo e concentrações impacta no resultado final, mas o uso frequente de hidratantes não só fortalece a barreira da pele, reduz os risco de irritações, melhora o aspecto geral reduz linhas finas.”

ANTIOXIDANTES
Aqui a preferência é por uso diurno e a queridinha é a vitamina C. Antioxidantes ajudam a proteger contra os danos da radiação solar, estimulam a produção de colágeno, melhoram a luminosidade e clareiam a pele. Mas atenção: as vitaminas Cs são muito diferentes entre si! É importante saber qual a forma de vitamina C, a estabilidade, a concentração e o veículo - tudo isso importa.” Outros antioxidantes como própolis e a niacinamida também são boas alternativas. 

    Fonte: Pinterest

PELA NOITE
Ácido retinóico e clareadores como hidroquinona são exemplos de substâncias que não devem ser aplicadas pela manhã. A rotina noturna também pede higiene e hidratação adequadas. Mas as estrelas são, de fato, os ácidos.
“A noite o foco é renovação celular, melhora de qualidade de pele, estímulo de colágeno. Os queridinhos dos dermatologistas são ácido retinóico e seus derivados e os hidroxiácidos como o ácido glicólico. Apesar de alguns destes poderem ser usados durante o dia, a preferência aqui, em geral, é para o uso noturno”, finaliza.


VEJA TAMBÉM
DICAS DE FOTOGRAFIA PARA MAQUIAGEM
MINHA ROTINA DE CUIDADOS COM A PELE
AUTOR
BRIGITTE CALEGARI
MESSY GIRL MAKEUP

28.02.24

MESSY GIRL MAKEUP

BRIGITTE CALEGARI

Sim, me rendi a tendência do momento e tentei fazer uma maquiagem bem “Messy Girl”. Sei que não ficou tão messy assim, também poderia se encaixar em algo meio “grunge-rock-punk-glam”, mas nem tão punk. 
Essa tendência do momento consiste em deixar a maquiagem mais “bagunçada”, contrariando a estética Clean Girl. Na pele, temos uma construção com menos produtos,  enquanto os olhos são os verdadeiros protagonistas, com tons de sombras escuros finalizados com um lápis preto na linha d’água, à lá anos 90 e 2000. Nessa nova tendência a simetria é deixada de lado e dá espaço para mais liberdade na criação. Os lábios possuem tons mais neutros e gloss, o destaque recai todo no olhar.  

Para a criação dessa belezinha usei alguns produtos listados abaixo: 

Beijos, 
Brigitte.
VEJA TAMBÉM
DICAS DE FOTOGRAFIA PARA MAQUIAGEM
MINHA ROTINA DE CUIDADOS COM A PELE